Advice, 15 anos, renovou o atendimento estratégico

Agência, fundada e dirigida por Fernanda Dabori, resgatou o trabalho personalizado em cada conta, integrando estratégia digital e tradicional

Quando fundou a Advice Comunicação há 15 anos, Fernanda Dabori quis trazer toda sua experiência em atuação com grandes agências e empresas, aliada a um olhar diferenciado, que julgava estar faltando no mercado: o atendimento de contas realmente personalizado, sem burocracia, e focado nas necessidades dos clientes, entendendo suas dores e buscando soluções em termos de reputação e visibilidade. Um atendimento estratégico 360º. “Eu venho do mercado de agências de comunicação, nunca trabalhei em redações”, afirma, o que lhe proporcionou uma sensibilidade maior a respeito do mundo corporativo, ao ter contato profundo com os negócios de diversas empresas.

Graduada em Jornalismo pela Cásper Líbero, Relações Públicas, pela FAAP e MBA Executivo no IBEMEC-SP, ela acredita na formação continuada como preceito obrigatório para qualquer profissional se atualizar e se manter antenado no mercado.

Parte da equipe a Avice, em festa de final de ano e 2022

A Advice é afiliada a Grayling, rede internacional de RP, com a qual “troca negócios”. Foi uma parceria acertada. Um dos principais clientes da agência brasileira é a ADM (Unlocking Nature Enriching Lyfe), no ramo de agronegócios, que veio através da Grayling.

O próprio nome “Advice”, foi criado por Fernanda já pensando numa atuação internacional, lembrando que em 2007 a globalização de contas de multinacionais estava a pleno vapor.

Hoje, como muitas agências, atende um mix de serviços no digital e nas ferramentas para mídias tradicionais. “Fomos uma das primeiras a utilizar instrumentos para atuar com os influenciadores“, recorda. Isso não significa menosprezar os jornalistas em outros veículos de comunicação. “O jornalismo continua importante, inclusive a mídia impressa e televisiva, porque continuam proporcionando prestigio e reputação para as marcas”, pondera.

A atividade de PR, avalia, passa para um perfil mais estratégico, e para isso os assessores tem que ter capacidade de análise, argumentação, observação. O cliente, segundo ela, que aprendeu com décadas de convívio, em lançamento de produtos, relacionamento com a mídia, sociedade, e solução de problemas dos mais diversos, quer ser atendido de forma individual; o trabalho da agência deve ser algo personalizado e não adiantam pacotes de serviços que funcionaram para uma empresa, mesmo do mesmo ramo; pode não funcionar para outro cliente. “Não é só assessoria de imprensa ou só redes sociais, é entender qual é o problema do cliente e como vamos trabalhar os diferentes stakeholders, para atingir o melhor resultado”, conceitua, com propriedade.

Contatos presenciais estão sendo retomados

A questão a pandemia o Covid-19 colocou em realidade o home office, mas Fernanda diz que agora as reuniões presenciais com clientes foram retomadas, mesmo com menor intensidade de antes. O uso da tecnologia, das redes sociais, e da proliferação de fake news. que cresceram muito no período de isolamento social, são fenômenos que já vinham sendo monitorado e observados como tendências.

Prova disso é a pesquisa “Consumo de Notícias do Brasileiro”, realizada em parceria entre a Advice Comunicação Corporativa e a BonusQuest no final e 2017, e que entrevistou mais de mil pessoas em todo o Brasil, onde 42% admitiam já terem compartilhado notícia falsa nas redes sociais. A mesma pesquisa demonstrou que 45% dos comunicadores já compartilharam notícia falsa. Isso comprovou, que é necessário um trabalho próximo também do jornalistas, principalmente o especializado, para que ele não se engane na apuração e proliferação de alguma pauta.

“Por esta razão a comunicação corporativa vem crescendo e ganhando espaço estratégico nas companhias. E sairão à frente as empresas que conseguirem navegar por todas as plataformas, sem ignorar seu público, construindo uma mensagem de relevância e ética. E sem se deixar contaminar por ditaduras do ON ou do OFF mas, principalmente, não criando uma ditadura de silos”, escreveu Fernanda em artigo recente.

“Ter uma visão diferente sobre um mesmo assunto requer olhar o todo sem deixar escapar o detalhe, ver informações onde os outros só enxergam o caos, ser multidisciplinar”, descreve, na apresentação a empresa.

“A Advice Comunicação Corporativa é assim. Uma agência com uma visão de mundo diferente. Que sabe que todas as histórias possuem pelo menos duas versões e que as pessoas podem conviver com ideias antagônicas, mas ao mesmo tempo complementares, pois sobreviver no mundo dos negócios atualmente significa ter uma abordagem inovadora”.

Com essa filosofia de trabalho, a Advice é reconhecida pelo mercado pela qualidade de seus serviços e conquistou diversos prêmios, inclusive para seus clientes que já levaram o troféu do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataforma Negócios da Comunicação. Recentemente, neste ano, a agência foi finalista do Prêmio Jatobá com o case “Papo de Laboratório”, um podcast idealizado e produzido pela Advice Comunicação Corporativa para a SBPC/ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.

 

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