A HypeAuditor, ferramenta analítica de marketing de influência, preparou, com exclusividade para a Plataforma Negócios da Comunicação, uma lista com as principais tendências do mercado para 2023:
Instagram x TikTok
O Instagram e o TikTok continuam sendo as principais plataformas de marketing de influência para 2023. A HypeAuditor identificou que 68% dos especialistas em marketing no Brasil escolheram o Instagram para suas campanhas com influencers em 2022. O TikTok está cada vez mais popular entre a Geração Z, sendo o mais popular entre usuários de 18 a 24 anos. A plataforma traz muitas oportunidades para influenciadores e usuários se expressarem de forma criativa.
Para Alex Frolov, CEO e co-fundador da HypeAuditor, os profissionais de marketing devem investir nos vídeos em formato Reels para o Instagram e nos conteúdos criativos e de entretenimento para o TikTok: “Os vídeos de formato curto são os mais bem-sucedidos no Instagram, pois capturam efetivamente os curtos períodos de atenção do público em todos os dados demográficos. O TikTok funciona de maneira diferente: nessa plataforma, os profissionais de marketing devem priorizar o conteúdo criativo para gerar o máximo de engajamento. O foco está mais no conteúdo do que no influenciador. A autenticidade está em primeiro plano no TikTok, e é por isso que os nano e microinfluenciadores estão cada vez mais tomando as rédeas.”
Engajamento mais alto no setor de estilo de vida
Os posts relacionados ao estilo de vida tendem a atrair mais engajamento dos usuários em termos de curtidas e comentários no Instagram. No Brasil, a taxa de engajamento média no Instagram é 1,06, mas no setor de estilo de vida ela sobre para 1,2. Apesar do contexto econômico instável, é mais provável que os consumidores aceitem posts patrocinados por um escapismo temporário, oferecendo uma excelente oportunidade para as marcas se conectarem com seu público.
O marketing de influência é uma alternativa mais acessível
Apesar da desaceleração econômica e dos orçamentos de marketing reduzidos, acredita-se que as marcas investirão mais em suas parcerias com influenciadores para reduzir seus custos gerais de marketing em 2023. Isso se deve ao fato de que o conteúdo do influenciador é a forma mais barata de divulgação atualmente, além de entregar resultados melhores do que os de anúncios tradicionais.
Trabalhe com influenciadores virtuais
O influenciador virtual é um personagem gerado por computador com uma personalidade única, comportando-se como uma pessoa real. Ao contrário dos criadores reais, eles estão disponíveis 24 horas por dia e podem ser adaptados de acordo com a necessidade e a estratégia das empresas, que possuem total controle sobre o tom de voz e o conteúdo publicado pelos influenciadores virtuais. Mas é necessário avaliar se esse tipo de influenciador está alinhado com os valores do seu público antes de inseri-lo em sua estratégia de marketing, caso contrário, a repercussão pode ser ruim.
Influenciadores de jogos estão ganhando força
Os influenciadores de jogos apresentam rápido crescimento global, e contam com um grande público na maioria das plataformas de mídia social. Eles não são conhecidos apenas por suas habilidades nos videogames, mas também pela comunidade unida que construíram com os fãs e seguidores.
Esses influenciadores estão chamando a atenção de diversos especialistas em marketing, sendo contratados até mesmo por marcas que não tenham vínculos diretos com a comunidade gamer. Embora a plataforma principal dos jogadores possa ser o Twitch, eles também estão ativos em outras redes sociais, como o Instagram e o TikTok.