Estagiários e a potência da comunicação interna no engajamento jovem
Com uma comunicação interna eficaz, jovens talentos se transformam em verdadeiros embaixadores da marca, conectados e inspirados pela cultura organizacional
Estagiário faz de tudo um pouco, não é mesmo? Desde verificar e-mails até servir o famigerado cafezinho – e, claro, acertar se é com ou sem açúcar. Mas a verdade é que esses jovens talentos são muito mais do que simples aprendizes. Eles são como esponjas: absorvem cada detalhe da cultura da empresa e, com o suporte certo, podem se transformar nos melhores embaixadores da marca. E é aqui que a comunicação interna mostra sua força: ela não só facilita a integração, mas também faz com que os estagiários se sintam parte do time e conectados a algo maior desde o primeiro dia.
Mais do que transmitir informações e esclarecer processos, a comunicação interna permite que eles se enxerguem como parte do time, entendendo seu papel na empresa e como cada ação, por menor que pareça, ajuda a fortalecer os valores da organização. Com o tempo – e, claro, uma comunicação engajadora e empática – eles deixam de ser “os novatos” e se tornam peças importantes na empresa, trazendo ideias frescas e aquele entusiasmo que transforma qualquer ambiente de trabalho.
Comunicação interna e integração dos estagiários
Quando o estagiário chega à empresa, ele sabe que os primeiros dias podem ser uma verdadeira aventura. Além de não dominar o “idioma” corporativo, tudo – dos processos às pessoas – exige uma dose extra de cuidado. Mas nem tudo precisa ser tão desafiador. Com a comunicação interna fazendo seu papel, é possível suavizar o impacto inicial e alinhá-los rapidamente à cultura organizacional, acabando com o estigma de “o estranho no ninho”.
Patricia Bastos, da Tetra Pak
Para Patrícia Bastos,diretora de Comunicação Corporativa e Marketing da Tetra Pak, referência em soluções de processamento e envase de alimentos, a comunicação interna é uma aliada indispensável para que os estagiários realmente entendam o funcionamento da empresa e se sintam parte dos acontecimentos – desde treinamentos e atividades internas até eventos externos e iniciativas de sustentabilidade. E segundo ela, não se trata apenas de compartilhar informações, mas de integrar e engajar, mostrando os valores que movem a organização. “De forma geral, as ações de comunicação interna contribuem muito para que os estagiários se sintam integrados às áreas e conquistas da Tetra Pak, gerando neles um senso de pertencimento.”
Em outras palavras, esse alinhamento é o que pode definir toda a jornada do colaborador – do estágio à senioridade. Patrícia ressalta que, quando a comunicação interna cria um ambiente onde os estagiários se sentem acolhidos, valorizados e com voz ativa, o impacto é duradouro. Com diálogo e acesso à informação, eles ganham liberdade para interagir com colegas de diferentes áreas e contribuir com soluções para os desafios do dia a dia. “Ao possibilitar um ambiente de acolhimento, a comunicação interna se torna parte integrante de uma importante estratégia de Employee Value Proposition (EVP), ou seja, daquilo que faz da empresa um lugar único para se trabalhar,” afirma a porta-voz da Tetra Pak.
Conexão emocional
Não é à toa que o trabalho começa muito antes da entrada dos estagiários. A comunicação interna precisa ser consistente, fortalecendo a marca empregadora para atrair novos talentos e, ao mesmo tempo, espalhando os valores e a cultura da empresa entre os colaboradores. Luciana Rodrigues de Oliveira, gerente-executiva de Comunicação da Tereos, líder no setor sucroenergético brasileiro, resume bem essa estratégia. “Com a divulgação de nossos programas de estágio, apresentamos aspectos de nossa cultura em campanhas desenhadas para comunicar nosso jeito de ser. No dia a dia, desde a ambientação dos nossos espaços de trabalho até as informações nos canais de comunicação, nossas campanhas trazem mensagens baseadas nos valores e propósitos do grupo”, explica.
