A Volkswagen mantém sua agenda e lança seu novo veículos, o Nivus, por meio de uma live mundial
A Volkswagen mantém sua programação em meio à pandemia e apresenta ao mercado o seu novo veículo, o Nivus, por meio de uma live mundial

 

Muito antes da sociedade imaginar uma pandemia que levaria boa parte da vida real para o universo virtual, pesquisas apontavam a internet como uma das ferramentas utilizadas por uma pessoa antes de comprar um carro – como a escolha de modelo, cor, especificações técnicas.

Agora, diante da crise causada pelo novo coronavírus, com concessionárias fechadas e fábricas operando abaixo do volume normal, as empresas investem mais do que nunca na experiência digital. Como a Volkswagen, que prepara o lançamento mundial do novo veículo Nivus, que acontecerá por meio de uma live na internet, no dia 28, às 11 horas.

Antes de apresentar o veículo para o mundo, porém, a montadora realizou uma transmissão online do VW Play, o infotainment integrado ao Nivus e desenvolvido por engenheiros brasileiros. Para isso, a Volks contou com a parceria de influenciadores digitais e formadores de opinião, que impulsionaram o alcance do lançamento.

“Foi uma transmissão para a América Latina, com a participação de vários públicos, incluindo influenciadores – de segmentos como tecnologia e lifestyle, por exemplo. Mais do que nos acompanharem na Live, eles repercutiram em seus canais e redes sociais a nova tecnologia. No total, tivemos a participação de 49 países e mais de 14 mil acessos”, conta Priscilla Cortezze, diretora de Assuntos Corporativos e Relação com a Imprensa da Volkswagen do Brasil e América do Sul.

De acordo com a executiva, a imersão digital da marca é um projeto que existe desde antes da pandemia, mas que foi intensificado de maneira geral na sua atuação por causa da urgência da crise. “Com certeza um caminho que já havíamos escolhido e com esta crise percebemos que estávamos certos é o formato digital. Vamos continuar fazendo uso desta ferramenta em prol da comunicação”, garante.

Não apenas a divulgação de seus produtos está potencializada pela internet, mas a maneira de interagir com o consumidor e realizar as vendas também ganhou um upgrade digital, com a implantação do modelo de venda DDX (Digital Dealer Experience), que permite, por meio da tecnologia, acessar todo o portfólio de veículos da marca VW e configurar o carro de acordo com as expectativas e necessidades dos clientes. “As concessionárias digitais fazem parte do processo de transformação que a Volkswagen está implementando. Elas atendem um perfil de consumidor cada vez mais antenado com tecnologia e conectividade”, explica Priscilla.

Atualmente, 171 concessionárias contam com a tecnologia DDX e, para o lançamento do Nivus, toda a rede (cerca de 500 concessionárias) estará preparada para demonstrar o carro desta forma. Leilões virtuais, lojas no Marketplace e contato direto com os concessionários por meio do WhatsApp facilitam a compra dos clientes,que recebem os carros em casa.

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Priscilla Cortezze conta que as concessionárias digitais fazem parte do processo de transformação que a Volkswagen está implementando

Comunicação eficiente

As boas práticas que garantem a presença da Volkswagen como uma das marcas fortes em inovação são um reflexo do que é praticado internamente na empresa. Com o anúncio dos primeiros casos do coronavírus no Brasil, a ação rápida da montadora com seus colaboradores garantiu o funcionamento das operações. “Atuamos internamente e externamente de forma ágil e intensa”, afirmou Priscilla.

A criação de uma newsletter intitulada Coronainfo, a utilização do aplicativo VW&Eu, acessado por 97% do efetivo e a transformação do jornal interno impresso em digital foram algumas das ações que facilitaram a comunicação com o público interno da Volkswagen. “Além disso, desenvolvemos, junto com o RH, um plano de comunicação envolvendo três momentos: o pré-retorno, considerando as ações de orientação e preparação das instalações para receber os empregados; o dia D do retorno, com comunicações específicas de boas-vindas; e a sustentação das ações, após a retomada das operações”, conta Priscilla.

No relacionamento com a imprensa, explica a diretora de assuntos corporativos, foi intensificada a comunicação com jornalistas e entidades que representam o setor, envolvendo o presidente e CEO da VW para América Latina, Pablo Di Si, em lives, entrevistas e roundtables para discutir como a empresa estava atuando no momento diante da crise mundial.

A Volkswagen realizou o empréstimo de frota de veículos para os Governos estaduais de São Paulo e Paraná; fez a doação de máscaras, conserto de ventiladores pulmonares em parceria com o Senai por equipes formadas por empregados voluntários, entre outras ações.

Como funciona? DDX Sales, sistema de vendas digital utilizado pela montadora

Basta preencher um cadastro com os dados do cliente. Assim, é gerado um contrato digital com as informações da concessionária, do comprador e do carro selecionado. O cliente recebe um e-mail para conferência e, caso tudo esteja correto, basta assinar digitalmente. Com o acordo de todas as partes, o cliente pode ainda simular o financiamento junto ao Banco Volkswagen. O sistema está integrado ao Volkswagen Financial Services e a aprovação do crédito sai em minutos. A ferramenta mostra, de forma transparente, juros, prazos e condições disponíveis para aquela compra. “Hoje já temos 3 concessionários pilotos na tecnologia DDX Sales. Como resultado desse novo momento de pandemia, estamos nos preparando para disponibilizar para outros 85 concessionários que já podem praticar essa nova ferramenta de vendas, que permite fazer a venda na casa ou escritório do consumidor, e a médio prazo para todos os concessionários”, adianta Priscilla.