Profissionais de comunicação em empresas e de redações, além de CEOs, lotaram o Teatro do CIEE, em São Paulo, nesta terça-feira (7) para a entrega de troféus da 9ª edição do Prêmio Especialistas (9º PE) e da 13ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas (13ª PEMCJ)
Foram conhecidos os nomes dos Destaques de cada categoria do Prêmio Especialistas, voltado a jornalistas, que foram revelados na noite de ontem (veja relação abaixo), dentro de cada uma das categorias do Prêmio. Os demais premiados no 9º PE, como também as organizações escolhidas na 13ª PEMCJ, e também os 10 CEOs que melhor se Comunicam com a Imprensa, já foram divulgados anteriormente (confira nos links marcados).
Os convidados foram recepcionados com coquetel de boas-vindas e puderam desfrutar de uma noite repleta de networking, reconhecimento e celebração. As duas iniciativas foram organizadas pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataforma Negócios da Comunicação.
Cerimonial: homenagem surpresa, ESG e visão de mercado
Após o coquetel, a abertura e condução dos eventos, no palco do CIEE, foi realizada pelo jornalista Marco Antonio Sabino, fazendo o papel de mestre de cerimônias.
A primeira homenagem, uma surpresa, foi um prêmio especial para a jornalista Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva da TV Cultura, colunista do jornal O Globo e da rádio CBN, pela sua carreira relevante e inspiradora para todos os profissionais. O prêmio emocionou Vera, junto com seus familiares presentes. No palco, ela agradeceu a homenagem e considerou o troféu, de certa forma, como uma reparação pelas dificuldades que enfrentou nos últimos anos, principalmente o ataque a sua reputação e a sua integridade física e moral e ameaças, feitas por diversos integrantes de correntes da extrema-direita no Brasil, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro, pelo simples fato de exercer a sua profissão de forma integra e objetiva. “Neste ano, que completo 30 anos de carreira, fico surpresa e emocionada com essa homenagem”. E convocou os, colegas a persistir na profissão, apesar das vicissitudes, a epidemia da desinformação e fake news e discursos de ódio, que atentam contra jornalistas, a democracia e a toda a sociedade. E destacou que cada um dos premiados desta noite são “resistentes em suas diferentes categorias”.
Márcio Cardial, diretor do Cecom e publisher da Plataforma Negócios da Comunicação, destacou a qualidade dos profissionais e a importância do prêmio como um referencial para o mercado. “Esse é um evento para falar no valor do jornalismo, no valor dos jornalistas, e das empresas que valorizam os jornalistas. É um compromisso com a comunicação eficaz e a excelência jornalística”.
Logo depois, Ricardo Fortes, professor de MBA na Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) e de cursos livres e in Company da Casa Educação, falou sobre a importância do tema ESG, e sugeriu que organizações e jornalistas devem continuar a se empenhar para investir e falar sobre essa questão de importância emergencial para o planeta e toda a humanidade, pois segundo ele, baseado em pesquisas e no relato de diversos cientistas, já atingimos um ponto sem volta na crise climática, basta ver o que está acontecendo no Brasil, em especial a seca na Amazônia, e no mundo. Não é o fim do mundo, mas ainda dá para evitar catástrofes mais graves que podem acontecer.
Três lideranças da comunicação corporativa, responsáveis por agências que apoiam os eventos do Cecom e da Plataforma da Comunicação, batalham pelo relacionamento profissional e verdadeiro de empresas com a imprensa, valorizam o trabalho dos jornalistas e são referências em inovação no setor, subiram no palco. Angelica Consiglio, CEO da Planin; e Marcio Cavalieri, sócio fundador da RPMA Comunicação, falaram rapidamente sobre o momento da comunicação e perspectivas. Fernanda Dabori, CEO da Advice, fez entregas de troféus.
Angélica lembrou que o evento é estratégico e um divisor de águas entre empresas que se comunicam com jornalistas que investem em comunicação: “Na era da pós-verdade, as ações junto à jornalistas são fundamentais para criar uma nova dinâmica e posicionamento de marcas no mercado”.
E Marcio Cavalieri, da RPMA, falou da importância da comunicação e como os profissionais devem levar esse conceito para as empresas, para os diretores e CEOS, e lembrar que sem uma imprensa forte, não temos democracia. Sem uma comunicação valorizada dentro de uma empresa não temos uma marca valorizada. Sem comunicação temos um mundo sombrio, numa guerra de narrativas. Precisamos combater isso e ter protagonismo maior nas empresas, em nossas famílias, sendo um agente contra fake news. Sermos um agente de transformação em qualquer ambiente que estivermos”.
Tânia Moura, gerente de Comunicação do CIEE, anfitriã do evento, agradeceu a presença de todos e se sentiu honrada, com 33 anos atuando no CIEE, por receber um publico tão qualificado e ajudar na promoção da comunicação corporativa e do jornalismo. “É um privilégio ter nesse evento pessoas felizes e que se comunicam bem” E disse ainda que “a relação entre empresas e jornalistas é fundamental na construção de um ambiente de confiança”.
Empresas e CEOs premiados na 13ª PEMCJ
A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é um reconhecimento às empresas e CEOs que priorizam a transparência e a promoção da democracia, por meio de uma comunicação eficaz com a imprensa. Cerca de 25 mil jornalistas de todo o país participaram da votação, escolhendo de forma livre e direta as empresas que mantêm um bom relacionamento com os profissionais da mídia.
Na noite de ontem, as três empresas mais votadas em cada uma das 30 áreas econômicas foram premiadas. Além disso, foram agraciados também os 10 CEOs que melhor se relacionam com a imprensa, segundo os próprios profissionais das redações.
Prêmio Especialistas revela os destaques da 9º edição
Durante o evento, também foram premiados os jornalistas especialistas. Jornalistas de todo o país foram convidados a votar de forma livre e direta nos profissionais de redação que se destacaram ao longo do ano. Foram premiados profissionais de 26 setores da economia, como política, financeiro, cultura, esportes e educação, entre outros.
Na segunda fase de votações do prêmio, jornalistas de todo o país votaram nos destaques de cada uma das 26 categorias, que só foram revelados durante o evento. Confira abaixo quem foram os destaques em cada categoria:
Agricultura: Sidney Maschio
Beleza e Higiene Pessoal: Paola Deodoro
Bens de Capital: Ivo Ribeiro
Construção Civil, Arquitetura e Decoração: Circe Bonatelli
Cultura: Marcelo Tas
Eletroeletrônico: Bruno Ignácio de Lima
Educação: Luiza Tenente
Esporte: Marcelo do Ó
Farmacêutico: Beth Koike
Financeiro: Denise Campos de Toledo
Gastronomia: Patrícia Ferraz
Logística e Transporte: Fernando Richeti Junior
Matriz Energética: Roberto Samora
Mineração, Siderurgia e Metalurgia: Lilian Moreira
Mobilidade: Cleide Silva
Moda: Renata Garcia
Pecuária: Fabiano Reis
Política: Vera Magalhães
Química e Petroquímica: Stella Fontes
Saúde: Mariana Varella
Seguros: Denise Bueno
Sustentabilidade e Saneamento: Adalberto Marcondes
Tecnologia da Informação: Joyce Macedo
Telecomunicações: Claudiney Santos
Turismo e Hotelaria: Artur Andrade
Varejo e Atacado: Cláudio Gradilone
Os eventos contaram com uma ação beneficente de arrecadação de recursos em prol da Casa Hope, entidade que vem sendo apoiada pelas iniciativas do Cecom nos últimos anos e foi a escolhida para ser o foco de auxílio no ano de 2023.
9º Prêmio Especialistas, um oferecimento de:
13ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, um oferecimento de: