Instagram é o aplicativo mais acessado pelos brasileiros

Ele está presente em 92% dos smartphone no País e é apontado por 35% dos usuários como o mais utilizado, superando o WhatsApp. Marcas estão fazendo investimentos no aplicativo

Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box identificou que o Instagram está instalado em 92% dos smartphone no País e é apontado por 35% dos usuários como o mais acessado no dia-a-dia, superando até o WhatsApp.  Há um ano, o aplicativo estava em segundo lugar e citado por 27% dos entrevistados. O Instagram também segue na vice-liderança no ranking de aplicativos acessados mais vezes ao longo do dia, mas cresceu 4 pontos percentuais em um ano, passando de 15% para 19%.

Segundo a Index, agência especializada no digital, 2022 foi marcado pelas constantes atualizações das redes sociais, principalmente, o Instagram que se viu sendo substituído por novas redes, como o TikTok e o BeReal. A última novidade do aplicativo, que ocorreu essa semana, uniu o status do Twitter e do Facebook, e está testando uma funcionalidade nos stories parecida com o BeReal.

Em termos de presença na homescreen, segundo a psequisa, o Instagram subiu de 42% para 46% no mesmo período e o seu sucesso se concentra principalmente no público feminino e jovem, com destaque às mulheres, das quais 41% apontam o Instagram como o app no qual passam mais tempo ao longo do dia. Entre os homens, o percentual é de apenas 27%. Na faixa de 16 a 29 anos, o aplicativo está na liderança no ranking de apps em que passam mais tempo, de acordo com 45% dos entrevistados nessa faixa etária. O percentual cai para 35% entre aqueles com 30 a 49 anos, e diminui para 21% na faixa a partir de 50 anos.

Segundo os organizadores da pesquisa, o foco estratégico do Instagram na promoção de vídeos através da sua ferramenta Reels pode ser a explicação para as pessoas estarem passando mais tempo nele. Criado para fazer frente a plataformas de vídeos curtos, como TikTok e Kwai, o Reels têm conseguido manter a base de usuários do Instagram engajada e, pelo visto, mais tempo com o app aberto.

Streaming

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box Uso de Apps também reitera a preferência por serviços de streaming de vídeo, filmes, música e podcastEm um ano, passou de 64% para 69% a proporção de brasileiros com smartphone que assinam alguma plataforma paga de filmes e séries. Se considerados os últimos três anos houve um crescimento de 24 pontos percentuais — eram 45% em 2019. Na pesquisa anterior, há 6 meses, o percentual era de 66%.

A assinatura de streaming de música também subiu. Em um ano, passou de 37% para 41% a proporção de brasileiros com smartphone que pagam por esse serviço. O Spotify lidera com folga, tendo subido de 57% para 62% em um ano sua proporção de assinaturas pagas de streaming de música. Merece destaque ainda a popularização dos podcasts. Seis meses atrás, quando esta pesquisa abordou esse tipo de conteúdo pela primeira vez, 38% dos brasileiros com smartphone tinham o costume de escutar podcasts. Agora são 43%.

Mobil Time

– O Telegram parou de crescer em presença na tela inicial do smartphone nacional e caiu da quarta para a quinta posição nesse quesito;
– iOS representa agora 19% da base de smartphones em serviço no Brasil. Um ano atrás era 13%;
– TikTok está instalado em 41% dos smartphones brasileiros, na frente do Twitter (37%) e do LinkedIN (35%);
– 47% dos brasileiros já leram algum livro no smartphone. A proporção que assina serviços de jornal ou revista através de aplicativos mobile é de apenas 10%;
– A pesquisa também observou uma queda na proporção de brasileiros que usam seu smartphone para jogos. Em um ano, o percentual caiu de 53% para 48%.O Free Fire retomou a liderança como jogo móvel preferido do brasileiro, posto que havia perdido seis meses atrás para o Candy Crush. Nesta edição teve a entrada do Fifa no ranking dos mais populares, por conta da realização da Copa do Mundo.

A pesquisa entrevistou, entre os dias 9 e 21 de novembro de 2022, 2.039 brasileiros com 16 anos ou mais que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório pode ser baixado gratuitamente AQUI.

Aplicativos de atendimento ao cliente

Outra pesquisa,,  o Panorama de Mensageria no Brasil, divulgado neste ano pelo Mobile Time e Opinion Box,  66% dos clientes conversam com marcas pelo Instagram Direct, 54% via Telegram, perdendo apenas para o WhatsApp, com 81%, e superando o Facebook Messenger, com  52%. “As marcas precisam entender a importância da experiência omnichannel e de ter uma visão 360º dos clientes para que a Inteligência Artificial aplicada em contatos via mensagem funcione”, sugere Americo Talarico, diretor de Pré-Vendas LATAM da LivePerson, líder global em IA conversacional.

