Livro do Canal UM BRASIL recebe Prêmio Lusófonos da Criatividade

O Canal é uma iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e o prêmio foi concedido em Portugal

Canal UM BRASIL, iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), recebeu, na semana passada, uma das principais premiações globais do campo da Comunicação: um bronze do Prêmio Lusófonos da Criatividade, da Lisbon Awards Group, pelo livro de dez anos do projeto — com citações das mais de 600 entrevistas realizadas no período, lançado em abril deste ano. A publicação foi premiada na categoria Sustentabilidade/Problemas Sociais durante cerimônia realizada na última quinta-feira (25), em Lisboa, Portugal.

Criado há mais de uma década para reconhecer grandes projetos de comunicação, publicidade e marketing nos países que compartilham o idioma português, o Lusófonos da Criatividade se tornou, desde então, uma das principais honrarias mundiais na área. Nesta edição, além do Canal, outras instituições nacionais foram premiadas, como o Banco do Brasil. O livro premiado reúne centenas de citações tiradas das entrevistas realizadas, desde 2014, com intelectuais, autoridades, pesquisadores, cientistas e observadores da realidade do País.

A ideia é que, juntas, as frases formem uma interpretação autêntica do Brasil. “Essas citações são lentes distintas que nos ajudam a compreender a realidade nacional”, explica o diretor de Conteúdo do Canal, Guilherme Baroli. “A intenção é suscitar reflexões críticas sobre o passado, inspirar o presente e, sobretudo, elaborar soluções possíveis para as circunstâncias desafiadoras persistentes — e para aquelas que ainda nem sequer conhecemos”, complementa.

As frases são de personalidades que vão de economistas como Gustavo Franco, Pedro Malan e Elena Landau até atores políticos do presente, como Preto Zezé, Silvio de Almeida, Kaká Werá e Alessandra Korap; passando, ainda, por figuras como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1994–2002), o filósofo Eduardo Giannetti, a bióloga Natalia Pasternak e a imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Nélida Piñon.

Vale lembrar ainda que outra iniciativa da FecomercioSP já foi premiada pelo Lusófonos da Criatividade, e na mesma categoria: a edição de 60 anos da Revista Problemas Brasileiros, de dezembro de 2023.

O livro UM BRASIL 10 anos está disponível para download gratuito aqui.

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email