O Instagram começou um planejamento para expandir o novo recurso, Reels, ou Cenas, para mais de 50 países no mundo, com foco nos EUA, principalmente com a ameaça do bloqueio do TikTok. A rede social está na mira de Mike Pompeo, secretário de Estado estadunidense, que quer banir qualquer negócio que venha da China, país que vive um momento delicado na relação política com Donald Trump.

Além disso, o recente escândalo de vazamento de dados do TikTok também fortalece o Instagram para fazer o Reels se tornar febre no mundo todo – é o caso da Índia, que proibiu o uso do TikTok e vê o usa da função de Cenas crescer entre os internautas do país. Além do Brasil e da Índia, a rede social está disponível na França e na Alemanha.

Recentemente, o aplicativo chinês removeu diversos vídeos que violam as diretrizes da comunidade ou os termos de serviço do aplicativo. Mais de 16 milhões dos vídeos removidos eram de usuários na Índia. Em segundo lugar aparece os Estados Unidos com 4,6 milhões de vídeos extraídos.

O Instagram Reels é uma ferramenta da rede social que permite ao usuário criar clipes de 15 segundos com edição de diversos recursos como velocidade de reprodução, adição de músicas que estão na plataforma, sons de memes e outros efeitos, e pode ser acessado a partir da área de criação dos Stories.