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A maior empresa de infraestrutura e mobilidade do Brasil e um dos principais players do setor na América Latina, o Grupo CCR, fundado em 1999, mudou de nome para Motiva com o objetivo de ampliar a percepção do público sobre a diversidade de suas operações, que inclui rodovias, trens, metrôs e aeroportos. Cerca de 50% da população brasileira utiliza algum dos serviços oferecidos pela Companhia.

“Depois de mais de duas décadas com a marca CCR, chegou o momento de fazer evoluir nosso nome e identidade corporativa. Esta mudança se insere no contexto do amplo processo de transformação pelo qual passamos desde 2023 – nova estratégia, nova organização, nova cultura. Agora, nova marca. Motiva é acima de tudo um compromisso com os nossos clientes, nossas pessoas e nossos acionistas. Uma marca que respeita sua história, mas que se projeta para o futuro, representando uma empresa que quer ser mais humanizada, próxima do cliente, tecnológica e sustentável”, afirma Miguel Setas, CEO da Motiva.
A mudança de marca é um dos temas abordados no Plano de Aceleração de Valor (PAV) da empresa, iniciativa composta por 26 frentes de trabalho que visam estabelecer as bases para o crescimento futuro da companhia. Ela é mais um passo dentro de um amplo processo de revisão da estratégia, cultura e desenho organizacional iniciado em 2023.
Para marcar a mudança da marca, a Motiva opera desde abril em uma nova sede em São Paulo, totalmente alinhada à nova identidade visual. A empresa também passou a negociar suas ações ordinárias na B3 sob o novo ticker MOT3. O rebranding será progressivamente estendido às concessionárias, que adotarão a nova marca até o fim de 2026.
Criação
A palavra Motiva tem origem no latim “motivus”, que significa “aquilo que move” ou “o que causa movimento”. No sentido literal, a marca Motiva está associada à ideia de ação ou impulso que faz algo se mover. Em seu sentido figurado, está associada ao estímulo ou inspiração para que um movimento aconteça.

“O novo nome representa a evolução de uma marca descritiva – CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias) – o mais comum entre as empresas de infraestrutura de mobilidade, para uma marca associativa, Motiva, cujo nome dialoga com o propósito da Empresa de melhorar a vida das pessoas através da mobilidade. Assim, a Companhia se posiciona de forma pioneira e inovadora em seu segmento, em linha com sua visão de liderar o setor de mobilidade com foco na criação de valor sustentável”, afirma Vanessa Vieira, diretora de Marca e Comunicação da Motiva.
“Motiva nasce para ser uma marca à prova de futuro, refletindo e inspirando a transformação do negócio”, explica André Matias, diretor e sócio da FutureBrand, consultoria responsável pelo projeto de rebranding da Motiva.
Além do nome, a identidade visual também foi totalmente renovada e modernizada. Os tradicionais cinza e vermelho bordô da marca do Grupo CCR deram lugar ao anil, que se situa no espectro cromático entre o azul e o violeta. Associada aos conceitos de tranquilidade e harmonia, a cor diferencia a nova marca das demais empresas do setor. O símbolo formado por um círculo com duas linhas curvas entrelaçadas, que remete ao percurso de uma rodovia, foi substituído por um logo composto por três ondas que carregam em si as ideias de fluidez e movimento. As formas curvas acompanham a estética modernista brasileira, presente nas calçadas, nos edifícios das cidades e no trabalho de grandes nomes brasileiros das artes plásticas e da arquitetura brasileiras. As letras em caixa baixa buscam aproximar ainda mais a marca de seu público.
A campanha publicitária sobre essa transformação, assinada pela agência Talent, começou em 4 de maio com um filme de um minuto na TV aberta, durante o intervalo do Fantástico, na Globo. E prossegue com outros comerciais em diversas emissoras, TV por assinatura, TVs conectadas (CTV), anúncios em jornais, rádios digitais e formatos out-of-home (OOH) em mídia proprietária, como estações de trens, metrôs e aeroportos próprios, além de espaços de terceiros. O lançamento da marca é uma das maiores campanhas publicitárias já realizadas pela empresa.
Trajetória de crescimento
A companhia encerrou 2024 com lucro líquido ajustado de R$ 1,78 bilhão — aumento de 26% em relação a 2023. No último ano, a companhia também investiu R$ 7,44 bilhões no setor de infraestrutura de mobilidade, o que a coloca na quinta posição entre as empresas que mais investem no País. Possui 16 mil funcionários, está presente em 230 cidades de 13 estados brasileiros e opera em três países da América Latina. O modal rodoviário representa 67% do faturamento, seguido por 23% de trilhos (metrô e trens) e 10% aeroportos.
Sua plataforma de rodovias opera 4.475 mil quilômetros de vias em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, por onde circulam cerca de 2,5 milhões de veículos diariamente – o equivalente a um terço da frota leve nacional e a 50% da frota nacional de veículos comerciais. Neste primeiro semestre, a empresa iniciou a operação das novas concessões da Rota Sorocabana (SP) e Lote 3 do Paraná.
Em Trilhos, a Motiva é a maior operadora privada da América Latina, posicionando-se como a 7ª do mundo, com 191 quilômetros de linhas administradas no país. São mais de 120 estações de trens, metrôs e VLT administradas em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador (BA), que transportam cerca de 3 milhões de passageiros por dia.
Em aeroportos, a Companhia é o terceiro maior player do mercado brasileiro, operando 17 aeroportos nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, além de outros três no Equador, em Curaçao e na Costa Rica. Os terminais geridos pela Motiva atendem a mais de 200 linhas regulares e embarcam mais de 43 milhões de passageiros por ano.