6º Prêmio Microinfluenciadores Digitais
A 6ª edição do Prêmio Microinfluenciadores Digitais será, como nas edições anteriores, realizada em um sábado e terá um dia inteiro de duração. Serão entre 9 e 10 horas para vibrarmos com esses empreendedores e com os mais relevantes de 26 categorias. A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar o empreendedorismo e a habilidade das pessoas que perceberam nas novas tecnologias uma oportunidade não só para se comunicar de forma inovadora, mas de fazer bons negócios. Todos poderão acompanhar diversas análises sobre o ecossistema do marketing de influência e sobre os desafios dos criadores e da relação que as marcas e agências têm com os microinfluenciadores digitais. Imperdível!
13º Fórum sobre Marketing de Influência – Qual é a sua verdade?
“É tudo verdade. Tudo real. Nada do que você vê no show é falso. É meramente controlado”. A frase, retirada do filme ‘O Show de Truman’, poderia ser aplicada ao “show da vida” exibido nas redes sociais. E, apesar de sermos pessoas reais, é impossível não se perguntar: o que estou vendo é verdadeiro ou encenação? Ao abrir o Instagram, TikTok, X ou YouTube nos deparamos com os influenciadores, falando de suas vidas, dando dicas, propondo soluções, surfando em trends, fazendo publis. A profissão do momento é desejada por 75% dos jovens, mas passa por um momento delicado com seus princípios colocados em xeque. Segundo uma pesquisa do Trustpilot, dois terços do público dizem que o nível de confiança em influenciadores é baixo. Será que eles de fato usam os produtos que divulgam, têm as coisas que expõem, vivem a vida que dizem viver?
Em face da dúvida, uma certeza: os usuários querem ver influenciadores autênticos que mostram a vida como ela é, até mesmo sem grandes produções. Uma câmera ligada e um depoimento cru, não roteirizado tem, hoje, mais chances de cativar a audiência. Ser autêntico é um desafio pessoal e também para as marcas, que desejam influencers com o talento para esse tipo de abordagem, mas que vez ou outra se prendem em roteiros que batem de frente com a ideia da autenticidade.
Apesar do clima de desconfiança e de uma geração que tende a usar menos as redes sociais, o mercado da influência segue numa crescente de valores tanto para marcas quanto para criadores. A Goldman Sachs Research estima que a creator economy movimentou cerca de US$ 250 bilhões em 2023 e projeta um potencial de U$470 bilhões para 2027 – impulsionados majoritariamente por investimentos em marketing de influência, que é a primeira fonte de receita dos creators globalmente.
Nesta edição do Fórum sobre Marketing de Influência – Qual é a sua verdade?, criadores de conteúdo e especialistas do mercado analisam o momento atual da creator economy: chegamos ao limiar da Era de Ouro das redes sociais? Afinal, é possível ser totalmente real diante das câmeras ou até mesmo a naturalidade é ligeiramente controlada? Seja qual for a verdade, ela é o produto do momento. E o momento pede autenticidade, empreendedorismo, autonomia, profissionalização, regulação, profundidade, diversidade, utilidade, linguagem e, principalmente, identidade.
PROGRAMAÇÃO:
9h11 – 9h41 | PAINEL 1 | Inteligência Artificial
Qual o limite para a nova aliada dos criadores de conteúdo
Com a promessa de agilizar etapas do trabalho e dar aquela mãozinha quando a criatividade está em falta, a IA tende a ser uma aliada. E está sendo cada vez mais utilizada na criação de conteúdo para marcas e até mesmo influenciadores digitais. Mas até onde é válido depender dela? Neste painel, especialistas em marketing de influência, empresas e influencers conversam sobre os limites para a aplicação da IA, quais benefícios e desafios pode apresentar para a criação de conteúdo, as regras e diretrizes para o uso da tecnologia com responsabilidade, as ferramentas essenciais que tem feito a diferença no dia a dia da criação e de que forma usá-la sem perder o elemento que mais engaja: a humanidade.
