A transparência da comunicação como um ativo de engajamento

Na comunicação interna de uma empresa, os receptores, ou seja, os colaboradores, devem ser considerados um dos principais ativos da marca

Por Mariana Augusto

Em qualquer processo de comunicação, seja ele interno ou externo, há três elementos essenciais: o emissor, a mensagem e o receptor. Na comunicação interna de uma empresa, os receptores, ou seja, os colaboradores, devem ser considerados um dos principais ativos da marca. São eles que recebem, interpretam e disseminam as mensagens, tornando-se verdadeiros multiplicadores da comunicação e protagonistas da empresa.

Para que essa comunicação seja eficaz, é fundamental que ela seja humanizada, transparente e horizontal. Na Arcos Dorados trabalhamos para que cada um se sinta parte do processo, e não apenas uma peça dentro da engrenagem. Por isso, somos uma companhia comprometida com a promoção de equipes de trabalho diversas e um ambiente que estimule o respeito a participação de todas as pessoas, impulsionando o desenvolvimento a partir das individualidades de cada um, favorecendo a inclusão e a igualdade de oportunidades. Todos têm espaço para crescer, se desenvolver e fazer a diferença vivendo sua autenticidade, sendo quem realmente são e, assim, alcançando máximo potencial. 

Através da transparência na comunicação, nossos colaboradores conseguem enxergar a diferença que fazem dentro da organização. Quando são informados de forma clara e honesta sobre o propósito, princípios e desafios da empresa, eles se sentem mais valorizados e motivados a contribuir para o seu sucesso.

A  transparência também fortalece as relações de confiança entre os colaboradores e a empresa. Quando a comunicação é transparente, os indivíduos se sentem mais seguros para expressar suas opiniões, ideias e preocupações, promovendo uma forma de trabalho mais colaborativa e produtiva.

Por isso, a escuta ativa dos colaboradores é fundamental e fazemos isso por meio de pesquisas de clima realizadas periodicamente. Os resultados orientam a construção de planos de ação e o estabelecimento de metas de melhoria.

Nossos índices de avaliação das práticas de inclusão da diversidade, da existência de uma política de local de trabalho seguro, respeitoso e inclusivo, escrita e compartilhada com todos os colaboradores, e do tratamento respeitoso e digno dos funcionários, independentemente de raça, etnia, cor, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, idade, nacionalidade, deficiência ou outras características, atingem cerca de 90% de reconhecimento.

O lançamento do perfil @nossacooltura no Instagram marca esse direcionamento da Arcos Dorados, com destaque para o protagonismo de nossos funcionários. Seus depoimentos ocupam o perfil, demonstrando o potencial transformador de um trabalho com propósito.

O engajamento deles se reflete em marcações, menções e mensagens diretas, evidenciando que se sentem parte fundamental da equipe e assumem o papel de embaixadores de nossa marca. A partir dessas interações, surgem insights para conteúdos ainda mais alinhados com nossa audiência, tudo isso com uma comunicação mais próxima e humanizada, em uma linguagem que conecta com nosso público.

A companhia está comprometida não só em oferecer oportunidades justas de emprego, mas também em apostar no potencial das pessoas e investir em sua formação. E esse é o legado da Arcos Dorados!

 

Mariana Augusto da Arcos Dorados

Mariana Augusto  é gerente sênior de Comunicação Corporativa na Divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia que opera o McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe. Com mais de 15 anos de carreira na área de Comunicação Corporativa, liderando o desenvolvimento e implementação de estratégias de Comunicação Integrada. A executiva tem passagens por empresas de diferentes segmentos, como GOL Linhas Aéreas Inteligentes e BASF. É formada em Relações Públicas pela USP, com especialização em Comunicação Integrada de Marketing, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, tem o desafio tornar visível as ações e iniciativas da Arcos Dorados que fortalecem a reputação da companhia.

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