Samia, CEO do UOL: jornalismo e negócios digitais

O Portal, pioneiro no jornalismo online e multiplataforma no Brasil, produz mais de 400 matérias por dia e oferece mais de 50 produtos digitais

O Universo Online – UOL criou um novo mercado de comunicação há 26 anos, quando, em abril de 1996, após vários Luiz Frias colocou no ar o primeiro portal de conteúdo do país. Foi a época dos primórdios a internet, e  poucos veículos de imprensa e editoras perceberam que era a hora de criar uma operação no mundo digital, que engatinhava. Apesar de nascer dentro da Folha de S. Paulo, pelo menos em termos acionários, o UOL começou como uma empresa independente, tendo a Folha uma parceria de conteúdo. Sete meses após a fundação, o UOL uniu-se ao portal Brasil Online (BOL), da Editora Abril — a editora dos Civitas saiu do negócio depois.

Hoje, o UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo, serviços e produtos na internet. Nove em cada 10 internautas acessam o UOL todos os meses e sua home page recebe mais de 114 milhões de visitantes únicos por mês.   E mantém o DNA do pioneirismo e da inovação.  O jornalismo é uma parte importante do negócio, mas não a única. A marca é um guarda-chuva de 50 produtos digitais, entre segurança digital, assistência técnica, mobilidade e entretenimento. Todos rentáveis e fortalecem o conteúdo noticioso, com a produção de mais de 400 matérias por dia.

E não é só isso. Quem detalha essa história e essa operação é Paulo Samia, atual CEO do UOL Conteúdo e Serviços, entrevistado com exclusividade para o Portal Negócios da Comunicação.

(Foto: Mariana Pekin/UOL)

Samia iniciou carreira na Souza Cruz, em 1996, na área de suprimentos. Ingressou no UOL em janeiro de 2000, há mais de 22 anos. Foi responsável pela área de suprimentos e planejamento financeiro, e chegou a dirigir a filial na Argentina. Em 2006 saiu do UOL para cursar um MBA na Universidade de Colúmbia, em Nova York. Retornou ao Brasil em 2008, e teve passagens por empresas de consultoria estratégica e tecnologia, até ser convidado a retornar ao UOL em 2016, como diretor de planejamento estratégico. Há três anos, assumiu como CEO do UOL. É formado e pós-graduado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo.

Fale um pouco dos números, quantas pessoas atuam no UOL, quantos jornalistas, números de visitantes únicos do Portal.

Nós somos o publisher brasileiro de conteúdo líder em audiência desde sua fundação em abril de 1996, são 107 milhões de usuários únicos, com 82% de alcance da internet brasileira. Além disso, o UOL lidera três categorias da comScore: Education (UOL Educação), Automotive (UOL Carros) e Lifestyles Green (UOL Ecoa). Em Entretenimento lideramos em relação aos Publishers da categoria, atrás apenas do app do Youtube, e já são mais 26 MM de usuários que assistiram vídeos de conteúdo (desktop + mobile). Hoje somos mais de 100 pessoas dentro do UOL, e temos mais de 400 jornalistas.

Quais os planos do UOL, e como a empresa está posicionada hoje? Quais são as principais inovações?

O UOL possui um portfólio de conteúdo abrangente. Além da nossa tradição em jornalismo, desenvolvemos diversos canais e editorias de interesses específicos, como o Splash, de entretenimento, o Nossa, de lifestyle, o Ecoa, de causas sociais, o Universa, de empoderamento feminino, o Vivabem, de saúde e bem-estar, entre outros. Além disso, amplificamos a produção de conteúdo em diferentes formatos, com destaque para produção de vídeo. Distribuímos este conteúdo em todas as nossas plataformas digitais, como o UOL Play, nossa plataforma de streaming. Tudo isso faz com que estejamos presentes em todos os momentos de consumo de conteúdo do consumidor. Isso consolida a nossa força como uma plataforma de publicidade que conecta marcas a pessoas.

Quantas matérias diárias? O que fazem além do texto? podcasts, vídeos, etc…

Nós produzimos mais de 400 matérias por dia, porém o UOL não é só um lugar que os brasileiros podem encontrar notícias! Nós somos um espaço completo, seja para criar uma loja virtual, entreter os filhos com desenhos e games interativos, anunciar seu negócio na internet, ou acompanhar diversos podcasts, documentários e um acervo completo de séries e filmes em alta qualidade, além de oito horas de conteúdo ao vivo, entre outros. O UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia e serviços digitais, que possui um hub de soluções digitais e de conteúdo para apoiar sua audiência em todas as suas necessidades.

E os novos negócios?

