Panorama Farmacêutico recebe apoio da Farma Ventures, rede de startups

Portal terá suporte de administração, marketing, tecnologia e fará parte de um ecossistema de startups. Farma Venture entra como sócia minoritária no negócio

O Panorama Farmacêutico, tradicional Plataforma de conteúdo  comunicação do ramo Farma, inicia um novo ciclo na construção e posicionamento como o principal hub de informação e produção de conteúdo do setor. O portal de notícias tornou-se o novo integrante do ecossistema de startups da Farma Ventures, primeira corporate venture builder do varejo farmacêutico brasileiro — com soluções de tecnologia e outras para agregar novos serviços e se transformar numa grande fábrica de startups. A Panorama foi identificada como uma plataforma em potencial para levar informações e democratizar o acesso a conteúdos para o ponto de venda, principalmente varejistas regionais que não tinham nenhum acesso a notícias do setor, como por exemplo, notícias de bastidores.

Como funciona o acordo

A Farma Ventures não cria startups. Também não é uma incubadora. Não é uma venture capture, que injeta recursos financeiros em empresas. Ela mapeia startups que já atuam no universo farma, e identifica as que tem potencial para agregar soluções para esse mercado.

Pelo acordo, no modelo de venture builder, a Farma Ventures passa a ser sócia (minoritária) do Panorama Farmacêutico, sem injetar recursos financeiros,  e irá assegurar apoio intelectual, estratégico e de networking para a plataforma de conteúdo.  A parceria potencializará o acesso do portal a players do mercado farmacêutico e a fundos de investimentos, a partir de melhorias nos processos administrativo-financeiros, comerciais e de marketing, com uma equipe especializada. Oferecendo assim, subsídio para que uma startup alavanque suas operações. Cria novas conexões da startup com o mercado farmacêutico, com players de fundos de investimento e outros atores, potencializando a marca, oferecendo escala,  via estruturação de suas operações. 

Muitas startups tem grandes ideias, negócios disruptivos e interessante, mas tem dificuldades de melhorar a estrutura interna administrativa, financeira, comerciais, marketing. A Farma Venture é um braço estratégico para escalar o negócio.

“Temos orgulho de testemunhar a rápida ascensão da Farma Ventures e de poder, agora, fazer parte dessa história. A integração a esse ecossistema nos dará respaldo para implementar projetos de conteúdo novos e personalizados, impactando tomadores de decisão, a linha de frente das farmácias e a indústria farmacêutica”, destaca Paulo Piratininga, publisher do Panorama Farmacêutico.

“Nosso grupo já contempla soluções que preconizam o uso intensivo da tecnologia e de inteligência artificial em atividades como precificação, antecipação de recebíveis, telessaúde e gestão de campanhas de vendas. Mas faltava à rede uma solução de conteúdo e comunicação, com concepção 100% digital, credibilidade e um compromisso claro de democratizar o acesso à informação”, enfatiza Giovanni Oliveira, diretor de operações da Farma Ventures.

A ideia da Farma Ventures é — como fazem com outras startups — daqui a cinco anos, com o negócio da Panorama mais escalado, eventualmente podem vender sua participação no negócio, tendo uma rentabilidade no investimento.  A rentabilidade sendo sócia da Panorama também não é imediata. Tem um período de carência para a retirada de dividendos, que ainda será definida. Primeiro o negócio ganha corpo. Depois pensam na rentabilização.

Como um portal de conteúdo se torna startup

A Scritta, empresa de assessoria de imprensa que originou o Panorama não entra no acordo de sociedade com a Farma Ventures. Leandro Luize. editor da Panorama e sócio da empresa, destaca que a produção de conteúdo é o fato original da Panorama.  É um dos canais de ligação entre as empresas do setor e fornecedores de outros segmentos — que descobriram na Panorama um meio de se aproximar de marcas tradicionais do varejo farmacêutico. Essa especificidade pode gerar novas oportunidades ne negócios: “Identificamos que o Panorama pode ser um grande market place do setor, com um hub educacional — projetos de capacitação para profissionais em ponto de venda, por exemplo —, de negócios, intercâmbio de serviços, orientação jurídica e contábil. arquitetura de lojas, ações de marketing, gestão de mix de lojas, inventários, etc”, planeja Luize. “Um hub de integração entre empresas tradicionais e startups.  Para os PDVs regionais, principalmente, que não tem acesso a informações e a novos negócios”. O Panorama pode ser essa visão integradora, na ótica do editor.

