Sucesso de e-sports amplia o crescimento de micro creators no segmento de Games

Pesquisas apontam que setor de e-sports alcance pela primeira vez a receita de US$ 1,08 bilhão em 2021 favorecendo o surgimento de criadores de conteúdo sobre o tema

Segundo pesquisa apresentada pelo Newzoo no início de março, o mercado de e-sports deve ultrapassar a casa do bilhão e chegar a marca de US$ 1,08 bilhão em 2021 – um crescimento de 14,5% em comparação ao ano passado. E a audiência promete crescer no mesmo ritmo, já que a previsão é de 1 bilhão de espectadores até 2025. Mesmo com a região asiática sendo detentora de mais de 50% desse público, a América Latina é vista como um dos grandes expoentes para essa indústria nos próximos quatro anos.

Microinfluenciadores

O aumento da popularidade faz aumentar também o surgimento por perfis no segmento – e a procura das marcas por parcerias. “Hoje, consigo ter ganhos com o perfil: no Youtube, através de visualizações monetizadas e publicidade, e no Instagram através de publicidade, posts pagos, campanhas, parcerias, etc.”, enumera Sidney Fernandes (@sidaodogame), um dos premiados da categoria Games da 3º Prêmio Microinfluenciadores Digitais, promovido pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e pela Plataforma Negócios da Comunicação.

Entre as parcerias com marcas ele aponta a Acer Predator, na qual apresenta produtos gamers como notebooks e monitores para o público, com demonstrações, testes e até eventuais lives com prêmios para os espectadores. “Hoje, o vídeo game vai além do entretenimento do jogo. Ele é aprendizado e envolve muito o meio social para aproximar as pessoas. Eu mesmo aprendi inglês jogando vídeo game, aprendi sobre história, mitologias e sobre muitos lugares do mundo”.

Crescimento

Sidney conta que produz vídeos sobre games desde 2011 e, quando o Instagram se tornou popular no Brasil, criou a página com a intenção de integrar os conteúdos e ter um contato mais direto e casual com o público. Caminho semelhante traçado por outra premiada da categoria Games, Tamires Panage (@tamirespanage).

“Comecei a trabalhar com o Instagram já tem um tempo – desde 2016. Como gostei de games desde criança do assunto, fui introduzindo o tema ao meu público e foi super bem aceito, assim trazendo uma galera nova ao meu perfil também, com que eu converso através de lives, notícias sobre games novos, bate papo sobre lançamentos”, diz Tamires.

Ela reforça que games é um mercado que está crescendo muito rápido, porém ainda é difícil ser aceita a introdução do público feminino na comunidade. “Rola um pouco de preconceito, mas estamos cada vez mais presentes na cena do E-sports. Hoje eu consigo ter ganhos financeiros com o perfil por meio de publicidades para marcas, como Blizzard Brasil, Razer Brasil, Vans Brasil”, aponta.

 Sidão do Game e Tamires Panage estão entre os premiados da categoria Games do Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2020
Sidão do Game e Tamires Panage estão entre os premiados da categoria Games do Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2020

Relação próxima

Principal diferencial dos micro creators é a relação próxima com sua base. “É a coisa mais gratificante pra mim, lidar com pessoas, ler cada mensagem de carinho e crítica construtiva também”, celebra Tamires. Sidney também aponta a satisfação em ver que seu trabalho envolve e impacta a vida de outras pessoas.

“Muitas vezes seguidores me falam que animei seu dia de alguma forma, seja porque estou sempre de bom humor nos posts ou por ajudar a distrair a cabeça dos problemas. E até com ações beneficentes ajudando quem precisa com arrecadações, etc.”, conta Sidney.
Ele dá como exemplo quando ele e seus seguidores se uniram a página “Razões para Acreditar” para arrecadar 35.000 reais para o jovem Samuel, que sofre de Distrofia Muscular de Duchenne e precisava de um aparelho para ajudá-lo a respirar.  Em apenas alguns dias, conseguiram arrecadar em torno de 55 mil, o que foi uma grande vitória para nós, para o Samuca e para toda a comunidade gamer.

“O Samuel, mesmo sem os movimentos do corpo, joga videogame com a boca e posta gameplays editadas por ele mesmo em seu canal no Youtube, o Samuca Games Hits. Quando a interação vai além do entretenimento e impacta vidas, seja desde um sorriso até ajudar alguém necessitado, faz valer toda a jornada e esforço que nos trouxe até aqui”, comemora Sidney.

Saiba mais

Único reconhecimento do mercado voltado aos nano e micro creators baseado em métricas de relevância e engajamento, a 3º Prêmio Microinfluenciadores aconteceu junto à programação do 8º Fórum sobre Marketing de Influência – Empreendedores da comunicação e Digitais. Para assistir a live completa clique aqui.
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