Por Flávio Otsuka
Uma boa imagem e reputação empresarial são dois atributos vitais para a sobrevivência das organizações. Ainda mais nos dias de hoje, em que temos à nossa disposição diversos canais de comunicação por onde as notícias são compartilhadas de maneira cada vez mais ágil e imediatista. Um risco na imagem de uma organização pode tomar enormes proporções e os fatos podem dar lugar à desinformação, caso não sejam bem comunicados.
Se por um lado, ter acesso a muitas informações o tempo todo ajuda a nos mantermos mais conectados com o que acontece no mundo, por outro, fica mais difícil filtrar o que é, de fato, relevante e, principalmente, o que é confiável. Nesse aspecto, a imprensa exerce um verdadeiro papel de prestadora de serviços à sociedade, uma vez que contribui para que as informações cheguem com credibilidade às pessoas, ajudando-as a formarem suas próprias opiniões, a fiscalizar o poder público e se conscientizarem a respeito dos benefícios dos produtos e serviços ofertados pelas organizações.
Dito isso, as companhias precisam estar cientes de que investir em um relacionamento sólido, de confiança e a longo prazo com os jornalistas deve fazer parte de sua estratégia de negócio pois esses profissionais são peças-chave para a construção de um diálogo transparente e direto com os seus públicos estratégicos, ajudando-as a propagarem seus valores e iniciativas na sociedade.
Quando aplico essa lógica ao mercado de seguros, segmento de atuação da Tokio Marine, vejo que esse papel exercido pela imprensa chega a ser ainda mais necessário, uma vez que é um setor complexo e bastante técnico, com uma linguagem própria e um mercado que ainda precisa ser amplamente difundido no País. Por isso, construir um forte relacionamento com os jornalistas está entre os nossos principais objetivos enquanto empresa para que possamos juntar forças e difundir ainda mais a cultura do Seguro para a população brasileira.
Nosso principal desafio em termos de comunicação é justamente desmistificar o “segurês e tornar esse assunto o mais acessível possível para as pessoas e a imprensa desempenha um papel fundamental para que, não apenas a Tokio Marine, mas o mercado securitário como um todo, consiga dialogar de maneira mais clara com a sociedade e, consequentemente, democratizar o acesso da população a essa importante ferramenta de proteção do presente e do futuro da nossa sociedade.
Nesse sentindo, acredito que a área de comunicação corporativa passa a ser mais do que uma forte aliada das grandes organizações — é a principal ponte entre a empresa e os jornalistas, garantindo o compartilhamento de informações de maneira idônea e transparente com esses profissionais, enxergando e implementando soluções capazes de romper eventuais barreiras entre as partes e prezando pela imagem e reputação da Companhia em um mundo cada vez mais hiperconectado.
Flávio Otsuka é Diretor de Marketing e Estratégia de Crescimento da Tokio Marine.