Eventos corporativos fortalecem as vendas e a cultura interna

Entre as vantagens estão o fortalecimento do negócio, do employer branding, e integração das pessoas

Os eventos corporativos animam o ambiente interno e melhoram o nível de motivação e engajamento dos profissionais, com grande impacto nos resultados dos negócios, como nos eventos voltados para clientes e prospects. É um segmento em alta, pois as empresas já descobriram como ele pode fortalecer o employer branding. Ano passado foi o segmento que mais gerou empregos no país, mostrando outro aspecto positivo. Este ano o setor deve crescer 8,4% em relação ao ano passado, movimentando  R$ 141,1 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape). Estima-se que as mil maiores empresas do Brasil realizam, em média, cada uma, 270 eventos por ano.  Os eventos também são uma ferramenta da Comunicação Interna, fortalecendo os laços com os colaboradores, sejam nas modalidades presenciais, online ou híbrido.

Estudo da NewSense/Ubrafe revelou que, apenas no estado de São Paulo, os eventos corporativos geraram aproximadamente R$ 305 bilhões em negócios. Empresas promotoras, expositoras e visitantes investiram cerca de R$ 16,3 bilhões em eventos, além de despesas que estimulam a economia local, como hospedagem, transporte, alimentação, compras e lazer.

“O setor de eventos se tornaram um motor essencial para o setor hoteleiro, impactando diretamente diversas áreas e gerando tanto oportunidades como desafios”, avalia Adriano Santos, consultor e gerente geral do Barretos Park Hotel.

Thalita Aben-Athar, diretora de relacionamento, planejamento criativo e marketing da MCM Brand Experience, ressalta a importância desse impacto. “Os eventos corporativos não apenas movimentam a economia local através do turismo de negócios, mas também impulsionam o desenvolvimento de novas ideias e inovação. Eles são catalisadores para o crescimento econômico, criando um efeito multiplicador que beneficia uma ampla gama de setores”, afirmou.

Para Vanessa Chiarelli Schabbel, diretora-executiva da Bop Comunicação Integrada, os eventos corporativos “desempenham um papel fundamental na construção e fortalecimento do employer branding”. “Workshops, treinamentos e cerimônias de premiação são exemplos práticos de como esses encontros podem ajudar a aumentar a conexão entre os funcionários e a empresa. Esses eventos reforçam os valores corporativos e demonstram o compromisso da organização com o crescimento profissional do time”, avalia a especialista.

Cerimônias de premiação, por outro lado, destacam o reconhecimento e a valorização dos esforços individuais e coletivos. “Neste caso, são ações que, além de motivarem as pessoas, também criam momentos de celebração, reforçando aquele sentimento de orgulho em fazer parte da organização”, indica Vanessa.

Vitrine para marca e cultura organizacional

Vanessa destaca que eventos corporativos funcionam como uma espécie de “vitrine”, mostrando aos potenciais talentos como a empresa valoriza e investe em seus colaboradores. “Essa percepção positiva atrai profissionais alinhados com os valores da organização, ampliando sua capacidade de atrair e reter talentos”, comenta a especialista.

“Mais do que somente reunir os colaboradores, os eventos corporativos devem proporcionar experiências significativas, que conectam os colaboradores aos propósitos da organização. Isso se reflete diretamente na satisfação e no engajamento da equipe, fortalecendo o employer branding de maneira efetiva”, pontua.

Com isso, fica claro que investir em eventos corporativos não é apenas uma forma de promover integração, mas também um meio estratégico de consolidar uma marca empregadora forte e atrativa. “Além de elevar o moral da equipe, essas iniciativas ajudam a construir uma base sólida para o sucesso organizacional a longo prazo, reforçando a marca e tornando-a um local cobiçado para trabalhar”, finaliza Vanessa.

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