Por Pedro Moraes Torres Pinto
Uma boa reputação é uma característica fundamental para qualquer organização na atualidade. Em um mundo cada vez mais conectado, onde as informações são amplamente divulgadas e consumidas, conseguir estabelecer uma narrativa positiva e transformar a comunicação em uma real ferramenta do negócio estão entre os objetivos das áreas de comunicação das companhias.
Essa necessidade é tão real e perceptível que estudos publicados há anos comprovam a importância da construção de uma imagem positiva. De acordo com uma pesquisa elaborada pela Universidade de Oxford, as empresas de capital aberto possuem entre 70% e 80% do seu valor de mercado advindo de ativos intangíveis, como patrimônio de marca, capital intelectual e outros fatores, o que as torna especialmente vulneráveis a situações que possam prejudicar a reputação.
No entanto, ao contrário do que muitos pensam, conquistar esse status não é algo fácil ou natural, mas exige amplos esforços e uma estratégia que abrangem stakeholders diversos, como a imprensa, influenciadores, acionistas, organizações e sociedade em geral. E, com toda a certeza, um dos relacionamentos mais importantes a ser construído é exatamente com a imprensa, já que ela será, em diversos momentos, responsável por levar as mensagens-chave e os acontecimentos da empresa para outros públicos e influenciar a visão dessa companhia.
Uma das formas para que essa parceria seja positiva é manter o diálogo disponível, aberto e contínuo, e que seja feito de forma transparente. Aqui na Gerdau, empresa premiada na categoria Siderurgia e Metalurgia da 13ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, é possível compreender como uma empresa e sua reputação conseguem se destacar positivamente mesmo em um setor com desafios de imagem. Isso é possível ao associar a marca a grandes acontecimentos, eventos e divulgações em que a imprensa e os jornalistas possam ser introduzidos e aprofundados no cotidiano da companhia, sempre com o compartilhamento de informações claras e verdadeiras e tendo um propósito guiando estas iniciativas.
Portanto, é evidente que existe uma via de mão dupla no relacionamento entre empresas, jornalistas e veículos de comunicação. E, assim como em todas as parcerias, o mais importante é que haja uma relação ética e com abertura, moldando assim um elemento fundamental para a construção de uma sociedade próspera para todos e contribuindo para o fortalecimento da democracia.
Pedro Torres, é diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau