Por Juliana Machado
Tempos atrás, em um mundo offline, uma pauta poderia ser digerida por horas, dias e até semanas antes de virar notícia e se transformar em uma crise. Hoje, com os avanços da tecnologia associados à rapidez do consumo de notícias, um post ou tema aparentemente comuns são capazes de provocar grandes prejuízos às corporações. A gestão de crise, nesse contexto, é um dos mais importantes fundamentos da comunicação corporativa. E o relacionamento transparente e sólido com jornalistas é imprescindível para mitigar cenários comunicacionais adversos e permitir que a narrativa das organizações seja transmitida com agilidade, clareza e objetividade.
A mídia tem um papel importantíssimo nesse processo e influencia a percepção que o público tem sobre determinada personalidade, político ou empresa, podendo impactar diretamente na sua reputação. Portanto, os
veículos de comunicação devem ser considerados grandes aliados no dia a dia. Confiança, transparência e coerência entre discurso e prática são atributos essenciais para uma comunicação efetiva e a consolidação do relacionamento com a imprensa.
Além disso, o fornecimento de informações relevantes, o entendimento sobre prazos e adaptação às necessidades dos jornalistas, com a possibilidade de oferecer porta-vozes e boas histórias que sejam do interesse do repórter e do leitor são estratégias que contribuem para fortalecer esse vínculo. A conexão, porém, ultrapassa o mero envio de e-mails e mensagens aos jornalistas. Press trips, almoços e cafés de relacionamentos, convites para eventos promovidos pela empresa e visitas às redações são outras formas complementares de se
aproximar com repórteres e editores.
Para ampliar as conversas e interação com a imprensa, temos buscado, na ArcelorMittal, intensificar as ações de relacionamento e divulgação de temas relevantes para a sociedade em geral. Somos uma empresa com presença em sete estados com unidades industriais e contamos com mais de 17 mil empregados distribuídos por todo o Brasil, trabalhando firme no nosso propósito de produzir “aços inteligentes para as pessoas e o planeta”. Uma empresa desse porte necessariamente é notícia e temos a responsabilidade de dar visibilidade e transparência às nossas ações.
No ano passado, por exemplo, organizamos coletivas para anunciar investimentos nas áreas de energia e descarbonização. Promovemos encontros com jornalistas em eventos relacionados aos patrocínios da empresa
à StockCar, Arena MRV e MasterChef, concedemos uma série de entrevistas a veículos nacionais e locais, incluindo do presidente da ArcelorMittal Brasil, Jefferson De Paula, e outros diretores e porta-vozes.
Todas essas ações ajudam a empresa a construir um colchão reputacional necessário para amenizar potenciais efeitos de crises. A reputação é um dos ativos mais importantes de uma organização. E manter o relacionamento com jornalistas e veículos é uma estratégia fundamental para o fortalecimento da reputação e da marca.
Com as rápidas transformações dos veículos de comunicação e o surgimento de diversos novos canais, a ArcelorMittal está sempre atenta às novas formas de comunicar. Nesse contexto, o relacionamento entre jornalistas e empresas torna-se ainda mais relevante e precisa ser cada vez mais próximo para respondermos às pressões da sociedade que demandam respostas e a disseminação de informação de qualidade e em tempo real.
Produção de conteúdo qualificado, transparência e celeridade no atendimento à imprensa são pilares fundamentais. Reforçamos também que é essencial disponibilizar informações relevantes e contextualizadas, que sejam do interesse do repórter e do público.
Nos sentimos muito honrados ao recebermos pela sétima vez a premiação Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas. Trata-se de um dos prêmios mais importantes do setor da comunicação do Brasil. Acreditamos que a imprensa tem um papel fundamental para a democracia e a formação cidadã,
de modo que prezamos por uma relação de confiança e sólida com os jornalistas. Dar continuidade à transparência das informações é um compromisso do qual permanecemos vigilantes”.
Juliana Machado, Gerente Geral de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da ArcelorMittal Brasil (Foto: Divulgação/ArcelorMittal)