Na Faber-Castell, Comunicação Interna retorna para o Marketing

Mudança, ocorrida há 1 ano, unificou as áreas de Comunicação Interna e Externa

A Faber-Castell faz parte de um dos grupos industriais mais antigos do mundo e uma das maiores produtoras de lápis do planeta. A unidade fabril de São Carlos, além de ser  a maior fabricante de lápis de cor, agora atua no ramo de cosméticos, sendo fornecedora para algumas das grandes empresas do ramo, como Natura, Avon, Boticário, e outras. A comunicação, nesse processo é fundamental para a consolidação da empresa. E há um ano, as áreas de comunicação interna e externa foram unificadas, estando agora sob o comando do Marketing. A Comunicação Interna originalmente estava no Marketing. Foi para Recursos Humanos, e agora volta para suas origens, novamente no Marketing. Seguiu um caminho inverso de outras empresas, como a UnitedHealth Group Brasil, que transferiu a Comunicação Interna para Talentos Humanos, conforme já noticiado aqui no Portal Negócios da Comunicação.

“De fato esse movimento foi feito duas vezes na Faber-Castell Brasil”, confirma Miguel Feres, diretor de RH e Sustentabilidade da empresa, referindo-se as mudanças de posição da Comunicação Interna dentro da estrutura organizacional. “Fizemos progressos em termos de agilidade, aspectos visuais, modernidade, reformulamos e oxigenamos a estrutura e as cabeças”, comenta, elogiando a iniciativa.

A Faber-Castell, informa que a movimentação atual ocorreu há cerca de um ano. O objetivo foi unificar as áreas de Comunicação Externa e Comunicação Interna aproveitando as sinergias naturais existentes. Com muitas vantagens: “Com Marketing à frente da área garantimos uma proximidade maior com as áreas de negócio promovendo ainda mais o compartilhamento das estratégias e iniciativas da marca com todos os públicos da organização. Isso reforça na companhia toda uma visão voltada ao consumidor”, informa o comunicado da Faber-Castell.

E mais: “A integração das equipes de comunicação inclui também o compartilhamento de fornecedores e processos de produção de conteúdos internamente. Assets (ativos) como vídeos, fotos, textos estão ao alcance de todos. Há perfis híbridos também em algumas posições como a de design gráfico, que trabalha para ambas as áreas. Procuramos ainda trazer para a área de Comunicação Interna ferramentas que tem uso mais disseminado em Comunicação Interna. Um exemplo recente foi a criação de um podcast para colaboradores, inspirado na popularidade recente do formato entre os consumidores”. O Time é formado por dois colaboradores e o apoio part-time de mais 5 colaboradores tanto da área de Comunicação Externa quanto de RH. Há ainda apoio de alguns outros fornecedores também.  O gerente de Comunicação é Marcelo Vecchi.

 

 

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email