A pauta de ESG não sairá do papel se as organizações não fizerem profundas mudanças em seus processos, inclusive aderindo às mais modernas tecnologias. E a Inteligência Artificial (IA) pode ser aliada nesse processo. Esse tema foi discutido em quatro painéis no 2º Fórum Melhor RH ESG e Comunicação, organizado pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação no final de setembro, durante o painel “IA entende de sustentabilidade? Os desafios imperativos de utilizar a tecnologia com propósito” .
especialistas destacam como a Inteligência artificial pode auxiliar nas ações de responsabilidade ambiental das empresas e também em outros pilares ESG. Os participantes enumeraram ações das quais participam, que sem este recurso não seriam possíveis, ou teriam sua condução dificultada.
Anatrícia Borges, diretora de ESG da LLYC enfatizou o uso de IA no aprendizado sobre o tema e no monitoramento de catástrofes. Ela destacou o papel da ferramenta como forma de materializar a sustentabilidade por meio dos indicadores que é capaz de gerar. “A IA deve trazer o tema para materialidade, mas quem deve trazê-lo para o propósito somos nós”, diz Anatrícia.
Jonas França, proprietário e consultor da Amary Soluções Ambientais destacou o uso corporativo de IA, para o monitoramento de temperatura de equipamentos eletrônicos, além de monitoramento ambiental em geral e mapeamento de áreas de risco para as companhias.
“Estamos lidando com questões sobre as quais não temos controle, com consequências em longo prazo, como o aumento do nível dos oceanos”, destacou, por sua vez, Miguel Feres, diretor de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Faber-Castell.
O executivo falou também sobre o uso de IA nos projetos da empresa, com área dedicada de Inteligência Artificial e Business Intelligence, atuando diretamente nas ações de preservação e reflorestamento de espécies nativas em regiões de cultivo da companhia.
A indústria utiliza madeira 100% certificada e mantém em torno de 10.000 hectares de florestas próprias, das quais utiliza matéria-prima para fabricação de lápis, suprindo 86% de sua demanda de madeira.
Sobre o uso de tecnologia, a empresa mantém online diversos treinamentos, não só para os colaboradores, mas para familiares que queiram aprender mais sobre o tema.
Palavra de alguns apoiadores:
“O Fórum ESG e Comunicação é uma plataforma valiosa para a troca de experiências e melhores práticas, incentivando a colaboração entre profissionais de RH e comunicação para que atuem cada vez mais alinhados com os princípios ESG”, elogia Danielly Martin, gerente sênior de ESG para América Latina da Bayer.
“Além disso”, continua, “as discussões e insights compartilhados durante o evento criam uma rede de profissionais comprometidos com essa agenda e acabam se traduzindo em ações concretas nas empresas, acelerando a difusão do tema. Isso pode levar a uma mudança cultural mais ampla, em que o olhar para as questões ambientais, sociais e de governança se tornam parte intrínseca da cultura corporativa, beneficiando não apenas as organizações, mas a sociedade como um todo”.
Danielli complementa que, na Bayer, “somos guiados pela visão ‘saúde para todos, fome para ninguém’ e por isso estamos voltados para a agenda ESG de forma cada vez mais sólida e objetiva para um crescimento que seja sustentável e responsável: de forma ética, com maior pluralidade de pessoas, equidade, e
redução de impactos ambientais”
Roberta Knijnik, gerente de Vendas e Marketing LatAm e líder da América Latina do WIN (Women at Intel Network), programa de empoderamento feminino e equidade de gênero da Intel, afirma que a empresa “incentiva todas as empresas a trabalharem para tornar o ESG uma prioridade global. Para nós, é fundamental estabelecer uma cultura que abrace simultaneamente a inclusão, a diversidade e a sustentabilidade, pois reconhecemos que esses elementos são interdependentes. Dentro da nossa empresa, a dimensão ESG é levada extremamente a sério”.
Para a Intel, “é fundamental enxergamos a tecnologia como um fator-chave para criar progresso para a sociedade e um mundo melhor. Portanto, é de extrema importância incentivar participações em fóruns com o intuito de promover um debate mais amplo e acessível, visando a disseminação de informações cruciais sobre as questões relacionadas ao ESG para um público que vai além dos diretores e líderes”.
A Intel sempre teve uma área de responsabilidade corporativa e de governança muito forte, com mais de 20 anos de atuação. Para se ter uma ideia, a empresa divulgou seu primeiro Relatório Ambiental, de Saúde e Segurança em 1994.
Para Luciane Nogueira, gerente e Comunicação da Rhodia/Solvay, “o ESG é um tema que está no topo das prioridades das empresas nacionais e internacionais que querem de fato contribuir para a evolução sustentada da sociedade. Portanto, a discussão das iniciativas em ESG, através de fóruns como o realizado pela Negócios da Comunicação, se torna mais relevante, na medida em que amplia a troca de experiências e conhecimento, permitindo o benchmark de ações e projetos com impacto positivo no desenvolvimento das organizações.
Tanto para os profissionais de comunicação e RH como para as diversas áreas das empresas e demais entidades, inserir o tema ESG de forma tão abrangente e com exemplos práticos é muito enriquecedor. Durante o Fórum, pudemos observar, aprender e refletir sobre as iniciativas ligadas à sustentabilidade, social e governança e seu impacto na sociedade perante todos os stakeholders. A troca de experiências é uma das formas mais efetivas de avançarmos em iniciativas que beneficiem os diversos públicos.
Há várias décadas, quando ainda nem se falava de ESG, a Rhodia, que pertence ao Grupo Solvay, “está engajada em projetos e iniciativas voltadas para os pilares do desenvolvimento sustentável”, complementa a gerente. “O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio de sua estratégia de ESG abrangida no programa Solvay One Planet, com metas a serem alcançadas até 2030”.
Para Renata Nascimento, gerente de Comunicação Interna e Eventos Corporativos da Volkswagen do Brasil, “a Volkswagen tem como propósito abrir caminhos rumo a uma mobilidade mais sustentável para todos, por este motivo, fazer parte do Fórum Melhor RH ESG e Comunicação, abordando o tema Diversidade foi muito importante para a marca. Estar nesses encontros e tratar de temas como inclusão, diversidade e futuro da mobilidade fortalece o nosso propósito e abre espaço para o diálogo, impulsionando a transformação que queremos promover.
(com reportagem de Melhor RH)
Assista ao 2° Fórum Melhor RH ESG e Comunicação nos links abaixo:
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