Sem muros: o impacto do digital e do trabalho híbrido
Não existem muros que separam a comunicação feita dentro ou fora da organização. Se antes acreditávamos que havia a ideia de um espaço protegido e restrito à empresa para as informações institucionais, que permaneciam apenas dentro das paredes corporativas, sabemos que isso não é mais possível e, muitas vezes, não é sequer desejável. As fronteiras entre os ambientes internos e externos de uma organização foram desfeitas com a ascensão das redes sociais, a multiplicação das plataformas digitais de comunicação e a adoção dos modelos híbridos de trabalho, incluindo o trabalho remoto.
Uma pesquisa recente da Gallup, que analisou o impacto do trabalho híbrido nas empresas, revelou que 54% dos trabalhadores valorizam uma comunicação interativa e acessível, com o uso de ferramentas de colaboração digital. Para o setor de saúde, no qual colaboradores estão distribuídos em diversos locais, como escritório, clínicas médicas, centros de pesquisa e unidades de produção, a comunicação híbrida e, na maioria das vezes assíncrona, deve ser ainda mais estratégica e direta. É ela que vai garantir que todos se mantenham atualizados sobre mudanças, notícias de interesse, atualizações, direcionamentos e alinhamentos gerais.
Confiança e reputação
Acreditamos que, ao adaptar nosso olhar para a comunicação com funcionários de forma mais abrangente, passamos a garantir um ambiente mais transparente e genuíno, onde todas as pessoas, dentro e fora da organização, têm uma percepção real e, oxalá, positiva da companhia.
Ao considerar a comunicação como uma só, criamos um ciclo virtuoso de confiança. Os funcionários, bem-informados, sabem o que podem compartilhar, ampliam o alcance das mensagens. A boa comunicação, por meio do já conhecido e eficiente “boca a boca”, contribui diretamente para a construção de uma imagem sólida e transparente da organização no mercado. Com isso, a comunicação se torna, cada vez mais, um verdadeiro catalisador da reputação da empresa.