Entender para atender: a força do diálogo com propósito

A comunicação é uma via de mão dupla: para que seja verdadeira e relevante, é preciso compreender antes de transmitir

Por Maria Braga*

Receber o reconhecimento da imprensa nesta edição especial de 15 anos da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é, para nós, motivo de orgulho. Este prêmio valoriza o nosso trabalho coletivo, construído sobre os pilares da relevância, propósito e transparência que norteiam nossa atuação.

Atuamos com uma das atividades mais antigas, tradicionais e essenciais da humanidade: a agricultura. É por meio dessa atividade de mais de 10.000 anos de existência que o nosso alimento chega à mesa de milhões de pessoas. E é também por causa da agricultura que começou a se desenvolver a sociedade. Na época conhecida como Neolítico, grupos humanos deixaram de ser nômades ao aprenderem a domesticar plantas e animais. Não se trata apenas do nosso negócio ou do negócio dos nossos clientes. A atividade agrícola é um dos pilares que sustentam a vida. Por isso, temos uma missão bem clara: fazemos tudo oque está ao nosso alcance para construir um futuro sustentável na agricultura, conectando inovação, clientes e sociedade.

Para conectar todos esses elos, é necessário estabelecer um diálogo profundo com todas as partes interessadas. A comunicação é uma via de mão dupla: para que seja verdadeira e relevante, é preciso compreender antes de transmitir.

Entender para atender. E isso exige proximidade e escuta ativa. A informação de qualidade é um dos bens mais valiosos da sociedade. O  jornalismo profissional é essencial para garantir que ela circule de forma ética, verdadeira e contextualizada. Acreditamos que essa troca constante com os jornalistas é parte essencial da construção de confiança entre empresas, imprensa e sociedade. Afinal, são esses profissionais que traduzem, analisam, apuram, cobram e ajudam a dar sentido às transformações que vivemos no campo e fora dele.

Comunicar bem não é apenas compartilhar resultados ou inovações, é também criar pontes, contextualizar desafios e demonstrar compromisso com nossa missão em todos os momentos e em qualquer situação. Por isso, buscamos compreender as pautas que movem não apenas a imprensa, mas a sociedade, ouvir o que realmente interessa e sensibilizar nossos executivos para essa escuta presente. Essa sensibilização exige preparo e treinamento, mas sobretudo uma mudança de mentalidade: comunicar não é somente sobre o que queremos dizer e sim sobre o que o outro precisa entender.

Nenhuma transformação acontece sozinha. Trabalhamos próximos dos agricultores, desenvolvendo soluções que integram tecnologia, ciência e experiência prática. Do mesmo modo, atuamos próximos dos jornalistas, compartilhando informações de forma ética, acessível e contextualizada, contribuindo com nossa parte para que a informação de qualidade circule e gere impacto positivo.

Essa conquista é, portanto, coletiva. É fruto de um trabalho construído com coerência e diálogo, valores que também sustentam nossa visão: Por amor à agricultura, o maior trabalho da terra. Seguiremos comunicando com verdade e paixão, colaborando com quem ajuda a contar as histórias que movem a agricultura e inspiram um futuro melhor para todos.

*Maria Braga é gerente de comunicação externa para América Latina da BASF Soluções para Agricultura

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email