Os influenciadores digitais estão se tornando destaque para além das telas dos celulares segundo levantamento desenvolvido pela BR Media Group, consultoria líder em marketing de influência. O estudo mostra que as emissoras estão buscando perfis com alta relevância no seu segmento a fim de gerar audiência na TV.
Com a popularização do ambiente digital, a televisão disputa espaço com a internet desde 2003. As redes se tornaram grande fonte de informação e entretenimento, sendo assim, as emissoras precisaram se adequar ao fluxo e incluir também os criadores na programação.
“Os criadores de conteúdo não são escolhidos para participar de um programa apenas pela quantidade de seguidores que o perfil tem, mas principalmente pela relevância que o criador de conteúdo tem no segmento que atua”, comenta Cassiano Barletta, sócio e diretor de Criação da BR Media Group.
Essa é uma tendência que só aumentará no futuro, tendo em vista que as emissoras já estão se esforçando desde 2020 para incluir os influenciadores na programação.
“O BBB é um ótimo exemplo dessa migração do criador de conteúdo do digital para televisão, em 2020 o programa ressignificou e rejuvenesceu trazendo nomes das redes sociais, como Rafa Kalimann, Pyong Lee e Bianca Andrade para participar do reality”, aponta Barletta.
“É um movimento em ascensão que deve refletir ainda mais nos programas de auditório. O público já tem apego pelo influenciador e quer continuar consumindo seu conteúdo”, completa.