A 15ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas será um evento histórico, devido sua longevidade e por ter se consolidado entre as marcas e profissionais de imprensa como uma das principais e mais completas premiações do setor. Algumas empresas estão na expectativa de serem premiadas pela 15ª vez consecutiva. São elas o Banco do Brasil, Bayer, Gerdau, Coca-Cola – cujos gestores de comunicação foram entrevistados em matéria anterior -, Vale, Anglo American, Pfizer e Petrobras.
Desde a sua criação, a iniciativa do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e da Plataforma Negócios da Comunicação vem cumprindo um papel relevante no fortalecimento do ecossistema de mídia e reputação corporativa no Brasil. O processo é colaborativo, representativo e democrático: jornalistas de todas as regiões do país são convidados a votar no processo online, apontando as empresas que melhor se comunicam com a imprensa. Numa segunda fase, são escolhidos os CEOs que melhor se comunicam com jornalistas.
As votações da primeira fase estão encerradas. Logo conheceremos as empresas escolhidas. As empresas premiadas serão informadas de sua conquista a partir do dia 01 de agosto de 2025, e as votações da 2ª fase, que é a escolha dos CEOs que melhor se comunicam com os jornalistas, acontecerão do dia 5 ao dia 29 de agosto.
A entrega dos troféus será feita em cerimônia presencial no dia 23 de setembro, juntamente com a 11ª edição do Prêmio Especialistas – que elege os profissionais de imprensa de maior destaque em seus trabalhos segmentados, também feito por votação direta da categoria.
Os dois eventos simultâneos, atraem jornalistas e representantes de marcas premiadas (assessores, gestores e CEOs), além de seus convidados, criando uma oportunidade valiosa para networking qualificado e para o fortalecimento das conexões entre empresas e imprensa, fundamental para o sucesso de quem atua na comunicação corporativa e necessita se aproximar ainda mais das fontes, e também para os jornalistas, que conhecem ao vivo quem se dedica dentro das marcas a ajudá-los na produção de pautas e acesso a informações exclusivas.
“Num ambiente de negócios saudável e numa democracia funcional, a imprensa ocupa um papel central. Marcas que compreendem isso não apenas se comunicam melhor, elas atuam com mais responsabilidade diante da sociedade. A pesquisa ajuda a evidenciar esse compromisso, reconhecendo quem leva a comunicação institucional a sério”. E o evento é uma oportunidade de encontrar e reencontrar colegas de profissão, fortalecer conexões com jornalistas e formadores de opinião e participar ativamente da valorização do jornalismo como vetor de reputação” avalia Márcio Cardial, diretor do Cecom e publisher da Plataforma Negócios da Comunicação.
Além da cerimônia de premiação, a Plataforma Negócios da Comunicação amplia a visibilidade das marcas e dos profissionais reconhecidos por meio de uma cobertura editorial abrangente. Estão previstas publicações prévias ao evento, conteúdos especiais no dia da cerimônia, com reportagens, entrevistas e vídeos e desdobramentos pós-evento em matérias, redes sociais e nas newsletters semanais
Marcas premiadas 14 vezes falam da expectativa:

Guilherme Scarance, gerente geral de Comunicação Externa da Vale, afirma que “para nós, da Vale, esta premiação é um duplo reconhecimento, tamanha a sua importância. Primeiramente, às empresas, porque a comunicação com jornalistas exige muita energia, dedicação e respeito, para que a sociedade seja abastecida de informações de qualidade e possa tomar decisões e formar opiniões de forma consciente. Ao mesmo tempo, um reconhecimento à função primordial do jornalismo como profissão capaz de esclarecer, informar e alertar, ainda mais em tempos de fake news alavancadas por IA e tanta polarização. Ficamos muito felizes de ver esta premiação chegar à sua 15ª edição, mostrando quão relevante se tornou para o nosso setor. Nós da Vale esperamos poder continuar juntos nessa jornada”.
E fala como está vendo o próximo evento:” De nossa parte, a preocupação primordial é de sempre fazer um bom trabalho: queremos que a sociedade conheça cada vez melhor a Vale e veja como a companhia vem evoluindo, em termos de cultura, cuidados com a segurança, impacto positivo na sociedade e relação de proximidade com as comunidades que nos cercam, ao mesmo tempo em que ocupa uma posição de destaque na mineração. Nesse sentido, seria uma grande honra sermos eleitos novamente e, para nós, seria um marco do respeito que temos pelo trabalho da imprensa”.
Além disso, Scarance detalha o papel sério e profissional com a imprensa: “O relacionamento com a imprensa é uma tarefa essencial para qualquer companhia que deseja se aproximar das pessoas. A imprensa é a intermediária entre a fonte e a sociedade, com a missão de informá-la corretamente. Sabemos que a imprensa tradicional passou por uma grande transformação, hoje as redações são multimídia: uma rádio transmite ao vivo pelo YouTube e uma emissora de TV veicula reportagens escritas nos portais. E vemos isso com bons olhos. Do nosso lado, vamos muito além de releases, promovendo press trips às nossas áreas de atuação, como o Pará e Maranhão . Só neste ano, realizamos seis delas, envolvendo 40 jornalistas, além de encontros com executivos, coletivas de imprensa e diversos outros momentos de contato, direto ou indireto. Temos também promovido a capacitação de jornalistas por meio de workshops sobre temáticas de interesse como resultados financeiros, transição energética e descarbonização”.

