Em um mercado repleto de sites que operam ilegalmente, diferenciar as casas de apostas autorizadas pelo governo federal daquelas que funcionam clandestinamente nem sempre é uma tarefa simples. Para enfrentar esse desafio, a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), em parceria com o Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária (Conar), tem orientado um grupo importante que trabalha na divulgação paga de bets, os influenciadores digitais, a se especializarem em um novo ramo da comunicação: a publicidade ética das apostas.
O curso é on-line e conta com oito módulos, que abordam temas essenciais, como os princípios da publicidade ética em apostas, responsabilidade social, proteção de populações vulneráveis e as conformidades e requisitos regulatórios. Desenvolvido por especialistas do setor de iGaming da agência Propane, o treinamento está disponível no site trainingcenter.propane.com.br.
A iniciativa, segundo o presidente da ANJL, Plínio Lemos Jorge, busca frear uma das principais portas de divulgação dos sites ilegais no país, que são as redes sociais. E o desafio é grande. Até janeiro, a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), do Ministério da Fazenda, solicitou o bloqueio de mais de 11 mil empresas irregulares de apostas. “Sabemos que muitos influenciadores, sem a devida checagem, acabam promovendo casas de apostas clandestinas.
Com isso, todos perdem: o influenciador, que pode ser responsabilizado pela divulgação de
uma empresa irregular; o apostador, que corre o risco de não receber seu valor ganho; e o próprio mercado regulado, que opera com diretrizes específicas por portarias e decretos”, explica o presidente da ANJL
Plínio destacou ainda que o curso trata do jogo responsável. “O objetivo é capacitar os influenciadores a produzir conteúdo com informações transparentes sobre a atividade, em conformidade com as práticas legais e acompanhados de mensagens educativas, que buscam prevenir o vício e proteger públicos vulneráveis, como as crianças”, diz o presidente da ANJL.
Segundo o diretor de Comunicação da ANJL e CEO da Propane, Leonardo Benites, o curso ensina a criar campanhas dentro das normas, reduzindo riscos e ampliando oportunidades no mercado. “Não compreender as regras do Conar pode trazer grandes problemas. Multas, restrições, processos e até a perda de parcerias. Além disso, a concessão de influenciadores e afiliados pode ser seriamente prejudicada, dificultando futuras oportunidades”, destaca ele.
Para Benites, o próximo passo é oferecer aos influenciadores capacitados um selo que conceda maior credibilidade à postagem na atividade de apostas. “Com uma abordagem ética e profissional, os influenciadores se tornam mais significativos para marcas e anunciantes, garantindo parcerias. Por isso, é importante separar o profissional qualificado do que atua para o mercado de sites ilegais”, afirma o diretor de Comunicação da ANJL.