No 5º Fórum de Jornalismo Especializado, Regional e Comunitário, cujo segundo dia aconteceu nesta terça-feira (25), um dos destaques foi o painel “Play na História”, com a participação de Valmir Salaro, renomado repórter investigativo da TV Globo. No entanto, o painel será apresentado apenas ao vivo, não sendo possível a consulta após o evento. Aguarde aqui, a cobertura complesa deste painel.
O painel, que também contou com a participação de Antonio Assiz, professor de audiovisual e sócio-diretor da Aramá Comunicações, e Caio Cavechini, jornalista da Rede Globo, trouxe à tona a crescente tendência de grandes reportagens migrarem para diferentes formatos, explorando ao máximo o potencial das plataformas digitais.
Salaro lançou recentemente o documentário “Escola Base”, disponível no Globoplay, no qual aborda um dos casos mais controversos da história do sistema judiciário brasileiro. A produção confronta os erros cometidos pelo sistema jurídico, pelos meios de comunicação e pela sociedade como um todo, mostrando como a vida dos envolvidos foi injustamente devastada ao serem acusados previamente de um crime que não cometeram. Ele traz entrevistas com familiares, advogados e especialistas, analisando todas as etapas do caso.
O jornalista compartilha sua experiência na produção de reportagens que vão além do texto escrito, utilizando recursos como vídeos, fotos e áudios para contar histórias de forma mais envolvente e impactante. “Eu me considero um repórter que precisa se basear em fatos e realizar um trabalho extremamente delicado e cuidadoso, inclusive para proteger as pessoas que irão participar da reportagem”.
Salaro, que cobriu casos chocantes e de grande repercussão nacional, como Isabela Nardoni, Suzane Von Richthofen e o Esquadrão da Morte, no qual policiais matavam a população mais pobre, destaca que a imprensa investigativa tem papel fundamental na investigação e na mobilização da opinião pública.
Durante a apresentação, Caio Cavechini destacou a importância de se adaptar às mudanças tecnológicas e aproveitar as possibilidades oferecidas pelas novas mídias. Segundo ele, o jornalismo está em constante evolução e é fundamental acompanhar as transformações do mercado, buscando sempre inovar e experimentar novos formatos. “Contar uma boa história é o que trazemos desde as cavernas. O audiovisual é o lugar ideal para contar as ações desses personagens. Existe várias linguagens possível de contar uma boa história, o desafio é manter as pessoas ligadas por bastante temmpo”, destaca Cavechini.
O jornalista também ressaltou a necessidade de manter a fidelidade aos princípios éticos e jornalísticos, mesmo ao explorar formatos mais dinâmicos e interativos. Acredita-se que é possível fazer um jornalismo de qualidade e rigor, mesmo com a variedade de recursos multimídia disponíveis.
Acompanhe esse e outros painéis no 5º Fórum de Jornalismo Especializado, Regional e Comunitário que está sendo transmitido pelo canal da Negócios da Comunicação no Youtube. Totalmente gratuito.
(Aguarde essa matéria, completa, a ser publicada aqui no Portal Negócios da Comunicação)
———————————————————————————————————————-
O evento conta com uma ação beneficente de arrecadação de recursos em prol da Casa Hope, instituição de apoio biopsicossocial e educacional a crianças e adolescentes de baixa renda com câncer.
———————————————————————————————————————–
OFERECIMENTO: