O estado da arte no relacionamento com a imprensa

12ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas promove entrega de troféus em evento presencial

O bom relacionamento entre empresas e imprensa é um dos pilares da democracia e as melhores práticas foram identificadas e homenageadas em um evento presencial ocorrido na última quinta-feira (17), no Teatro J. Safra, em São Paulo. A 12ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas chegou ao seu final com a entrega de troféus e o reconhecimento da comunidade de comunicação. Também receberam troféus os vencedores do 8º Prêmio Especialistas – que envolveu a escolha dos melhores jornalistas especializados. As duas iniciativas foram organizadas pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataforma Negócios da Comunicação.

Profissionais de comunicação corporativa, CEOs e jornalistas se confraternizaram antes das homenagens, no concorrido coquetel, onde estiveram também repórteres da TV Cultura e do Canal Terra Viva, que cobriram o evento. Da TV Cultura foram premiados: Laís Duarte, repórter do Repórter Eco, na categoria Sustentabilidade e Saneamento; Marcelo Tas, apresentador do Provoca, conquistou em Cultura; e Vera Magalhães, que comanda o Roda Viva, foi o destaque em Política.

Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é referência ao identificar e dar visibilidade às empresas que valorizam a transparência e a manutenção da democracia, por meio da boa comunicação com a imprensa. Votaram cerca de 25 mil jornalistas de todo o país, de forma livre e direta, nas empresas com ações de comunicação eficientes e que construíram um bom relacionamento com os profissionais das redações. Na noite de quinta-feira, foram premiadas as três mais votadas em cada uma das 30 atividades econômicas.

Márcio Cardial, diretor do Cecom e publisher da Plataforma Negócios da Comunicação

Segundo Márcio Cardial, diretor do Cecom e publisher da Plataforma Negócios da Comunicação, a Pesquisa é a única iniciativa que “reconhece a qualidade do relacionamento que as marcas mantêm com os jornalistas” – e ressalta o nível de tratamento que as companhias conferem aos profissionais das redações quanto ao acesso, à disponibilização e à facilidade de apuração de informações. “Nestes 12 anos estivemos atentos aos movimentos do mercado, sempre trabalhando para a evolução dos agentes deste ecossistema ao antecipar tendências e promover debates de valor sobre novos caminhos da comunicação”, ressaltou Cardial, lembrando os mais de  mil troféus concedidos às marcas nestes últimos anos, com as melhores práticas de comunicação com os jornalistas, além de mais de 50 horas em cerimonial e networking qualificado em diversas edições do Prêmio e todas com cobertura especial efetuada pela Plataforma Negócios da Comunicação. Esta edição da Pesquisa também marcou a volta como evento presencial, após o período de pandemia, que exigiu a homenagem no online.

A Pesquisa ainda escolheu os 11 CEOs que melhor se relacionam com a imprensa, segundo os próprios profissionais das redações. Cardial destacou que  “esses CEOs representam o relacionamento sério e duradouro que o setor corporativo brasileiro tem promovido com a imprensa, estabelecendo um diálogo franco e uma política de portas abertas para a verdade. É um dos pilares da democracia”.

Premiados comemoram a conquista

Fernando Ferreira da Silva, coordenador de Imprensa da Petrobras, representou a companhia no recebimento do troféu na categoria Petróleo e Gás. Ele ressaltou que foi um prêmio muito importante. “Temos essa preocupação de tratar muito bem o nosso público, que é o jornalista”, destacou, com a expectativa de “continuar a ganhar esse prêmio por muitos anos”. Devido ao período de eleições, Fernando admite que foi um ano mais complicado, com restrições de divulgação entre julho e outubro, mas os desafios “foram superados e tivemos bons resultados junto à imprensa. Para o próximo ano, a comunicação da Petrobras pretende retomar eventos presenciais, como por exemplo as coletivas à imprensa. “Também queremos retomar as visitas às redações”, complementa Fernando.

O recebimento do prêmio também foi enaltecido por Thaís Arruda, superintendente de Comunicação e Marketing da Sul América Seguros. “Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho que temos feito com a imprensa, um trabalho dedicado e atencioso junto aos jornalistas que nos procuram, que querem conhecer a SulAmérica, principalmente no setor de seguro saúde, que foi muito demandado nesses últimos dois anos”, lembrou a executiva.

Rodrigo Marinheiro, gerente de Relações Institucionais, Governamentais e Comunicação da Associação Paulista de Supermercados (APAS), comemorou o prêmio conquistado pela segunda vez consecutiva: “O prêmio  enaltece a transparência na relação entre os jornalistas, a imprensa, com o meio corporativo, no nosso caso, com uma entidade de classe, e é uma bela iniciativa, da Cecom, junto com a Plataforma Negócios da Comunicação”. E lembrou o atingimento de objetivos: “Para nós é muito importante também porque o objetivo maior é engajarmos  os stakeholders, e criarmos agendas positivas e através disso, é óbvio, agendas resolutivas”.

Angélica Consiglio, CEO da Planin

 

Abrindo a entrega de prêmios, Angélica Consiglio, CEO da Planin, lembrou que 2022 foi um ano intenso e uma jornada desafiadora, e “os profissionais de comunicação acompanharam os líderes das empresas em todas as mudanças estratégicas exigidas”.

 

 

 

Público no Teatro J. Safra

RESULTADO | 12ª PESQUISA EMPRESAS QUE MELHOR SE COMUNICAM COM OS JORNALISTAS 2022

Agricultura

Bayer

Bunge

Syngenta

Alimentos e Bebidas

Danone

Coca-Cola

Cargill

Base Florestal

Suzano

Klabin

Irani

Bens de Capital e Infraestrutura

Atlas Schindler

Siemens

GE

Biocombustível e Energias Alternativas

Tereos

Raízen

Atvos

Construção Civil

MRV Engenharia

AkzoNobel

Votorantim Cimentos

Cooperativas

Sicredi

Unimed do Brasil

Copersucar

Cosméticos

Natura & Co

L´Oréal

Nivea

Educação

FGV

Cruzeiro do Sul

Ânima

Eletroeletrônico

Electrolux

Multilase

Positivo

Energia Elétrica

EDP

Engie

Eletrobras

Entidade de Classe

APAS

Abramge

Abag

Farmacêutico

Pfizer

AstraZeneca

Janssen

Financeiro

Santander

Itaú

Banco do Brasil

Higiene e Limpeza

P&G

Kimberly – Clark

Johnson & Johnson

Logística e Transporte

Arteris

EcoRodovias

Latam

Mineração

Vale

Nexa

Anglo American

Mobilidade

Volkswagen

Scania

Nissan

Moda

Renner

Lupo

C&A

Pecuária

JBS

Marfrig

BRF

Petróleo e Gás

Shell

Petrobras

Ultragaz

Química e Petroquiímica

Rhodia – Solvay

Dow

Basf

Saneamento

Aegea

BRK Ambiental

Grupo Águas do Brasil

Saúde

Roche

Amil

Boehringer Ingelheim

Seguros

SulAmérica Seguros

Tokio Marine Seguradora

Bradesco Seguros

Siderurgia e Metalurgia

Gerdau
Usiminas

Arcelor Mittal

Tecnologia da Informação

Totvs

Intel

Unisys

Telecomunicações

Embratel

TIM

Vivo

Turismo e Hotelaria

Accor

CVC

Localiza

Varejo e Atacado

Arcos Dorados

Carrefour

Via Varejo

 

11 CEOs que melhor se comunicam com a imprensa
Christian Gebara | CEO da VIVO Vivo Telecomunicações
Cristiano Cardoso Teixeira | Diretor-geral Klabin Base Florestal
Edson Higo | CEO da Danone no Brasil Danone Alimentos e Bebidas
Fabio Barbosa | CEO da Natura & CO Natura Cosméticos
Gustavo Werneck | CEO da Gerdau Gerdau Siderurgia e Metalurgia
Marta Díez | Presidente da Pfizer Brasil Pfizer Farmacêutico
Milton Maluhy Filho | CEO do Itaú Unibanco Itaú Financeiro
Rafael Menin e Eduardo Fischer | CEO, CEO MRV MRV Construção Civil
Viveka Kaitila | Presidente GE Brasil GE Bens de Capital
Walter Schalka | Presidente da Suzano Suzano Base Florestal

 

Os eventos contaram com uma ação beneficente de arrecadação de recursos em prol da Casa Hope, entidade que vem sendo apoiada pelas iniciativas do Cecom nos últimos anos e foi a escolhida para ser o foco de auxílio no ano de 2022.

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