Por Maria Braga*
Receber o reconhecimento da imprensa nesta edição especial de 15 anos da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é, para nós, motivo de orgulho. Este prêmio valoriza o nosso trabalho coletivo, construído sobre os pilares da relevância, propósito e transparência que norteiam nossa atuação.
Atuamos com uma das atividades mais antigas, tradicionais e essenciais da humanidade: a agricultura. É por meio dessa atividade de mais de 10.000 anos de existência que o nosso alimento chega à mesa de milhões de pessoas. E é também por causa da agricultura que começou a se desenvolver a sociedade. Na época conhecida como Neolítico, grupos humanos deixaram de ser nômades ao aprenderem a domesticar plantas e animais. Não se trata apenas do nosso negócio ou do negócio dos nossos clientes. A atividade agrícola é um dos pilares que sustentam a vida. Por isso, temos uma missão bem clara: fazemos tudo oque está ao nosso alcance para construir um futuro sustentável na agricultura, conectando inovação, clientes e sociedade.
Para conectar todos esses elos, é necessário estabelecer um diálogo profundo com todas as partes interessadas. A comunicação é uma via de mão dupla: para que seja verdadeira e relevante, é preciso compreender antes de transmitir.
Entender para atender. E isso exige proximidade e escuta ativa .A informação de qualidade é um dos bens mais valiosos da sociedade. O jornalismo profissional é essencial para garantir que ela circule de forma ética, verdadeira e contextualizada. Acreditamos que essa troca constante com os jornalistas é parte essencial da construção de confiança entre empresas, imprensa e sociedade. Afinal, são esses profissionais que traduzem, analisam, apuram, cobram e ajudam a dar sentido às transformações que vivemos no campo e fora dele.
“O jornalismo profissional é essencial para garantir que ela circule de forma ética, verdadeira e contextualizada”
Comunicar bem não é apenas compartilhar resultados ou inovações, é também criar pontes, contextualizar desafios e demonstrar compromisso com nossa missão em todos os momentos e em qualquer situação. Por isso, buscamos compreender as pautas que movem não apenas a imprensa, mas a sociedade, ouvir o que realmente interessa e sensibilizar nossos executivos para essa escuta presente. Essa sensibilização exige preparo e treinamento, mas sobretudo uma mudança de mentalidade: comunicar não é somente sobre o que queremos dizer e sim sobre o que o outro precisa entender.
Nenhuma transformação acontece sozinha. Trabalhamos próximos dos agricultores, desenvolvendo soluções que integram tecnologia, ciência e experiência prática. Do mesmo modo, atuamos próximos dos jornalistas, compartilhando informações de forma ética, acessível e contextualizada, contribuindo com nossa parte para que a informação de qualidade circule e gere impacto positivo.
Essa conquista é, portanto, coletiva. É fruto de um trabalho construído com coerência e diálogo, valores que também sustentam nossa visão: Por amor à agricultura, o maior trabalho da terra. Seguiremos comunicando com verdade e paixão, colaborando com quem ajuda a contar as histórias que movem a agricultura e inspiram um futuro melhor para todos.

*Maria Braga é gerente de comunicação externa para América Latina da BASF Soluções para Agricultura







