A plataforma de vídeos rápidos possui uma comunidade de 1 bilhão de usuários ativos por mês segundo o relatório de desempenho do TikTok For Business. Para as marcas, alinhar entretenimento e produto é uma estratégia para aproveitar toda essa audiência da plataforma.

Explorar as possibilidades por meio de vídeos que podem ser inspiradores e relevantes alimenta um ciclo de recomendações e se converte em maior aproveitamento do community commerce.

Em relação a audiência, os dados de outubro de 2020 a outubro de 2021 indicam que 73% dos usuários sentem uma conexão mais profunda com marcas que interagem no TikTok em comparação com outras plataformas. Além disso, 67% dos usuários dizem que o TikTok inspirou a comprar mesmo quando não tinham isso em mente.

Alinhar entretenimento e produto é a receita para sucesso das marcas no TikTok em 2022 (Foto: Unsplash)

DESTAQUES

Dentre as categorias mais populares do TikTok no Brasil se destaca o nicho de viagens, que se expandiu para incorporar novas formas à medida que as hashtags #motorhome e #vanlife ganharam força, com crescimento no conteúdo de  2.347% e 1.222%, respectivamente.

Mostrando que o interesse e o consumo de conteúdo esportivo não se limita mais somente às transmissões das competições e jogos, a #futebol teve 14 bilhões de visualizações de vídeo.

Conteúdos sobre comidas e bebidas também se popularizaram, principalmente aqueles com dicas e reviews. A hashtag #receitasimples também esteve na liderança, com um crescimento de 754%.

ESTRATÉGIAS

Para alinhar a marca e entretenimento e aproveitar o alcance das hashtags destacadas, buscar envolver a comunidade e utilizar de criadores da plataforma para impulsionar essa conversa é uma das estratégias de sucesso segundo os dados internos da plataforma.

Oferecer possibilidades novas e criativas dentro desses nichos também ajuda a envolver a comunidade e criar conexões poderosas com o público do TikTok. Um case de sucesso mencionado no levantamento foi o lançamento de amendoins da Elma Chips. Nessa campanha foi utilizada uma personalidade marcante e uma música para o desafio chamado de ‘Joelma Chips’, que incentivou os usuários a criarem conteúdo promovendo a marca.