Entre o ruído e a verdade: o papel da comunicação na saúde e na inovação

Informação pode significar qualidade de vida e, muitas vezes, sobrevida

Por Flavia Favaro

Vivemos em uma era em que tudo disputa atenção. As redes sociais amplificam vozes, algoritmos moldam percepções e, no meio de um turbilhão de informações, percepções e vozes, a verdade precisa encontrar espaço. Recentemente há mais um elemento nessa equação: a inteligência artificial nos recomenda conteúdos, os assistentes virtuais respondem dúvidas médicas e a legitimidade da mensagem nem sempre acompanha as narrativas com potencial viral. Nunca foi tão fácil gerar informações — e nunca foi tão desafiador transformá-las em comunicação de verdade. E diante desse cenário, um elemento permanece insubstituível: a credibilidade.

No setor da saúde, essa realidade ganha contornos ainda mais críticos. Informação pode significar qualidade de vida e, muitas vezes, sobrevida. Mas, como garantir que o conhecimento baseado na ciência e na inovação chegue de maneira clara e acessível às pessoas? Como construir diálogos que não apenas informem, mas também gerem confiança e mobilizem a sociedade para mudanças concretas?

Na medicina ou na comunicação, inovação é a chave. Na Johnson & Johnson Innovative Medicine, liderar o rumo da medicina vai muito além dos avanços científicos e do pioneirismo em pesquisa e desenvolvimento. Entendemos que a comunicação estratégica é um pilar essencial para conectar a indústria farmacêutica à imprensa, aos profissionais de saúde, aos reguladores e, sobretudo, aos pacientes que impactamos diariamente.

Sendo assim, o relacionamento com a imprensa ocupa um papel central nesse ecossistema, garantindo que informações precisas, acessíveis e responsáveis cheguem ao público. O mundo avançou e nossa abordagem foi capaz de evoluir significativamente com ele. Estar entre as Empresas que Melhores se Comunicam com Jornalistas nos últimos quatro anos é a prova disso.

O olhar atento e proativo nos permite não apenas informar, mas gerar um impacto social real, mobilizando pessoas e promovendo mudanças concretas. Nosso compromisso com a ética e a transparência orienta todas as nossas interações com a imprensa e demais stakeholders.

Sabendo que a comunicação em saúde precisa evoluir na mesma velocidade da inovação científica, incorporamos inteligência de dados e tecnologias emergentes para personalizar conteúdos e estabelecer conexões mais assertivas com cada público. Ao mesmo tempo, a valorização de histórias reais e o desenvolvimento de formatos inovadores garantem que a ciência se aproxime do cotidiano das pessoas. Nosso compromisso com a imprensa e com os diversos públicos vai além da difusão de informações: buscamos fortalecer conteúdos baseados em fatos, combater a desinformação e ampliar o debate sobre saúde pública, inovação e impacto social.

Essa evolução não é apenas uma tendência – é uma necessidade para garantir que a inovação chegue a quem mais precisa. Ao estabelecer um relacionamento sólido com a imprensa e demais públicos de interesse, reforçamos nosso compromisso com a transparência, a ética e a transformação da saúde no Brasil.

Seguimos evoluindo, sempre guiados pelo propósito de conectar pessoas, compartilhar conhecimento e impulsionar soluções que impactam positivamente a vida dos pacientes e da sociedade. Afinal, comunicar bem não é apenas informar. É conectar, envolver e transformar.

Flavia Favaro é diretora de Comunicação & Public Affairs da Johnson & Johnson Innovative Medicine no Brasil

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email