- Igor Barreto Pereira, Estagiário de Marketing da Intel Brasil
- Alexsandra Silva, Cientista de Dados na Airfluencers
- Thaís Barbosa, Gerente de Marketing de Influência na AND, ALL
09:43 – 09:53 | PREMIAÇÃO 1 | AGRO
- Gabriel e Ana Kato
- Vivian Kaufert
- Jacques Delaflora
09:55 – 10:05 | PREMIAÇÃO 2 | ARQUITETURA E DECORAÇÃO
- Viluma Berto Osti
- Palloma Vasconcelos (Um tal casal)
- Ísis Borgez
10:07 – 10:17 | PREMIAÇÃO 3 | MOBILIDADE
- Ricardo Shimosakai
- Nathachi Silva
- Larissa CantarellI
10:19 – 10:49 | PAINEL 2 | Quem sou eu na fila da influência?
A importância dos nano e micro creators
O Brasil é uma fábrica de nano e micro influenciadores. Dados de pesquisa promovida pela Squid, de 2023, apontam que 40% destes criadores contam com menos de 10 mil seguidores e 78% têm até 50 mil. O potencial de capilarização e engajamento destes perfis chama atenção de marcas e é benéfico para o mercado. Neste painel, especialistas em marketing de influência e criadores de conteúdo discutem a importância do investimento em nano e micro criadores, seus diferenciais em autenticidade e engajamento, os desafios e oportunidades na construção de diálogos de valor e de comunidades fortalecidas e como eles vêm moldando um novo momento para marcas dentro do marketing de conteúdo.
- Giovana Gaioli, Gerente de Marketing da Intel Brasil
- Gi Souza, Influenciadora e Chef no Receitas de Minuto
- Mateus Hal, CEO do Clube de Influenciadores
10:51 – 11:01 | PREMIAÇÃO 4 | GASTRONOMIA
- Karol Lucena
- Pedro e Nato
- Amanda da Rocha
11:03 – 11:13 | PREMIAÇÃO 5 | MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
- Camila Bueno Rodrigues
- Mateus Fernandes
- Thaiane Maciel
11:15 – 11:25 | PREMIAÇÃO 6 | TECNOLOGIA
- Rafael Barros
- Joy Macedo
- Karen Santos
11:27 – 11:37 | PREMIAÇÃO 7 | EDUCAÇÃO
- Janaina Souto
- Julia Jaccoud
- Warley Souza
11:39 – 12:09 | PAINEL 3 | Quem sabe faz ao vivo
Métricas efetivas colocam ponto final no amadorismo
Foi-se o tempo em que analisar o investimento em ações com criadores de conteúdo era uma ciência misteriosa guardada a sete chaves por agências e plataformas. O mercado amadureceu e as estratégias também e com isso as ferramentas para análise de alcance, conversões e engajamentos estão cada vez mais precisas. Neste painel, especialistas do mercado e criadores de conteúdo debatem suas experiências sobre quais métricas tem se mostrado mais efetivas, quais os caminhos para identificação de parcerias eficientes (e transparentes), os benefícios (e os riscos de manipulação) com a Inteligência Artificial e o que as marcas têm identificado como conteúdo de valor na construção de reputação e parceria.
