Mundo Zenvia: cultura organizacional além das fronteiras

Campanha finalista do 2º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores conectou o público interno que atua em diferentes locais dos planeta

Como manter uma cultura organizacional sólida quando o público interno da organização trabalha de diferentes lugares do mundo? Esse foi o desafio da Zenvia, uma empresa de tecnologia com mais de 14 mil clientes em todo o mundo e 1.200 colaboradores no Brasil, Argentina e México. Esse pessoal interno foi alvo da campanha Mundo Zenvia, com o grande desafio de integrar pessoas, promover a criação de laços, apresentar suas crenças, seu jeito de ser, propósito e disseminar a cultura aos colaboradores recém contratados.
Leonardo Wollinger

Leonardo Wollinger, creative director da Clima Comunicação, que organizou o projeto, explica que a Zenvia triplicou seu quadro funcional em pouco mais de um ano, e esses novos talentos precisavam de uma ação para promover a integração dentro da companhia. Ele detalha: “Com uma campanha robusta de cultura dividida em três pilares (estratégia de desdobramento da cultura organizacional, BUY-IN da liderança e experiências e comunicação da cultura para os Humanz) aconteceram ações como eventos on-line, processo de seleção de influenciadores da cultura, elaboração de vídeo manifesto e gameficação foram desenvolvidas no decorrer de um semestre”. O trabalho foi inscrito no 2º Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores (PEMCC) iniciativa do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH. Sua relevância foi reconhecida pelos jurados e o case foi um dos finalistas

Ao falar sobre a importância e objetivos de ação internacional, Wollinger diz que, “ao transformar o processo de evolução cultural de uma empresa em uma imersão interativa e gameficada que envolve todos os níveis hierárquicos da organização, conseguimos de forma leve e assertiva fixar e facilitar o processo de aprendizagem e compreensão da cultura, enquanto promovemos o engajamento, a conexão entre as pessoas e o entendimento de todo o ecossistema que compõe a organização”. A campanha, ainda segundo o executivo, foi importante para engajar todos os colaboradores, fazer com que todos entrassem em contato com a nova cultura, a nova marca e o novo momento de crescimento da organização, além de entender de maneira didática os comportamentos esperados.

Alessandra Matsumi

Com mais de 150 peças criadas em seis meses de projeto, a campanha contou com mais de 1200 colaboradores impactados, 100% da liderança treinada para o novo momento da empresa e 95% de engajamento do público interno, nos 3 países em que o trabalho foi desenvolvido (Brasil, Argentina e México). “Mesmo com o fim da campanha”, explica o diretor, os temas de cultura seguiram sendo reforçados nos canais de CI, nos ritos organizacionais e um grupo de influenciadores internos foi criado para seguir fortalecendo a cultura em todos os níveis”.

Alessandra Matsumi, gerente de Estratégia e Cultura, que conduziu o planejamento estratégico e o atendimento ao cliente junto Leonardo Wollinger. A Clima Comunicação também conquistou a categoria de Agência do Ano”.
O valor da premiação
Ao falar sobre o PEMCC,  Wollinger qualifica que o Prêmio “desempenha um papel de relevância no setor, impulsionando o desenvolvimento do ecossistema da comunicação interna ao reconhecer e promover o protagonismo das marcas, agências e profissionais que contribuem para a criação de narrativas de cultura e comunicação dentro das organizações. Isso não apenas destaca as boas práticas organizacionais, mas também enfatiza a importância da maneira como as histórias são compartilhadas, os laços são formados e as narrativas inovadoras transformam a relação dos indivíduos com o trabalho”.

2º PEMCC – Oferecimento:

    
  
 

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