Por: Carolina Prado
A Intel foi reconhecida na área de tecnologia da informação como uma das três empresas que melhor se comunicam com os jornalistas. A 12ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, promovida pela Plataforma Negócios da Comunicação e pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, é a única iniciativa que reconhece a qualidade do relacionamento que as marcas mantêm com os jornalistas, valorizando o nível de tratamento que as companhias conferem aos profissionais das redações quanto ao acesso, à disponibilização e à facilidade de apuração de informações. Mas essa premiação me fez pensar sobre como a tecnologia pode ajudar a desenvolver a comunicação.
Nós trabalhamos para construir o futuro através da inovação e, com o apoio dos profissionais de comunicação, conseguimos mostrar como a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas. Para nós a palavra supera qualquer distância, ainda mais com a ajuda da tecnologia como podemos ver durante o auge da pandemia onde a tecnologia serviu para nos aproximarmos, mesmo à distância.
A importância da informação está no impacto que ela pode ter. Se a informação não for apresentada na hora certa e no formato correto, é difícil para o destinatário receber a mensagem da forma como foi pretendida. Ao planejar como as comunicações serão realizadas dentro do projeto, seja internamente entre os membros da equipe ou externamente, por exemplo, com os clientes, a melhor maneira de que a informação tenha o impacto desejado deve ser encontrada, seja através de um e-mail, um telefonema, uma sessão virtual ou uma reunião presencial.
Dependendo da mensagem e do impacto que se deseja produzir, é o meio a ser utilizado para comunicá-la. As facilidades oferecidas pelas novas tecnologias para comunicar devem ser aproveitadas — um exemplo que posso citar aqui é a ferramenta FakeCatcher, que identifica deepfakes, auxiliando na restauração da confiança e permitindo que os usuários distingam entre conteúdo real e falso. A tecnologia auxilia o desenvolvimento de vários setores, incluindo o da comunicação.
Estar entre as Empresas Que Melhor Se Comunicam com Jornalistas é uma honra para Intel por ser o reconhecimento da importância que damos ao nosso contato diário com a imprensa. Fazer essa comunicação de forma transparente e contínua mostra todos os nossos esforços em compartilhar todas as inovações e coisas incríveis que estamos fazendo com nossos parceiros e que ajudam a moldar o mundo.
Carolina Prado é head de Comunicação, Diversidade, Inclusão e ESG na Intel