A 13ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, promovida pela Plataforma Negócios da Comunicação e pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, revela a lista das 90 empresas mais votadas pelos jornalistas.
O objetivo principal desta pesquisa é reconhecer e premiar as companhias que possuem uma comunicação eficaz com os profissionais de jornalismo. Na primeira etapa, mais de 25 mil jornalistas de todas as regiões do Brasil foram convidados a indicar, de forma livre e direta, até três empresas em cada uma das 30 categorias que abrangem diversos setores da economia.
Os profissionais avaliaram os critérios de comunicação adotados por cada empresa, levando em consideração aspectos como transparência, agilidade na resposta aos jornalistas, qualidade das informações fornecidas e relacionamento com a mídia.
Os participantes puderam votar até o dia 13 de agosto, resultando na seleção das 90 empresas que mais se destacaram pela excelência em sua comunicação com os jornalistas, demonstrando um compromisso real com a transparência e a qualidade das informações compartilhadas.
Segundo Márcio Cardial, diretor do Cecom e publisher da Plataforma Negócios da Comunicação, “ao considerar a opinião dos profissionais das redações na seleção das marcas que melhor se comunicam com a imprensa, a pesquisa reconhece a expertise e a experiência desses comunicadores que lideram as estratégias das empresas. Isso traz uma dimensão especial à premiação, uma vez que são os jornalistas que lidam diariamente com os desafios e demandas setoriais e da sociedade, compreendendo melhor suas necessidades e expectativas com relação às fontes”.
Confira a lista completa abaixo.
2ª etapa – CEOs que melhor se comunicam com jornalistas
No dia 4, próxima segunda-feira, teremos início da segunda fase da 13ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas. Nesse momento, os jornalistas são convidados a identificar quais CEOs se destacam pela sua habilidade de se comunicar com a imprensa de forma eficiente. As lideranças das empresas premiadas são relacionadas em cada uma das 30 categorias avaliadas. Os 10 premiados serão os mais votados entre os 90 CEOs das companhias premiadas. A premiação para as marcas e CEOs será realizada no dia 19 de novembro, em evento presencial, junto do evento com os jornalistas premiados no 9º Prêmio Especialistas.
As empresas que melhor se comunicam com os jornalistas em 2023 são:
1) AGRICULTURA
Bayer
Bunge
Syngenta
2) ALIMENTOS E BEBIDAS
Cargill
Coca-Cola
Danone
3) BASE FLORESTAL
Eucatex
Klabin
Suzano
4) BENS DE CAPITAL e INFRAESTRUTURA
Atlas Schindler
OTIS
Siemens
5) BIOCOMBUSTÍVEL E ENERGIAS ALTERNATIVAS
Atvos
Raízen
Tereos
6) CONSTRUÇÃO CÍVIL
MRV Engenharia
Tenda
Votorantim Cimentos
7) COOPERATIVAS
Coamo
Copersucar
Unimed do Brasil
8) COSMÉTICOS
L´Oréal
Natura & CO
Nivea
9) EDUCAÇÃO
Cogna
Cruzeiro do Sul Educacional
FGV
10) ELETROELETRÔNICO
Electrolux
Motorola
Samsung
11) ENERGIA ELÉTRICA
AES Brasil
EDP
Eletrobras
12) ENTIDADES DE CLASSE
Abramge
APAS
CCEE
13) FARMACÊUTICO
AstraZeneca
Janssen
Pfizer
14) FINANCEIRO
Banco do Brasil
Itaú
Santander
15) HIGIENE / LIMPEZA
Johnson & Johnson
Kimberly – Clark
P&G
16) LOGÍSTICA E TRANSPORTE
Arteris
EcoRodovias
Latam
17) MINERAÇÃO
Anglo American
NEXA
Vale
18) MOBILIDADE
Mercedes-Benz
Nissan
Toyota
19) MODA
Arezzo
Nike
Renner
20) PECUÁRIA
JBS
Marfrig
Minerva Foods
21) PETRÓLEO E GÁS
Petrobras
Shell
Ultragaz
22) QUÍMICA E PETROQUÍMICA
Dow
Ecolab
Rhodia – Solvay
23) SANEAMENTO
Grupo Águas do Brasil
Iguá Saneamento
Sabesp
24) SAÚDE
Amil
Boehringer Ingelheim
Roche
25) SEGUROS
Allianz Seguros
Bradesco Seguros
Tokio Marine Seguradora
26) SIDERURGIA E METALURGIA
ArcelorMittal
Gerdau
Usiminas
27) TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Intel
Totvs
Uber
28) TELECOMUNICAÇÕES
Embratel
TIM
Vivo
29) TURISMO E HOTELARIA
Accor
Localiza
Movida
30) VAREJO E ATACADO
Americanas
Arcos Dorados
Assaí Atacadista
Oferecimento: