O relacionamento com a imprensa e a construção de uma marca forte

Manter um relacionamento saudável com os profissionais de comunicação não significa apenas fornecer informações quando há um lançamento ou uma crise, mas sim, estabelecer um canal contínuo de diálogo

Por Juliana Montilha

No mundo corporativo, construir e manter uma imagem sólida não depende apenas de bons produtos ou serviços. O relacionamento com a imprensa desempenha um papel fundamental para garantir que as mensagens da empresa cheguem ao público de maneira clara, transparente e positiva, contribuindo de forma diferenciada para o reconhecimento da marca.

A imprensa é um dos principais elos entre empresas e sociedade. São os jornalistas que traduzem fatos e dados em narrativas compreensíveis e impactantes. Atuando de forma independente – ou seja, sem a prerrogativa de
uma proposta comercial –, a imprensa é fundamental para a construção da credibilidade e reputação de uma empresa junto aos diversos públicos com que se relaciona.

Por isso, manter um relacionamento saudável com os profissionais de comunicação não significa apenas fornecer informações quando há um lançamento ou uma crise, mas sim, estabelecer um canal contínuo de diálogo,
que também tenha em vista os interesses da sociedade, público final de qualquer comunicação que envolva a mídia.

Uma relação de confiança com a imprensa começa com a transparência. Os jornalistas precisam de informações precisas e de fontes acessíveis para cumprir seu papel de informar a sociedade. Empresas que se fecham e evitam
dar declarações, ou só se posicionam quando é conveniente para elas, perdem a oportunidade de construir narrativas confiáveis, que reflitam seus valores e diferenciais. Perdem a oportunidade, também, de se tornarem referência e fonte relevante de conhecimento para clientes, parceiros e outros públicos de
interesse.

No contexto atual, a agilidade na resposta também é essencial. O ritmo da comunicação mudou, e as notícias circulam em tempo real. O tempo de resposta a uma solicitação de imprensa pode ser determinante para garantir que a informação correta seja publicada e evitar ruídos ou interpretações equivocadas. Na Zurich, nossa equipe entende essa necessidade e trabalha para ser sempre uma fonte confiável e disponível. Para facilitar esse trabalho, também fomentamos que o relacionamento com jornalistas seja contínuo.

Sabemos que, compreendendo suas demandas e conhecendo suas pautas, fica mais fácil ser lembrado para fornecer informações de qualidade regularmente. Em novembro, a Zurich foi reconhecida como uma das empresas que melhor se relacionam com jornalistas, reflexo de um trabalho contínuo, de muitos anos, baseado em confiança, respeito e parceria. Isso nos motiva a continuar investindo em um relacionamento ético e transparente com a imprensa.

Entendemos que essa parceria não se constrói da noite para o dia, mas sim com consistência, credibilidade e respeito mútuo. A mídia tem um papel essencial na sociedade, e nós, como empresa, temos o compromisso de
contribuir para um ambiente informativo responsável e confiável.

 

Juliana Montilha é gerente de Comunicação Corporativa da Zurich

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email