“A era da transformação digital também envolve o consumidor. Perdas significativas podem acontecer se as empresas não se adaptarem a essa mudança. Melhorar a comunicação e o relacionamento com o cliente é um passo primordial para que novos objetivos sejam conquistados, principalmente entre as gerações mais jovens”, diz Bárbara Gurjão, diretora Comercial na Latam da Sinch.

Marcas tem utilizado Instagram com sucesso

MRV em campannha no Instagram

Após um ano de destaque em premiações pelos diversos projetos com foco em uma nova cultura de atenção e cuidado com o consumidor, a MRV, que atua no mercado da construção, lançou a série de vídeos é chamada “Let’s Help – Dicas para você e seu apê”. Por meio da apresentação da “Let’s”, a Letícia, uma cliente influenciadora que já produz conteúdo sobre o dia a dia de um morador MRV em seu Instagram nossos45m2, a influencer elucida as temáticas dos vídeos que foram escolhidas a partir das principais dúvidas de clientes reais MRV, recebidas por meio dos canais de relacionamento da companhia. “Queremos alcançar nossos clientes de uma forma diferente, trazendo mais identificação para todos e reforçando as temáticas mais importantes da nossa jornada para garantir uma experiência mais fluida e com menor complicação possível”, comenta Joice Silva, gestora executiva de Relacionamento com Clientes.

A Quero, marca da Kraft Heinz Company, cresceu em 200% o  números de seguidores no Instagram.  Estratégia inclui ter como porta-vozes da marca microinfluenciadoras e usar suas páginas como hub de conteúdo.  A estratégia da marca para ganhar relevância e alcance com números expressivos é pautada na parceria com criadoras de conteúdo que impactam e apoiam o dia a dia da mulher brasileira e representam tudo o que é a cara de Quero. Com nomes como Carmem Virgínia, Lili Almeida, Tairine Ceuta e Adriana Fernandino, além das embaixadoras Jacira Santana e Tia Má, a marca que reforça a autoestima feminina com a mensagem “Quando Eu Quero Acontece”, oferece receitas e dicas relevantes para a rotina da consumidora, se conectando com seu público-alvo e participando do dia a dia das pessoas.

“Queremos seguir construindo uma relação que incentive o desenvolvimento e a evolução de microinfluenciadoras nas redes sociais. Contar com esse timaço de parceiras como uma extensão do universo de Quero, que é uma marca brasileira que cabe no bolso e traz praticidade pro dia a dia, reforça a história que temos há três décadas com nossas consumidoras. Temos como porta-vozes mulheres reais que conversam de maneira proprietária, com conteúdos genuínos e verdadeiramente relevantes, e nossas páginas nas redes sociais se tornam verdadeiros hubs de conteúdo, reunindo todas as dicas, receitas e conversas”, explica Luana de Sá, gerente de Brand Building da Kraft Heinz.

A imagem acima é uma foto ou desenho?

A Faber-Castell brinca com hiper-realismo de desenhos em nova campanha de SuperSoft. Na nova campanha, o desafio é mostrar como a performance superior dos lápis SuperSoft podem fazer desenhos tão bons que se confundem com uma foto.  A marca levou o criador de conteúdo João Quirino, para as ruas para entrevistar o público e descobrir se conseguem acertar quais imagens são fotos e quais são desenhos. No digital, o foco será em gamificar a campanha e fazer todas as peças em formato de quiz. Tudo para que o público engaje, interaja e acesse o site para jogar. A campanha conta com peças no Youtube, Instagram, Facebook e TikTok, com enquetes, filtros e vídeos

A Gillette Venus, a marca da P&G  que mais de 2 milhões de brasileiras depositam sua confiança, apresenta a nova dupla do verão: lâmina Gillette Venus Suave e Creme Protetor Gillette Venus. Os produtos foram desenvolvidos para a depilação durante o banho, deixando a pele macia, protegida, perfumada e pronta para o verão. Para amplificar esta mensagem, a marca convocou um time de influenciadoras de diversas regiões do Brasil que também trazem em suas redes sociais conteúdos que incentivam o autocuidado e a celebração dos corpos femininos. Ao lado de Sabrina Sato, Evelyn Regly e Jessica Lopes — atuais embaixadoras da marca — as influenciadoras Joana Cannabrava, Bota Po, Manu Gomes, Thays Pires e Luisa Souto compartilharão sua rotina de depilação, dicas sobre cuidado com a pele no verão e rituais de bem-estar para começar 2023 com mais amor e aceitação.

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