A dimensão e a extensão da pandemia da COVID-19 ainda são território nebuloso para todos nós. Sabemos, entretanto, que as rotinas e as relações sociais já se modificaram e, ao final, nada será como antes. No contexto do isolamento e das incertezas, nos deparamos com perguntas nunca feitas e somos impulsionados a repensar hábitos, inclusive de consumo. Se muda o consumidor, muda também o comércio, a indústria e os serviços. Muda a maneira como compramos, trabalhamos, gerenciamos nosso lar, ensinamos, aprendemos e nos relacionamos entre nós e com as mensagens que recebemos. É o momento para ressignificar modelos, estratégias e propósitos.
Conexão genuína
A comunicação e o marketing refletem diretamente essas novas práticas. As pessoas não deixaram de consumir conteúdos relevantes para suas vidas e há uma massa mais crítica em torno do posicionamento das marcas. E isso é positivo! A conexão com os nossos públicos precisa ser genuína, priorizando o bem-estar, agindo coletivamente e efetivamente ajudando quem mais precisa. Mais do que nunca, precisamos mostrar quem, de verdade, somos.
Liderança, agilidade e transparência são competências importantes, especialmente durante esta pandemia. Conseguir tomar decisões ágeis, principalmente no atendimento às situações de vulnerabilidade e as mudanças de cenários diárias são grandes aprendizados desses tempos.
Estratégias
Já nos primeiros dias da pandemia, nos preocupamos com uma intensa busca de conscientização dos times e da ampliação do seu senso comunitário. Atuando em uma companhia de alimentos e bebidas, segmento essencial, nosso propósito ganhou um significado ainda mais relevante neste momento. Tão logo, ampliamos nossa estratégia de doações; agora focada nas comunidades mais impactadas pela COVID-19, no que já chega a 136 toneladas de alimentos distribuídos no país.
E as estratégias de comunicação, definitivamente, mudaram. Falamos cada vez mais e melhor com nossos times. Ampliamos nossas ações de comunicação interna com base no que cada pessoa precisava saber; primeiro com o objetivo de dar segurança para seguir suas novas rotinas de trabalho, depois, de muni-los de informações que eles pudessem replicar com suas famílias e amigos.
Grandes aliados
Logo percebemos um movimento de engajamento encantador. Como reflexo de uma comunicação rápida e assertiva, os próprios colaboradores se empenhavam em oferecer dados com agilidade e sistematização mais simples para a tomada de decisão das lideranças. Eles são os nossos heróis e grandes aliados! Nossos parceiros de comunicação e do negócio. Muitos se envolveram diretamente com as doações e outras tantas ações da companhia. A queda das barreiras físicas tornou nossos encontros mais frequentes e dinâmicos, fazendo a nossa roda girar ainda mais rápido, virtualmente, ou com os corretos protocolos de distanciamento social atrelados ao uso de máscaras, protetores faciais, álcool em gel, entre outros equipamentos de proteção individual. Nossos novos equipamentos.
Ressignificar
E agora? Estamos empolgados com os consumidores, seus novos hábitos, a comunicação e o propósito das marcas e das companhias. Qual é sua nova relação com os produtos? Como podemos estar ainda mais próximos para juntos apoiar a transformação da sociedade? Como podemos, juntos, Vencer com Propósito – nossa estratégia como companhia – e seguir a missão de criar mais sorrisos a cada gole e a cada mordida? Para responder a estas e outras questões precisamos, todos nós, ampliar nossos sentidos e, mais do que nunca, estar de mãos dadas com nossos talentos, consumidores, parceiros, clientes, fornecedores e comunidades.
A comunicação mudou. E certamente vai se modificar ainda mais nos próximos meses. É preciso ressignificar e ressignificar, depois, de novo. Mudar para crescermos juntos e criarmos uma nova realidade na sociedade, nos negócios e no modelo de comunicação com nossos diversos públicos. Em breve, esta fase será uma história de longos e infinitos aprendizados. Seguimos otimistas e certos de que vamos superá-la juntos. Sairemos renovados, mais próximos e com grandes oportunidades para desbravar juntos. Mantenham-se seguros!