O nosso compromisso com a informação confiável em saúde

A responsabilidade de fornecer informações corretas é crucial para a população, e essa importância se amplifica no âmbito da saúde

Por Bruno Zani

Na era da informação instantânea, com uma quantidade catastrófica de notícias falsas sendo divulgadas, é necessário retomarmos a importância que a imprensa e o jornalismo têm na sociedade. A responsabilidade de fornecer informações corretas é crucial para a população, e essa importância se amplifica no âmbito da saúde, considerando que uma informação falsa pode ter repercussões graves, podendo até resultar na perda de vidas.

As “fake news” exercem impactos negativos em diversos aspectos, sendo evidenciado por estudos recentes. Segundo “The Spread of True and False News Online“, publicado na revista Science, essas notícias têm uma probabilidade seis vezes maior de serem compartilhadas em comparação com informações verdadeiras. Além disso, a pesquisa “Fake News: Desafios das Organizações“, conduzida pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), revela que 75% das empresas entrevistadas acreditam que estão suscetíveis a enfrentar problemas relacionados à desinformação em seus respectivos mercados.

Nosso objetivo principal é contribuir ao longo de toda a jornada do paciente, fornecendo dados precisos desde o diagnóstico até o período de tratamento. Isso é realizado através do estabelecimento de laços sólidos com jornalistas e veículos de comunicação. Investimos em parcerias de longo prazo, identificamos profissionais especializados e nutrimos relações fundamentadas em confiabilidade e transparência, o que se traduz em uma abordagem eficaz.

A Boehringer Ingelheim, que está entre as 20 principais farmacêuticas do mundo, exemplifica tais práticas ao adotar uma postura proativa na divulgação de avanços científicos, inovações e fomenta as colaborações estratégicas com jornalistas especializados em saúde. Essas parcerias vão além do simples fornecimento de informações; envolvem a construção de relacionamentos duradouros. Essa abordagem amplifica a compreensão, a conscientização e a cobertura de temas relevantes em saúde, bem-estar e ciência, não só de forma setorial, mas principalmente em benefício de pacientes e demais stakeholders da companhia.

Nesse sentido, temos colaborado estreitamente com jornalistas de todo o Brasil, proporcionando informações de saúde de alta qualidade. Ressalto que a imprensa regional é fundamental para essa disseminação pois fornece uma cobertura jornalística que reflete as necessidades específicas e as nuances de uma região.

Dentro desse cenário, destaco duas ações que temos realizado nos últimos anos que vem contribuindo significativamente com a saúde brasileira e a imprensa é o motor que faz com que essas informações cheguem a quem precisa. Um deles é o “Projeto AbraçAR”, uma iniciativa que amplia o acesso ao diagnóstico e tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). O programa oferece exames de espirometria, capacitação de profissionais de saúde e informações aos pacientes em todo o Brasil, contribuindo significativamente para a redução do tempo de jornada desse paciente e dos custos de hospitalizações em municípios e estados. Entre 2022 e 2023 foram realizadas mais de 94 mil espirometrias. Com esses esforços, reduzimosas filas de exames de 2 anos para 6 meses.

Outro importante projeto é o “Fast Heróis” que utiliza abordagens lúdicas para educar crianças entre cinco e dez anos sobre os principais sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O programa enfatiza a necessidade de uma resposta rápida, ensinando as crianças a identificar os sinais do AVC e a acionar prontamente o SAMU 192, o que pode prevenir sequelas e preservar vidas. No ano de 2023, mais 8 mil crianças de 10 cidades em todo o Brasil participaram da iniciativa. É válido destacar que, em setembro passado, o programa beneficiou mais de 300 crianças das etnias Xerente – Srẽmtôwẽ, Waikarnãse, Suzawre e Sakruiwe – promovendo a conscientização em suas respectivas aldeias indígenas.

Ao cultivar relacionamentos transparentes, proativos, com co-criação e fornecimento de dados científicos, a empresa estabelece uma base sólida para uma cobertura equilibrada e humanizada ao trazer histórias reais de personagens. Essa estratégia reflete o compromisso contínuo da companhia com a ética e a responsabilidade corporativa.

Dessa forma, temos nos destacado como um modelo de excelência na comunicação corporativa. Sua reputação sólida não é apenas resultado de suas realizações científicas, mas também da maneira como informa as ações e valores para o público. Em um mundo onde a confiança é inestimável, reforçamos a importância de estratégias eficazes, evidenciando que proatividade, colaboração e humanização são fundamentais na era da informação imediata.

 

 

Depoimento de Bruno Zani, gerente de comunicação corporativa da Boehringer Ingelheim no Brasil

O Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é mais do que um reconhecimento para nós na Boehringer Ingelheim; é um reflexo do nosso compromisso com a excelência. Nossa abordagem transparente, colaborativa e científica visa não apenas informar, mas também construir relacionamentos sólidos com os jornalistas. Este prêmio valida o esforço contínuo de nossa equipe, que acredita que uma comunicação eficaz é a chave para uma parceria duradoura e positiva com a imprensa. Estamos honrados pelas menções à nossa companhia, que reforça nossa convicção de que, ao compartilhar nossa história de forma autêntica, contribuímos não apenas para a educação em saúde, mas também para o avanço da ciência como um todo.”

 

Bruno Zani é gerente de comunicação corporativa da Boehringer Ingelheim no Brasil

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email