Por Thiago Coletti
A comunicação exerce um papel estratégico na aceleração da adoção de práticas mais sustentáveis na agricultura brasileira. Em um setor cada vez mais orientado por dados, inovação e responsabilidade socioambiental, comunicar com clareza e propósito, são essenciais para que tecnologias de ponta cheguem aos agricultores e aos diversos elos da cadeia do alimento.
Mais do que informar, a comunicação conecta. Ela aproxima parceiros, constrói pontes com potenciais aliados e fortalece relações institucionais que geram valor para o setor e para a sociedade. Ao tornar visíveis os avanços e
compromissos do agronegócio com a sustentabilidade, a comunicação contribui para legitimar a produção de alimentos de forma ética, transparente e respaldada.
Na Yara, esse papel é vivido na prática. Com 120 anos de história, a empresa tem investido em parcerias que promovem a descarbonização da cadeia do alimento, como as iniciativas com Cooxupé, Coocacer, Barry Callebaut, JDE Peet’s e ofi que unem tecnologia, conhecimento agronômico e compromisso climático.
Os frutos dessas parcerias já ganham proporção imediata. Um dos casos é o dos cafés cultivados por produtores da Cooxupé, cuja pegada de carbono é 40% menor em comparação com cultivos que utilizam outros fertilizantes, já ganhando notoriedade e tendo papel central nas ativações da companhia na COP30, em Belém. Comunicar essa história de forma estratégica é a melhor forma de demonstrar o pioneirismo e a liderança da agricultura brasileira na agenda de descarbonização e sustentabilidade.
Outro exemplo é o apoio ao programa Recupera Rural RS, da Embrapa, voltado à recuperação de áreas afetadas por eventos climáticos extremos. O laço nasceu de uma parceria cultivada usando de ferramentas de relações
institucionais e que hoje já entrega resultados concretos na reestruturação social de produtores agrícolas impactados – e consequentemente toda a sociedade gaúcha.
Essas ações mostram que comunicar e criar laços bem não é apenas uma questão de reputação – é uma ferramenta de transformação. Ao dar visibilidade a boas práticas, fomentar o diálogo e compartilha reconhecimento, a comunicação contribui diretamente para uma agricultura e a uma cadeia do alimento mais resiliente, regenerativa e alinhada às expectativas da sociedade.

Thiago Coletti, gerente de Comunicação da Yara Brasil








