A Importância do relacionamento com a imprensa na construção de reputação

Num mundo onde a informação circula de forma veloz e uma imagem pode ser fortalecida ou questionada em minutos, o relacionamento com a imprensa se torna um ativo estratégico essencial nesse processo

Por Deborah Rodrigues

A reputação de uma empresa não se constrói unilateralmente. É fruto de um diálogo aberto e transparente. Num mundo onde a informação circula de forma veloz e uma imagem pode ser fortalecida ou questionada em minutos, o relacionamento com a imprensa se torna um ativo estratégico essencial nesse processo. Na Cogna, enxergamos a imprensa como um parceiro vital na amplificação das nossas histórias e na conexão com a sociedade.

Nos últimos anos, temos investido no contato mais próximo com os jornalistas, o que resultou em um crescimento de 32% na nossa exposição na mídia, na comparação do ano passado com 2023. O avanço foi possível graças a uma estratégia estruturada e um trabalho consistente de produção de narrativas.

O fortalecimento da nossa frente de Relações Públicas passou por uma reestruturação importante. Internalizamos parte da equipe que antes era atendida por agências. Nossos profissionais, agora mais imersos na cultura e nos desafios do negócio, conseguem construir narrativas mais assertivas e alinhadas aos objetivos estratégicos da companhia. Essa mudança permitiu uma atuação mais integrada e ágil.

Hoje, a estrutura de PR da Cogna Educação atua em duas frentes complementares:

  1. Corporativa, focada na reputação da holding e de suas verticais de negócios, Kroton, Somos e Saber.
  2. Regional, voltada para a comunicação das instituições de ensino de jovens e adultos, como Anhanguera e as faculdades de medicina do grupo.

Confiança e Diálogo: A Base do Relacionamento com a Imprensa

 Para manter um relacionamento baseado na transparência, relevância e constância, estabelecemos um modelo de comunicação que sinaliza aos jornalistas informações qualificadas e insights que vão além do trivial.

Durante o SXSW de 2024, por exemplo, nossos executivos compartilharam impressões e análises direto do maior evento de tecnologia e inovação do mundo. A articulação com veículos-foco da Cogna para publicação desses conteúdos resultou num aumento de 340% da exposição da marca, na comparação com o ano anterior. Outra iniciativa foi um almoço com jornalistas, em nosso escritório, para detalhar nossa estratégia em inteligência artificial. Em 60% das matérias, nossa companhia apareceu como protagonista dessa revolução digital da educação.

Além das interações regulares, decorrentes do nosso dia a dia, passamos a integrar a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), reforçando nosso compromisso com as melhores práticas do setor. A troca com outros profissionais e empresas oxigena constantemente nossa estratégia, para ampliarmos nosso impacto.

Mais do que Visibilidade, Construção de Valor

Na Cogna, seguimos avançando com uma comunicação estratégica, pautada na construção de valor. Nosso compromisso é continuar promovendo diálogos que, para além de impulsionar a visibilidade da companhia, contribuam para uma sociedade mais bem informada e ciente do poder da educação para transformar vidas.

O trabalho com a imprensa é, antes de tudo, o cultivo de confiança e credibilidade, do qual jamais devemos nos desviar.

 

Deborah Rodrigues é sócia e diretora de Comunicação Institucional da Cogna

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