Entretanto, para que as mensagens tenham o impacto desejado, a comunicação interna precisa construir uma conexão entre eles e a organização. E isso não acontece magicamente, sem uma abordagem cuidadosa e um olhar atento ao engajamento dos mais jovens. Mas como manter os estagiários conectados ao core organizacional? Para Luciana, a chave está em se aproximar do público com uma linguagem moderna e que leve em conta as diferentes realidades dentro da empresa. “Na Tereos trabalhamos com diversos canais, nos quais usamos diferentes linguagens e formatos para nos aproximarmos de todo nosso quadro de colaboradores.”
Luciana Rodrigues de Oliveira, da Tereos
Linguagem moderna
Com uma equipe tão diversa, que inclui desde colaboradores que trabalham no campo e os “pratas da casa” até representantes da Geração Z, Luciana explica que é preciso adaptar os formatos para alcançar cada um deles. Para se ter ideia, cerca de cem estagiários chegam à Tereos todos os anos. “Apostamos em e-mail marketing, newsletters, TV, podcast, WhatsApp e também em muitas ativações em nossos escritórios e unidades industriais para falar a linguagem mais jovem e criar essa aproximação”, conta.
Conforme explica Luciana, essa variedade de canais permite que a comunicação interna fale diretamente com cada perfil, além de abrir espaço para que os próprios colaboradores sejam protagonistas das histórias. “No nosso mural on-line, temos uma sessão dedicada a replicar os posts no LinkedIn nos quais eles marcam a Tereos e mostram o seu dia a dia”, exemplifica.
Além disso, a comunicação interna ganha força com iniciativas mais práticas, como o projeto de voluntariado “Fazendo Acontecer”, que leva os jovens a participarem de ações comunitárias – do plantio de mudas à reciclagem e doações. Segundo a gerente-executiva de Comunicação da Tereos, essa é uma oportunidade única de aproximar os estagiários e conectá-los com colegas de outras áreas, fortalecendo ainda mais o engajamento desses novos talentos. “O engajamento desses colaboradores faz toda a diferença para trazer energia e um olhar diferenciado sobre nossa atuação. Estimulamos a participação em nossas iniciativas e ativações, sempre abrindo espaço para a colaboração”, observa.
Engajamento jovem
Mas quando o assunto é engajamento, as redes sociais internas provam ser uma ferramenta poderosa. Quem disse que elas servem só para selfies e memes? Na Tetra Pak, Patrícia Bastos explica que essas plataformas são mais que uma vitrine da empresa, mas um espaço para que os estagiários se tornem colaborativos e mais ativos. “Muito além de terem acesso ao que acontece na empresa, eles podem ser propositivos ao fazerem suas publicações e interagirem com colegas de outras áreas”, afirma.
Além disso, a empresa disponibiliza conteúdos que os estagiários podem compartilhar em suas próprias redes sociais, caso achem interessante – o que tem elevado o engajamento e transformado esses jovens em protagonistas das suas próprias histórias. “Estamos falando de uma geração para a qual os meios digitais sempre foram uma realidade”, lembra Patrícia, destacando a importância de falar a mesma língua dos jovens talentos. E os dados só confirmam isso: a pesquisa Deloitte Global 2023 “Gen Z and Millennial Survey” revela que 46% dos jovens da Geração Z priorizam o propósito em suas decisões de carreira e que 60% preferem trabalhar em empresas que compartilham seus valores.
Com esse cenário em vista, Patrícia explica que a Tetra Pak usa a comunicação interna não só para informar, mas para integrar e dar voz aos estagiários, reforçando o senso de pertencimento. “Temos visto que este público gosta de ter voz e, também, de ser ouvido,” finaliza, ressaltando a importância de criar um espaço de diálogo onde esses novos talentos realmente possam se conectar com a cultura da empresa.
Foto: Reprodução/Freepik
Transparência e feedback
Contudo, engajamento é apenas o primeiro passo dessa jornada. De acordo com as especialistas, fatores como transparência e feedback constante são indispensáveis para atrair a atenção dos estagiários. Para eles, saber que existe um canal direto com as lideranças significa que a organização está aberta ao diálogo. Assim, eles saberão, desde o princípio, onde estão e o potencial que têm.