A respeito do modelo de negócio com ventures, Luize revela que já tiveram sondagens de outras empresas, potenciais investidores, que simplesmente entram com capital para obter um controle majoritário do Panorama, ou até quiseram comprá-lo, “e isso particularmente nunca nos empolgou”, comenta, ressaltando a decisão do time de sócios que estão desde o projeto original. “Esse modelo da Farma Ventures é mais interessante, porque não interfere tanto no controle de nossa empresa e não terá um rompimento porque entrou um novo sócio. A Farma Ventures, evidentemente acompanha os resultados do Panorama, como um sócio, e estabelecerá diretrizes para melhorar ainda mais os resultados, reverter determinadas situações, dando todo suporte de melhorias.  “É um trabalho de sinergia, a Famar Ventures tem outras startups com outras soluções que podem nos ajudar em determinadas necessidades. Vira uma grande central de serviços compartilhados. Uma solução que foi bem sucedida numa empresa pode servir para outra do ecossistema”.

Sobre o futuro, Luize já adianta algumas ideias. As newsletters por exemplo, tem uma base de assinantes com acesso gratuito, mas que podem se tornar remuneradas, com planos de assinatura e algum trabalho de personalização de conteúdo. Hoje, a monetização do Panorama é com anunciantes ou patrocínio de seções. A seção de vai e vem de executivos é uma das mais lidas do portal. Vagas disponíveis no setor também. Eventos ainda não existem, mas está no radar, uma das apostas em médio prazo.

Nesse trabalho com a Venture, que inicia, o sócio do Panorama já percebe contribuições imediatas, como por exemplo, melhorar a precificação, garantir uma administração mais eficaz dos processos, entre outras. “Viver de conteúdo é uma batalha, o que planejamos para seis meses muitas vezes não se concretiza”, admite. Os algoritmos mudam a todo instante, a audiencia cai em um dia e na outra semana melhora…

O Panorama tem uma equipe de 12 pessoas, entre conteudistas e pessoal operacionais/administrativos e quatro sócios.

Startups da Farma Ventures: soluções para dores do varejo

A Farma Ventures nasceu em março de 2020 como primeira venture builder do grupo FCJ, a partir de uma iniciativa que congregou duas grandes redes de farmácias do país – a Drogal e a Indiana. E identificou o know-how do Panorama para fazer parte do seu universo, culminando agora com a participação do Portal no universo de inovação da Farma Ventures.

Atualmente ela reúne oito startups no portfólio, com a meta de atrair 20 até o fim do ano. “De um lado, temos startups com ideias disruptivas, mas carentes de parceiros que as auxiliem na estruturação dos processos. De outro, varejistas que buscam soluções para sanar dores que afligem seu cotidiano. Nosso papel é conectar essas duas frentes”, explica Oliveira.

A FCJ inclui outras áreas como telecomunicações, mercado financeiro, fintechs, saúde, sempre com o objetivo de estimular o advento de startups e fazer com que elas se aproximem de empresas tradicionais. A Algar, por exemplo, faz parte do braço de telecomunicações da FCJ e é uma parceria que ajuda a atrair outras startups na área de telecomunicações.

“O Panorama é um dos principais portais do varejo farmacêutico e referência nesse mercado”, elogia Oliveira. “E é estratégico para o nosso grupo ter um veículo de comunicação associado com grande potencial de crescimento”

Evolução do Panorama Farmacêutico em números

O portal teve início em 2017 com a proposta de aglutinar, em um só canal, todos os segmentos que integram a cadeia farmacêutica – incluindo redes do varejo e PDVs independentes, laboratórios, distribuidoras, órgãos governamentais e fornecedores dispostos a ampliar elos com o setor. 

O Panorama se originou na Scritta assessoria de imprensa. Atuando também com clientes do ramo Farma, a empresa identificou uma oportunidade de diversificar atividades com uma certa saturação do mercado de assessoria de imprensa. “Como tínhamos expertise no ramo farmacêutico concebemos internamente a  ideia de fazer um portal próprio dedicado a esse mercado. Havia uma lacuna nesse setor”, lembra o editor Leandro Luize. Foi então criada uma plataforma de conteúdo democratizando o acesso a informação para grandes e médios players e ainda um universo de farmácias regionais superiores hoje a 80 mil pontos. Começou inicialmente sem anúncios, foi criada uma newsletter (hoje atualizada diariamente, como o Portal). E assim se aproximaram  do universo de inovação e de startups.

Desde então, o Panorama Farmacêutico publicou mais de 54 mil notícias e reportagens especiais, além de veicular vídeos e manter seções dedicadas a licitações para o segmento, vagas de emprego e vaivém de executivos, entre outras. Registra 1,7 milhões de acessos mensais, cerca de 144 mil assinantes de uma newsletter diária e mais de 100 mil seguidores nas mídias sociais.

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