- Emerson Neves, Head de Comunicação na TSBetc
- Maria Marques, Gerente de Marketing (LATAM) na HypeAuditor
- Marina Lopes, Gerente de Data Strategy na AND, ALL
12:11 – 12:21 | PREMIAÇÃO 8 | VIAGEM E TURISMO
- Everton Silva
- Carla Fonseca
- Leticia Modolo e Giulia Fiorott
12:23 – 12:33 | PREMIAÇÃO 9 | EMPREENDEDORISMO
- Dani Junco (B2Mamy)
- Tati Loureiro
- Karen Santos
12:35 – 12:45 | PREMIAÇÃO 10 | ENTRETENIMENTO
- Matheus Alves
- Ana Paula Barbosa Martins
- Jocasta Vilela
12:47 – 12:57 | PREMIAÇÃO 11 | ESPORTE
- Bárbara Maia
- Andrew Sousa
- Igor Massale
13:01 – 14:01 | INTERVALO PARA ALMOÇO
14:06 – 14:36 | PAINEL 4 | Amigos, pero no tanto
Assinaturas, comunidades e outras estratégias para monetizar nas redes
Quem cria, quer lucro. A profissão dos sonhos não é feita apenas de likes e conexões verdadeiras, um dos principais atrativos para quem quer investir em se tornar criador de conteúdo é a possibilidade de ganhos financeiros. Chegar às cifras de milhões, é um caminho para poucos e por isso creators e plataformas têm lançado mão de estratégias diversificadas na hora de monetizar perfis. Neste painel, especialistas do mercado e criadores de conteúdo debatem as apostas mais eficientes para viver das redes e driblar a dependência do algoritmo: as vantagens de investir na criação de conteúdos para assinantes, as possibilidades do Close Friends, os ganhos reais que newsletters e comunidades podem gerar, a percepção das marcas sobre os novos movimentos do setor e as principais tendências para fidelizar seguidores em clientes.
- Dany Martines, Artista Plástica e Criadora de Conteúdo
- André Barros, Sócio Fundador da On The Nose
- Gustavo Almeida, Sócio Co-fundador da Mfield
14:38 – 14:48 | PREMIAÇÃO 12 | FAMÍLIA
- Lilian Marceli
- Larissa Souza
- Erika e Carol
14:50 – 15:00 | PREMIAÇÃO 13 | FITNESS
- Duda Grazzia
- Mirella Gaião
- Lorena Brunet Chacon
15:02 – 15:12 | PREMIAÇÃO 14 | STARTUPS
- Ferdinando Kun
- Monnaliza Medeiros
- Fernanda Ribeiro
15:14 – 15:24 | PREMIAÇÃO 15 | GAMES
- Letícia Dias
- Amanda Nickhorn Bueno
- Ravena Dutra
15:26 – 15:56 | PAINEL 5 | Movimentos que ensinam
Novas plataformas e ferramentas desativadas sinalizam o que os usuários querem
Confirmar para desinstalar? Pesquisas apontam que o futuro das mídias sociais é usar menos e melhor cada uma delas, o que se reflete no nascimento e encerramento de muitas plataformas e ferramentas – como aconteceu com o BeReal e que pode, em breve, acontecer com a Threads. E o que temos aprendido com esse movimento dos usuários? Neste painel, especialistas de marketing de influência e criadores de conteúdo refletem sobre a necessidade de uma “curadoria” na hora de apresentar novidades, o desafio de conviver com as constantes mudanças e atualizações, as soluções e ferramentas que os usuários realmente querem na busca por experiências mais personalizadas e o que o comportamento do público dita sobre o futuro das plataformas e a saturação do mercado.
- Josi Gamer, Influenciadora e Apresentadora do Mundo Maker no SBT
- Izadora de Melo Barros, CEO e Líder de Comunidades na Commu
- Nayara Ruiz, Consultora de Branding e MKT de Influência
15:58 – 16:08 | PREMIAÇÃO 16 | LGBTQIAPN+
- Vitor Martins
- Gabriela Augusto
- Jupitter Pimentel Zamboni
16:10 – 16:20 | PREMIAÇÃO 17 | LITERATURA
- Alec Costa
- Aione Simões
- Julia Garcia
16:22 – 16:32 | PERMIAÇÃO 18 | BELEZA – MAKE
- Kamila Kim
- Alexandra Rodrigues
- Marconi Brito
16:34 – 16:44 | PREMIAÇÃO 19 | BELEZA – CABELO
- Joicy Eleiny
- Isabela Froes
- Isabela Novaes
16:46 – 17:16 | PAINEL 6 | Qual é a sua verdade?