Na Tereos, por exemplo, a transparência é um pilar da comunicação interna, como bem destaca Luciana Rodrigues. Por lá, todos são constantemente informados sobre decisões e mudanças na empresa. Pesquisas de satisfação, segundo ela, são realizadas com frequência. “Abrimos espaço para que eles se manifestem e nos ajudem a buscar excelência”, comenta Luciana, reforçando a importância de construir um ambiente de confiança. Desse modo, a empresa não só entende melhor as necessidades dos colaboradores, mas também ajusta a comunicação para que esteja sempre alinhada com eles.
Combinando transparência e feedback contínuo, a comunicação interna é o que dá aos estagiários a chance de se desenvolverem e entenderem o todo. Patrícia Bastos, da Tetra Pak, descreve essa estratégia como crucial para que eles vejam além do seu departamento e compreendam a empresa como um conjunto integrado. “A comunicação interna permite que eles vejam a Tetra Pak muito além da caixinha”, afirma. No fim das contas, a CI complementa os feedbacks formais, contribuindo para que os mais jovens se familiarizem com todo esse universo e se mantenham atualizados sobre ele.
Desafios de comunicação
Mas, ainda assim, se comunicar com a Geração Z pode ser desafiador. Nesse cenário em que as “trends” mudam rapidamente, é preciso ser criativo para transformar os desafios em oportunidades. Luciana, da Tereos, observa que a Geração Z traz demandas específicas e que a comunicação precisa ser dinâmica para suprir essas expectativas. Um exemplo disso foi a Semana da Diversidade, em que a Tereos investiu em atividades interativas para atrair os jovens e provar que temas importantes podem ser abordados de forma leve e engajadora. “A comunicação não é apenas estratégia, é uma forma de conquistar essa nova geração”, destaca.
É nesse contexto que os estagiários também se tornam influenciadores internos. Quando bem orientados pela comunicação interna, esses jovens não apenas absorvem a cultura organizacional, como a “esponja” da qual falamos no início, mas a multiplicam exponencialmente, assumindo o papel de embaixadores da marca. Sejam nas redes sociais internas ou em campanhas, eles inspiram colegas e reforçam os valores da empresa de dentro para fora, fortalecendo a estratégia de employer branding. “A comunicação está se tornando mais descentralizada, passando a ser construída junto aos nossos interlocutores”, completa.
Na Tereos, o programa conta com 15 participantes escolhidos a dedo, segundo Luciana. “Tivemos o cuidado de selecionar pessoas de diferentes gêneros, funções, cargos, unidades e idades para realmente dar uma visão global do que é trabalhar na Tereos”, finaliza a porta-voz.
Foto: Reprodução/Freepik
Impulsionamento
Não à toa, com uma comunicação interna bem estruturada, os estagiários podem ajudar a construir um ambiente colaborativo, impulsionando o employer branding. No caso da Tetra Pak, essa abordagem é fundamental para tornar a empresa ainda mais atrativa aos olhos dos novos talentos. “Uma estratégia de comunicação integrada que contemple todos os públicos é fundamental, uma vez que não existem mais barreiras entre o que é comunicado internamente e o que levamos para o público externo”, destaca a diretora de Comunicação Corporativa e Marketing, Patrícia Bastos.
A campanha “Um Mundo de Oportunidades” é um exemplo dessa atuação. Com temas como crescimento, inovação e proteção às pessoas, a campanha incluiu ações como vídeos curtos em que os estagiários compartilharam suas experiências. Essa abordagem, segundo Patrícia, confere à comunicação interna autenticidade e proximidade, dois valores que estreiam a conexão com público.
O impacto dessa estratégia foi tão grande que, em 2024, duas estagiárias compartilharam suas histórias nas redes sociais da Tetra Pak, convidando outros jovens a fazer parte da empresa. O resultado? Mais de 300 mil pessoas alcançadas e 400 mil visualizações, o que impulsionou o engajamento e aumentou significativamente as inscrições no programa de estágio. “Trazer o público jovem para o protagonismo da campanha, como embaixadores da marca, tem sido fundamental para engajar e atrair novos talentos”, conclui Patrícia.
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02/04/2025
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