Dia Mundial do Rádio: a tecnologia amplia a difusão

Data definida pela Unesco para o dia 13 de fevereiro, em todo o mundo, comemora o uso da tecnologia impulsionando voz e agora imagem

Entre os meios de comunicação de massa que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências em todo o mundo. No Brasil, 80% da população ouve rádio (e agora também pode ver imagens nas transmissões, ao vivo, via Youtube).  Cada ouvinte passa, em média, 4 horas e 26 minutos ouvindo rádio. O dado é do estudo Inside Audio 2024 da Kantar IBOPE Media. Ao todo, nove em cada dez pessoas no País consomem algum formato de áudio, incluindo serviços de streaming, podcasts, entre outros. Como apontam outras pesquisas recém-divulgadas, 83% dos ouvintes consideram que essa mídia apresenta notícias de forma rápida, enquanto 64% confiam no radiojornalismo.

Infelizmente, estudo da Nielsen aponta que á uma grande desconexão entre o investimento publicitário em rádio e o consumo do meio pela população. No caso, a rádio é bastante subestimada pelas marcas, sendo muito mais presente na vida do consumidor do que se imagina. Mas as grandes marcas apoiam.  Tanto que, entre os 100 maiores anunciantes no Brasil, 99% investiram nesse meio durante o primeiro semestre de 2023, segundo a Kantar IBOPE Media.

O Dia Mundial do Rádio,13 de fevereiro, foi criado em 2011 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) parahomenagear a primeira transmissão radiofônica realizada pela rádio das Nações Unidas, em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países. O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado em 2012.

Pesquisas internacionais

A mais recente pesquisa da RAJAR (Radio Joint Audience Research), referente ao quarto trimestre de 2024, revelou que o rádio segue como um dos principais meios de comunicação no Reino Unido, mantendo um consumo relativamente estável. Segundo o levantamento, 87% da população adulta, o equivalente a 50 milhões de pessoas, sintonizaram alguma estação de rádio ao longo da semana, totalizando 1,033 bilhão de horas de escuta no período. A pesquisa RAJAR mostra que o alcance semanal do rádio no Reino Unido permaneceu estável ao longo dos últimos trimestres, variando entre 87,2% e 88,8% da população adulta.

O estudo também destaca a crescente digitalização do consumo de rádio no país. Atualmente, 77% da população escuta rádio por meio de plataformas digitais, como DAB (rádio digital terrestre), DTV (televisão digital), aplicativos/web e alto-falantes inteligentes. O tempo total de escuta digital chegou a 746 milhões de horas semanais, representando 72% do consumo total de rádio no Reino Unido.

A pesquisa também revela a distribuição do consumo de rádio por ambiente. O levantamento indica que 61% da audiência ocorre dentro de casa, 59% em veículos (carros, vans e caminhões) e 18% no trabalho ou em outros locais.

Dispositivos inteligentes: o novo rádio residencial

Os dispositivos inteligentes continuam desempenhando um papel importante no consumo de áudio. Segundo a RAJAR, 63% dos usuários de smart speakers utilizam seus dispositivos para ouvir rádio. Além disso, 21% afirmam que escutam rádio diariamente por meio desses aparelhos.

O relatório também indica um crescimento no consumo de conteúdos sob demanda. 36% dos usuários de smart speakers escutam podcasts pelo menos uma vez por mês, enquanto 28% acessam rádio via smartphone ou tablet regularmente. Já o consumo de conteúdos de rádio via “catch-up” (reprises ou sob demanda) foi registrado por 15% dos ouvintes..

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email