Rachel Pêssoa, gerente de comunicação corporativa da Anglo American, diz que “A Anglo American preza pelo diálogo contínuo e transparente com todos os públicos com os quais nos relacionamos. A imprensa ocupa um papel fundamental na promoção das informações relevantes para o negócio e para a sociedade. Trabalhamos diariamente para fortalecer essa relação, sempre com muita abertura, diálogo e transparência”.
A respeito da premiação, declara que “ficamos muito honrados em podermos chegar até aqui, com uma possível indicação pela 15ª vez consecutiva como das empresas que melhor se comunica com os jornalistas no Brasil, dentro do nosso segmento. Sabemos que é uma honra, e também uma grande responsabilidade de termos este reconhecimento, e seguimos firmes trabalhando para fortalecer cada vez mais o relacionamento com a mídia brasileira. Agradecemos a confiança do público que nos escolheu até aqui e seguimos atuando diariamente junto à imprensa. Entendemos que a votação é fruto de todo esforço realizado por todo o time de Comunicação e por nossos porta vozes, e é claro que a premiação sempre é um reconhecimento importante do trabalho realizado”.

Giuliana Reginatto, External Communication Lead da Pfizer, opina que “ao longo da história, o jornalismo de qualidade sempre exerceu uma função primordial na sociedade, seja fazendo a mediação entre os fatos e o leitor, evidenciando desafios sociais relevantes, ajudando a compreender o mundo ou, ainda, mobilizando pessoas e defendendo seus direitos. No mundo atual, marcado por relações em rede e por um número crescente de canais, vozes e dados, a imprensa assume um papel ainda mais significativo, atuando como um agente qualificador de informações – separando boatos de fatos, contextualizando, verificando, investigando. Na área da saúde, a credibilidade da mensagem se torna ainda mais importante. Por isso, na Pfizer, valorizamos o trabalho da imprensa e procuramos atuar em parceria com os jornalistas de diferentes formas, seja colaborando na elucidação de fake news, promovendo atividades educativas sobre temas científicos, ou impulsionando a geração de conhecimento a respeito de assuntos que carecem de dados nacionais”.
E, falando da Pesquisa e o processo de premiação diz que “A 15ª PEMCJ tem um papel fundamental ao reconhecer a importância do trabalho jornalístico e destacar as empresas que também valorizam a comunicação responsável,comprometida com a verdade dos fatos. Na Pfizer, acreditamos que a disseminação de informações confiáveis pode empoderar as pessoas em suas decisões de saúde e transformar vidas. Por isso, é uma honra trabalhar em parceria com todos os comunicadores que se dedicam a essa missão. A Pfizer está honrada com a oportunidade de participar, pela 15ª vez, da Pesquisa ‘Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas’. Essa constância, em meio às transformações ocorridas no mundo da comunicação ao longo da última década, reflete nossa busca contínua por caminhos inovadores para dialogar com a imprensa, focando em soluções que se adaptem a diferentes formatos, deadlines e novas necessidades. Fazer parte desse seleto grupo de empresas representa uma grande responsabilidade e nos impulsiona a ir além em nosso compromisso de estimular o combate às fake news e a disseminação de informações qualificadas, imprescindíveis para apoiar a população em sua jornada de cuidado.
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