No show das redes o que vale a pena mostrar
O mercado da influência segue em crescimento, mas uma queda preocupa: o nível de confiança nos criadores de conteúdo – é o que diz uma pesquisa do Trustpilot, apontando que dois terços do público ficam com a pulga atrás da orelha quando vêem um influencer recomendar produtos ou mesmo contar sua rotina. A busca por creators mais reais é uma tendência do momento, unindo criatividade e autenticidade à sensação de conexão com quem está do outro lado da telinha. Neste painel, influenciadores, marcas e especialistas do mercado de marketing de influência debatem sobre o peso da autenticidade e as mudanças que essa busca pela verdade podem trazer no relacionamento na dinâmica entre anunciantes, criadores de conteúdos e, principalmente, suas comunidades de seguidores e o impacto desse posicionamento tanto nos resultados quanto no propósito de quem está criando.
- Angélica Consiglio, CEO da Planin
- Iasmim Marques, Sócia na Agência We MKT 360
- Dani Salvador, Criadora de Conteúdo e autora do livro Eu e Meu Cabelo
17:18 – 17:28 | PREMIAÇÃO 20 | MOVIMENTO NEGRO
- Hananza Andrade
- Val Benvindo
- João Bigon
17:30 – 17:40 | PREMIAÇÃO 21 | PCD
- Camila Bakari
- Gabriel Machadinho
- Vanessa Grão
17:42 – 17:52 | PREMIAÇÃO 22 | PETS
- Jim Hopper & Família
- Filomena
- Akira, Zeca e Paçoca
17:44 – 17:54 | PREMIAÇÃO 23 | SAÚDE
- Mariana Marangoni
- Paula Passos
- Barbara Freire
17:54 – 18:04 | PAINEL 7 | Fora do eixo
O diferencial de campanhas com vozes de diferentes partes do país
Diversidade é essencial para a influência – seja ela de etnia, corpos, geracional ou regional. Essa última, no entanto, tem se mostrado cada vez mais necessária para quebrar o costume que marcas têm de usar criadores de apenas uma região do país. Quanto mais plural, mais chances de uma comunicação fluida e rica, trazendo diferencial e personalização para as campanhas. Neste painel, especialistas compartilham suas experiências e insights sobre a criação de conteúdo regional: o entendimento das particularidades de cada localidade, o poder da especificidade e da identificação, as oportunidades para criadores de conteúdo construírem uma marca pessoal ligada à sua cultura e região e como parcerias tem potencializado esse alcance estratégico.
- Leanda Lívia, CEO e Founder do Instituto Moda Mundo
- Nanna Pretto, Head de marketing da Praktes Health
- Vitor Elman, Co-presidente da Cappuccino Digital4
18:38 – 18:48 | PREMIAÇÃO 24 | MODA
- Belle Florent
- Matheus Ferreira
- Mariana Magon
18:50 – 19:00 | PREMIAÇÃO 25 | BODY POSITIVE
- Daphne Ruivo
- Nathalia Viana
- Camis Rinaldi
19:02 – 19:12 | PREMIAÇÃO 26 | EDUCAÇÃO FINANCEIRA
- Evelyn Machry
- Gabriela Chaves
- Thaisa Durso
19:14 – 19:44 | PAINEL 8 | POV além do padrão
O fortalecimento das comunidades unidas pela inclusão
Representatividade não é apenas uma demanda do público nas redes, mas uma necessidade junto a busca por autenticidade e transparência. No entanto, perfis e narrativas partindo de pessoas fora do padrão ainda contam com baixos investimentos e pouca participação dentro da estratégia das marcas. Neste painel, especialistas em marketing de influência e criadores de conteúdo debatem formas de estruturar e fortalecer comunidades representativas: a responsabilidade dos anunciantes na promoção da inclusão, a colaboração entre influenciadores e organizações focadas em diversidade para educar e promover mudanças positivas, a valorização de histórias e vivências além da estética, a importância de promover diversidade geográfica e cultural e a mensuração dos impactos de uma campanha para além do número de seguidores.
- Thaísa Durso, Influenciadora do Poupe com Estilo
- Fernanda Dabori, Vice-Presidente de Planejamento e Atendimento da Fundamento
- Amanda Diniz, Planejamento Estratégico na Agência Mosaico