O grande lançamento dos últimos anos foi a nossa plataforma de streaming, o UOL Play. Nela, os assinantes têm acesso a um conteúdo em vídeo diverso e abrangente, como esporte, entretenimento, jornalismo, filmes e séries, conteúdo infantil, além de diversos canais lineares de vários parceiros, como HBO Max e Paramount. Além disso, no último ano, adquirimos a Ingresso.com, maior empresa de venda de ingressos de cinema online do Brasil. Hoje, mais de 15% de todos os ingressos de cinema vendidos no Brasil são via Ingresso.com. Nossa entrada neste mercado vem de encontro a nossa vocação de oferecer sempre comodidade e facilidade aos nossos consumidores de conteúdo.

Como atuam em branded content?

A demanda por branded content vem crescendo bastante, principalmente pós-pandemia. Na medida em que os anunciantes ficaram com poucas opções, eles olharam com mais atenção ao branded content e ao engajamento de eventos digitais destinados a seus públicos. As empresas estão vendo cada vez mais valor em posicionar suas marcas com conteúdo de qualidade, e estão focando os investimentos nesse neste formato, como forma de criar uma maior conexão com sua audiência.

Quais formatos de conteúdo os anunciantes preferem nesse meio digital?

No mês de agosto nós apresentamos o nosso novo formato de venda de publicidade. Desde então, a maior parte dos formatos de publicidade disponíveis pode ser comercializado, além de forma diária, também por CPM (Custo Por Mill Impressões), expandindo as opções para fortalecer as campanhas das marcas. Mas em termos de formato, o que mais vem sendo procurado é o formato em vídeo, principalmente pelas suas características de maior engajamento e atenção do consumidor

Os negócios, portanto, vão muito além do jornalismo. Detalhe mais esses produtos e serviços.

Somos uma plataforma que engloba várias outras vertentes no mundo digital, uma delas é o UOL Meu Negócio, um portfólio extenso de produtos, como registro de domínios, criador de sites, e-mail profissional, Loja VirtUOL, além de ferramentas de gestão de negócio e soluções de marketing digital. Desenvolvemos também os Produtos Digitais, um portfólio com mais de 50 produtos, entre segurança digital, assistência técnica, mobilidade e entretenimento. Já o UOL Host Hospedagem oferece serviços online para desenvolvedores e empresas com credibilidade UOL. Por fim, contamos também com a Compass UOL, ferramenta especialista em serviços de transformação digital.

Qual o momento do jornalismo e como meio digital ajuda uma empresa de comunicação?

O jornalismo profissional vem sendo desafiado diariamente em meio a uma ampla gama de opções de consumo de conteúdo disponíveis hoje, mais notadamente as redes sociais. O grande desafio do jornalismo profissional é se diferenciar em meio a tantas opções. Um veículo de comunicação 100% digital, como o UOL, que produz jornalismo profissional há mais de 26 anos, se destaca no sentido que oferece credibilidade ao leitor, e segurança ao anunciante, garantindo que a sua marca será associada a um conteúdo de qualidade. É garantir o brand safety.

Como o UOL utiliza meios multicanais? 

Hoje estamos vivendo a ascensão do conceito multiplataforma, essa é uma tendência que o UOL vem acompanhando há tempos e construímos uma estrutura capaz de atingir o consumidor em todos os momentos da sua jornada. Na atualidade, os conteúdos podem ser vistos em vídeo quando ele tem mais tempo e atenção, matérias rápidas, ou em deslocamento podem desfrutar dos podcasts e, por fim, as redes sociais para os momentos de descontração.

Em tempos de mudança no formato de consumo de conteúdo essa foi a grande contribuição do meio digital. Como veículo de comunicação nossa missão é levar conteúdo no momento de mais relevância para nossa audiência.

Redação UOL (Foto: Mariana Pekin/UOL)

Com o crescimento do streaming, como o UOL está se envolvendo nisso?

Nós nascemos na internet e nos consolidamos como líderes por acompanharmos as tendências digitais com muita excelência. Em 2020, lançamos o Canal UOL, projeto inédito de conteúdo em vídeo, com uma grade de oito horas diárias de notícias, entretenimento e esportes – seis delas, ao vivo, e a novidade é hospedada no UOL Play. A plataforma oferece um amplo acervo de filmes e séries, programação infantil e esportiva, além do conteúdo sob demanda dos principais canais de TV por assinatura e produções proprietárias e exclusivas do UOL. Um dos principais diferenciais que o UOL Play oferece é o fato de atuar como um hub de conteúdo, onde, por meio de uma única assinatura, o consumidor tem acesso ao melhores filmes e séries, canais infantis e programação esportiva ao vivo quando e onde quiser e em qualquer aparelho. E anunciou recentemente o UOL Play Original, com conteúdo exclusivo.

