Dois profissionais que exercem funções vitais para a melhor visibilidade das notícias e qualidade do conteúdo editorial tem seu dia hoje (28/3): é o Dia do Diagramador e o Dia do Revisor, funções que se complementam.
O diagramador desempenha uma função relacionada diretamente à arte do texto. Ele organiza as imagens, legendas, títulos e texto deixando o conteúdo harmônico e criativo. Hoje é muito demandado para criar infográficos e por isso o domínio de softwares de imagens e de edição – os mais comuns são o Photoshop e InDesign – e gráficos é essencial para a profissão. Também precisa se adequar a mídia onde atua, seja jornais, revistas, ou plataformas digitais.
Já o revisor é o especialista na gramática. É ele que corrige os erros e as discordâncias, atuando como o fiscal da língua, e ajudando editores de livros, autores e jornalistas a aprimorarem a qualidade de seus textos. Muitos revisores também executam um papel educativo, percebendo as principais dificuldades de jornalistas e erros de português mais comuns identificados em veículos de comunicação e atuam ajudando os profissionais de redação nas dificuldades mais recorrentes.
Não existe formação de nível superior para essas duas profissões. Mas diagramação é uma disciplina obrigatória nas faculdades de Jornalismo e também está presente em diversos cursos técnicos do setor editorial, de artes visuais e gráficas, design e desenho industrial. O curso de Design Gráfico, de nível técnico é um dos mais adequados para formar profissionais. Muitos diagramadores são formados nas próprias redações de veículos de comunicação. O mesmo acontece com o profissional de revisão: sua formação recomendada é de Letras, por ser um especialista em língua portuguesa, mas pessoal de outras áreas, com boa afinidade de texto, como jornalistas.