D&I: O que significa, na prática, assumir compromissos públicos

Diretrizes para uma empresa diversa e inclusiva são passos anteriores. Metas públicas vêm depois, promovendo engajamento interno, entendem líderes de RH

Comunicados ou notícias sobre compromissos públicos assumidos por empresas são conteúdos cotidianos na grande mídia ou em canais especializados de informação. Metas ambientais, de governança ou de diversidade e inclusão podem projetar a companhia, mas vão além do marketing, na prática, quando divulgados. Para os consumidores, mostram que a organização leva os temas a sério. Entre os stakeholders internos, a medida estimula desafios, motiva times e engaja as lideranças nos objetivos relacionados a esse comprometimento.

A forma como as companhias conduzem esse processo, distanciando-se do diversity washing (quando a empresa se apropria do conceito de diversidade em sua comunicação, mas não pratica)  – e como o combatem, com ou sem ajuda externa de uma consultoria para promover transparência – foi tema de painel do 2º Fórum Melhor Diversidade e Inclusão, promovido pelas Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, com a participação de Fabio Lacerda, VP de Gente e Cultura da Cogna Educação, e Simone Beier, diretora de RH da Cargill.

Simone conta como isso acontece na Cargill, considerando a conduta da empresa um exemplo de seriedade no assunto. Diante dos compromissos assumidos, é traçado todo um road map das ações necessárias para o seu cumprimento, que vão de sensibilização à conscientização, até à revisão de políticas do tema quando necessário. “Mas há muito a se fazer antes de assumir os compromissos”, entende a executiva. “Assumi-los é mais ou menos na metade do caminho”. E essa trajetória pode contar ou não com ajuda externa, com o comprometimento junto a entidades ou apenas junto aos stakeholders. “Não há certo ou errado nesse sentido”, destaca Simone.

A companhia segue diretrizes de compromissos globais assumidos pela empresa no exterior. Um deles é a assinatura de metas públicas junto ao Paradigm for Parity, movimento que preconiza igualdade de gênero corporativa, com o qual a Cargill se comprometeu com metas até 2030. Há ainda metas internas para contratação de um maior número de negros, estipuladas para a empresa nos EUA e no Brasil, além da contração de pessoas com deficiência.

Compromissos no Brasil foram assumidos junto a organizações promotoras de diversidade e inclusão, como o Movimento Mulher 360 (de empoderamento feminino), o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, e o MOVER – Movimento pela Equidade Racial.

Já a Cogna Educação estabeleceu grupos de afinidade em 2020 para direcionar o seu trabalho, contando com o envolvimento de todos os setores da empresa nas causas abraçadas. O estabelecimento de compromissos públicos foi somente em 2021, após toda uma trajetória para compor as diretrizes internas. Estes devem ser cumpridos até 2025, conta Lacerda.

“‘Impulsionar a melhor versão de si’, slogan usado para os alunos, foi a melhor forma encontrada de direcionar o olhar para a questão”, destaca o executivo. Sob essa diretriz, todos são sensibilizados para o tema da diversidade e da inclusão.

A capacitação de toda a liderança, explica Lacerda, conta com uma trilha de conteúdo de mais de 6 horas, incluindo palestras do especialista em diversidade e inclusão Reinaldo Bulgarelli. “Há um trabalho ‘monstruoso’ para que os 24 mil colaboradores da empresa conheçam os objetivos e se engajem nas ações e políticas estabelecidas”, ressalta.

Entre os compromissos assumidos pela empresa, há a missão de evoluir de 47% para 50% de mulheres nos quadros de liderança (o efetivo feminino entre aproximadamente 24 mil funcionários, independentemente dos cargos, já é de mais de 50%). Há, ainda, o objetivo de contar com ⅓ de mulheres negras e público LGBTQIAP+ no conselho administrativo. As ações em direção ao cumprimento das metas contam muitas vezes com parcerias e consultorias, sobretudo para um recrutamento sem vieses de público afirmativo.


Texto: Portal Melhor RH
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