Qual em sua opinião o futuro do jornalismo digital x impresso?

Eu acho que ao invés de discutirmos jornalismo digital x impresso, devemos discutir Jornalismo profissional x difusão de informações e desinformação. Veículos de produção de conteúdo profissional, que apuram e distribuem as notícias com qualidade e credibilidade, sempre terão destaque e serão polos de atenção do consumidor que quer realmente se informar, e não ser informado. O meio (digital ou impresso), é muito mais uma questão de preferência, e acredito que sempre haverá consumidores para ambos.

Como está a relação com os grandes players da internet, Google, Facebook , com relação ao uso de conteúdo do UOL? Acha que o UOL deve ser remunerado por essas empresas?

Eu acredito que todos os elos da cadeia de produção e distribuição de conteúdo que se beneficiam e contribuem para que a informação de qualidade chegue ao consumidor final devem estar atentos à performance econômica desta cadeia, de modo que cada vez mais, informação de qualidade seja produzida e distribuída. Com isso, todos os elos se beneficiam. Se a forma disso é uma remuneração pelo conteúdo, ou outros modelos de geração de audiência, isso ainda precisa evoluir.

Como funciona a sinergia do UOL com a Folha de S. Paulo?

A Folha de S. Paulo é um dos principais parceiros de conteúdo do UOL. Nós temos mais de 200 parceiros de conteúdo, de diversas linhas editoriais, com diversos conteúdos de interesse da nossa audiência. Todos eles se beneficiam da audiência do UOL, que naturalmente gera tráfego para suas páginas, a Folha de S. Paulo inclusive. Além disso, todo assinante UOL também tem acesso ao conteúdo da Folha.

Quais as vantagens do digital first?

Ao longo dos últimos 26 anos, a produção de conteúdo digital se consolidou. O fato de termos nascido já no digital, como pioneiro na produção de conteúdo de qualidade, com credibilidade, nos possibilitou aprofundarmos cada vez mais nos diferentes formatos e modelos de produção e distribuição do conteúdo digital, nos colocando numa posição de destaque, o que se comprova pelos nossos números de audiência de mais de 90% de alcance da internet brasileira. Eu vejo que muitos Publisher demoraram para fazer este movimento de digitalização, e agora estão se movimentando. Além disso, as próprias plataformas sociais possibilitaram o ingresso de diversos produtores de conteúdo independente. Isso tem um lado positivo, porque amplia a oferta, mas por outro lado gera um problema de credibilidade, pois nem sempre estes publisher tem uma estrutura profissional, ou mais ainda, tem isenção e independência. Isso reforça a importância da produção de conteúdo profissional, de qualidade e credibilidade, com uma apuração profunda e completa das notícias. Inclusive as marcas já se atentaram para isso, e procuram cada vez mais inventários de qualidade, garantindo o “brand safety”. É justamente neste espaço que os publisher profissionais, como o UOL, se destacam.

Qual o futuro dos portais de informação?

Para que uma empresa consiga acompanhar as tendências de comportamento e hábitos de consumo na internet é importante compreender o comportamento do consumidor para analisar como o potencial de audiência irá reagir a um novo serviço ou produto e a partir desta análise, identificar novas oportunidades e métricas que não estão sendo atendidas no momento.

 As métricas não são universais, cada segmento e público é diferente, e cada demanda também, sabendo disso, os veículos precisam ofertar soluções que sejam completas ou que estejam de acordo com as tendências de comportamento e consumo de conteúdo, seja ele na internet, ou fora dela.

De novo, acho que a questão é qual o futuro dos produtores de jornalismo e conteúdo profissionais x a difusão de conteúdo questionável através de plataformas digitais. Sempre haverá espaço para bom conteúdo, com credibilidade e qualidade.

Faça um resumo de sua carreira

Iniciei minha carreira na Souza Cruz, em 1996, na área de suprimentos. Ingressei no UOL em janeiro de 2000, há mais de 22 anos. Fui responsável pela área de suprimentos e planejamento financeiro, e cheguei a dirigir a nossa filial na Argentina. Em 2006 eu saí do UOL para cursar um MBA na Universidade de Colúmbia em Nova York. Retornei ao Brasil em 2008, e tive passagens por empresas de consultoria estratégica e tecnologia, até ser convidado a retornar ao UOL em 2016, como diretor de planejamento estratégico. Há três anos, assumi como CEO do UOL. Sou formado e pós-graduado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo.

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