Após realizar, ao longo de 2022, uma série de grupos foco para entender como poderia entregar uma comunicação interna ainda mais efetiva, ágil e conectada, a Edenred Brasil, líder mundial em soluções transacionais para empresas e detentora das marcas Ticket, Ticket Log, Repom, Edenred Pay e Punto, comemora o índice de 91% dos colaboradores que se dizem “Satisfeitos” ou “Muito Satisfeitos” com as ações de comunicação realizadas pelo Grupo. Assim como em 2021, quando manteve o índice de satisfação acima de 90%, o resultado referente às ações realizadas no ano passado está acima da média do mercado.
“A meta de satisfação das empresas costuma ser de 75% e temos ultrapassado consideravelmente essa média. O ano de 2022 foi de consolidação das mudanças de processos implementadas na área no ano anterior, como uma comunicação mais neutra e inclusiva, e não tivemos alterações significativas na percepção dos respondentes sobre a atuação e contribuição de comunicação interna”, comenta Alaor Aguirre, Vice-Presidente Executivo da Edenred Brasil.
Na pontuação alcançada no Net Promoter Score (NPS), metodologia que permite às empresas mensurar o grau de satisfação e lealdade do seu capital humano, a Edenred bateu um novo recorde, se mantendo na Zona de Qualidade. “Aplicar o NPS é a forma mais fiel de mensurarmos a efetividade de nossa comunicação”, comemora o executivo.
Entre os canais de comunicação mais utilizados pela empresa, o e-mail foi o mais bem avaliado, com 86% de satisfação. Com 82%, aparece na sequência o perfil no Instagram @NossaEdenred, fechado para o público interno e que, desde sua criação na pandemia, já alcançou 1.411 seguidores, 53% da base da empresa. Na terceira posição, com 81% de aprovação, ficou a RED, plataforma global de comunicação da Edenred com inovações que vão além das encontradas nas intranets convencionais, pois permite mais interação, conta com gamificação e usa uma linguagem humanizada, que respeita a forma como os próprios colaboradores querem consumir conteúdos e interagir com a empresa.
A newsletter semanal Edenred em 1 Minuto, que concentra as novidades da semana em um único canal, de forma resumida e com a opção de “leia mais” em cada conteúdo, e o Wallpaper (fundo de tela do notebook), também foram muito bem avaliados, com 80% e 75%, respectivamente. “A pesquisa também revelou que 89% dos colaboradores estão satisfeitos com os canais de comunicação utilizados pela empresa. Mas apesar desse alto contentamento, estamos sempre avaliando e aprimorando nossos métodos e canais de comunicação, para que sejam o mais efetivo possível”, revela Aguirre.
Preferência por faixa etária
A pesquisa de comunicação interna da Edenred Brasil também revelou que a preferência pelos diferentes canais de informação varia de acordo com a faixa etária dos colaboradores. Para os profissionais de até 34 anos, o e-mail é o canal predileto, com 66% das menções; seguido do perfil @NossaEdenred, no Instagram (50%); e da newsletter Edenred em 1 Minuto (42%). Já entre os funcionários com 35 anos ou mais, o e-mail também foi o mais mencionado, com 73,5%, mas a segunda e terceira posições foram diferentes: a newsletter Edenred em 1 Minuto é a segunda opção dos profissionais, com 51% das menções, e a intranet RED ficou na terceira colocação, com 51%. “Em nossa estratégia, procuramos ter opções de canais que conversem com todos os colaboradores, que podem escolher se informar pelos canais que consideram mais práticos e com os quais mais se identificam. O importante é que a informação alcance e impacte positivamente todo o nosso público interno”, finaliza o Vice-Presidente Executivo.