Análise de reputação exige monitoramento e capacitação de lideranças

A Perennial, consultoria brasileira, acaba de firmar acordo com a Reptrak, uma organização internacional que fornece análise de dados de reputação

A reputação das marcas e das empresas é uma exigência cada vez maior na perenização dos negócios, atração de clientes e investidores e conquista de novos mercados. Principalmente nesse momento em que os parâmetros de ESG crescem como instrumento de avaliação externo, e também como uma forma das empresas aperfeiçoar seus processos para uma melhor qualidade de vida dos empregados e de toda a sociedade, ou seja, muito além dos stakeholders.

Para oferecer soluções em reputação corporativa, a Perennial Consultoria, estabeleceu uma parceria estratégica com a multinacional Reptrak — que faz medição e avaliação da reputação das empresas e marcas. Por meio de acordo, a Perennial passa a oferecer às empresas e suas lideranças a oportunidade de aprimorar o posicionamento corporativo, com base nas pesquisas e relatórios da Reptrak.

Análise global de reputação

A Reptrak, com sede em Boston e atuação em 60 países, inclusive no Brasil, agora representado pela Perennial, tem uma base de dados de mais de um milhão de entrevistas e informações apuradas em companhias dos mais diversos setores, inclusive em nosso país. Fornece análise global de reputação para ajudar líderes empresariais a entender como suas marcas são percebidas e maximizar os resultados. A Perennial, fundada em 2020 por André Senador (ex-Volkswagem, Mercedes-Benz e Basf), oferece soluções para a construção de uma Jornada de Imagem e Reputação, prevenção de crises e geração de valor por meio dos pilares de ESG.

André Senador, CEO da consultoria Perennial

Possibilitando agora a medição e avaliação da reputação das empresas, além de capacitação e instrumentação para a equipe, principalmente as lideranças, Senador diz que as companhias podem, com a metodologia que a Reptrak desenvolveu, “conhecer e comparar sua posição com empresas do seu ou de outros setores”. Com o ESG cada vez mais presente no mundo corporativo, o trabalho com a reputação ficou essencial no mercado. “A Perennial trabalha om o foco nos pilares da ESG”, ressalta o CEO da consultoria, apoiando assim, “as organizações no fortalecimento de sua cultura corporativa e de seus instrumentos de gestão, para assegurar a excelência e a perenidade dos negócios, através da integração de suas estratégias com as crescentes expectativas sociais por um mundo mais inclusivo, diverso e sustentável”.

Reputação positiva e negativa

A reputação exige compreensão de indicadores até então considerados intangíveis, como a relação da empresa com a comunidade, e os impactos na sociedade com seus produtos e com suas instalações industriais. Tais impactos podem ser negativos num primeiro momento, exemplifica Senador, como no caso das construtoras de prédios, que causam incômodos na vizinhança com o barulho durante a obra, mas depois de pronto a construção tem um impacto positivo ao  ajudar a trazer felicidade e realização do  imóvel próprio para as famílias. “Por isso é necessário um monitoramento de reputação constante, que observe momentos de possíveis crises e avalie e meça também o sucesso”, observa. Esse monitoramento inclui tanto a percepção de clientes, do mercado em geral como também de investidores.

“Muitas vezes as empresas fazem elas mesmas esse tipo de avaliação, o que considero arriscado. É necessário um olhar de fora apoiado em dados precisos”, defende o CEO.  A Jornada ESG de Reputação proporciona, assim, uma metodologia para fortalecer a integração das estratégias corporativas às dimensões ESG, o desenvolvimento de programas de comunicação e imagem, comunicação interna, construção de programas de relacionamento com stakeholders, relações com a imprensa, sustentabilidade, prevenção e gestão de crises. A consultoria atua em empresas industriais, empresas automotivas, construtoras e empresas de serviço de médio e grande porte.

Além de acumular experiência em grandes empresas, atuando como C-Level em estratégia em Comunicação, Imagem, Reputação e ESG, André Senador é membro do Conselho Consultivo da Aberje, doutorando e mestre pela Universidade Metodista e Certificado ESG pela KPMG e pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Ele acaba de montar uma filial da sua consultoria em Portugal, para a expansão de negócios.

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