Começa nesta segunda-feira (24) o 5º Fórum de Jornalismo Especializado, Regional e Comunitário – A transformação da imprensa na era da Inteligência Artificial –, principal evento da área no Brasil. Serão dois dias com a participação de importantes nomes do jornalismo brasileiro, profissionais de mídia regional, e veículos de comunicação de Norte a Sul do País. Além da presença do deputado federal Orlando Dias, relator do projeto de lei das Fake News. O evento está organizado em 18 painéis de 40 minutos cada. As inscrições, gratuitas, ainda estão abertas.
O evento é a união do Fórum de Jornalismo Especializado e do Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário, que caminham para sua quinta edição. As duas iniciativas tratam de projetos únicos dentro do mercado de jornalismo, promovidas pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataforma Negócios da Comunicação, que tem por missão contribuir pela valorização e reconhecimento da imprensa brasileira. Com seu conteúdo totalmente gratuito e 100% online, o Fórum contribui para a evolução do setor e o acesso democrático à informação de valor e debates fundamentais sobre o mercado.
Temas
O Fórum será transmitido ao vivo pelo canal da Plataforma Negócios da Comunicação no Youtube e ficará gravado — exceto o painel “Play na história – Como grandes reportagens têm migrado para diferentes formatos” que estará disponível para os internautas apenas online no dia do evento. Este painel terá as participações de dois profissionais renomados da Globo: Caio Cavechini e Valmir Salaro. Cavechini, documentarista, diretor e roteirista, assina obras como Marielle e Escola Base, entre outros trabalhos. Salaro é autor das reportagens especiais que depois se transformaram em livro e filme, do caso polêmico da Escola Base. O painel será conduzido pelo professor universitário Antonio Assiz, especializado em audiovisual.
Tecnologia será um tema que permeia boa parte do Fórum, ns painéis, “Esse robô é meu amigo?
A transformação da imprensa na era da Inteligência Artificial”; “O começo de uma nova era? As promessas da web 3.0 – e como todos podem aproveitar”; “A medida do sucesso – ou da manipulação? O impacto de filtros e algoritmos na distribuição de notícias”; “Te dou um dado? Como inserir o jornalismo de dados no dia a dia da redação”; “Estamos ao vivo A revolução da cobertura em tempo real pelas redes sociais”; “Pod-tudo Democráticos e acessíveis, os podcasts se multiplicaram nas periferias brasileiras”; “Tem 30 segundos? Como o TikTok pode ajudar os veículos a alcançar a nova geração”; e “Delivery de conteúdo A reinvenção simples e certeira da newsletter”.
Dois painéis tratam da questão do conteúdo nas reportagens, como “Por trás da história Os desafios e oportunidades do jornalismo investigativo”; e “Mais responsabilidade, menos clickbait Os novos contornos da linguagem jornalística na cobertura de histórias sensíveis”. No primeiro caso, Katia Brembatti, presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) falará sobre os desafios do jornalismo investigativo, sempre alvo de retaliações por parte de quem tenta colocar histórias polêmicas e suspeitas para abaixo do tapete. Jeniffer Mendonça repórter da Ponte Jornalismo, e Paula Litaiff, CEO da Revista Cenarium Amazônia, contarão suas experiências, dificuldades e vitórias, em contextos e locais diferentes no Brasil.
Em “Mais responsabilidade, menos clickbait”, Carlos Ratton, repórter Especial do Diário do Litoral; Maria Luiza Borges, diretora de Estratégias Digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação; e Samira de Castro, presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), discutirão os limites da linguagem, muitas vezes indo para o perigoso sensacionalismo, em temas sensíveis, complexos e polêmicos, como reportagens policiais, políticas e investigativas.
Três painéis versarão sobre um problema atual no jornalismo, que é a crise de credibilidade, que tem muito a ver com proliferação indiscriminadas e impunes das fakes news: “Acredito em você? Como reconstruir a confiança do público na imprensa”; “É fato ou fake? Técnicas de checagem para quem não tem budget ou equipe”; e “Segurança ou censura? As necessidades e polêmicas da regulação de mídia e das redes sociais”. No primeiro caso, teremos Sérgio Gomes, diretor de Operações da OBORÉ Projetos Especiais, que foi um dos curadores do último Prêmio Audálio Dantas, e uma das premiadas, Juliana Dal Piva, colunista e repórter Investigativa da UOL, estará no painel, junto com Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS. Em Fato ou Fake, o trabalho de garimpagem de notícias falsas será apresentado por Juliana Fernandes Teixeira, docente do Departamento de Comunicação Social (UFPI) e do PPGCOM (UFC) ; e Mônica Fort, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens na UTP, ambas estudiosas do tema: sob condução de Fernanda Dabori, CEO da Advice Comunicação Corporativa. Painel muito esperado, o Acredito em você? reunirá Francisco Belda, diretor de Operações do Projor; Marcelo Rech, Presidente-Executivo da ANJ; e Orlando Silva, Deputado Federal pelo PCdoB/SP na Câmara dos Deputados, relator do projeto das Fake News.
O tema diversidade, recorrente nos Fóruns da Cecom e Plataforma Negócios da Comunicação, e tema atual e importante, estará presente no painel “Espelho, espelho meu? O impacto da falta de diversidade das redações na cobertura jornalística”, onde teremos as presenças de: Cristiano Gomes, repórter na NSC TV (o primeiro negro a apresentar o Jornal do Almoço de Joinville, um grande marco para a região norte do estado de SC); Marcelle Chagas, coordenadora na Rede de Jornalistas Pretos Pela Diversidade na Comunicação; e Valéria Lapa, gerente de Relacionamento, Parcerias e Captação da Fundação Amazônia Sustentável
E finalmente, e não menos importante, o painel “Quer pagar pra ler?” discutirá os desafios de captar assinaturas na dobradinha veículos e impressos e digitais. Quatro feras estarão conosco, e todos com experiências positivas nesse assunto o que ajudará editores e publishers de todos os ramos a ampliar receitas fidelizando seus públicos: Alan Streck, gerente Executivo de Negócios Digitais do Grupo RBS; Demetrios dos Santos – coordenador da Comissão de Recorrências da ANER; e Jean Mannrich, gerente Executivo, Operações e Digital do Grupo NSC Comunicações.
Não percam!!
———————————————————————————————————————–
O evento conta com uma ação beneficente de arrecadação de recursos em prol da Casa Hope, instituição de apoio biopsicossocial e educacional a crianças e adolescentes de baixa renda com câncer.
———————————————————————————————————————–
OFERECIMENTO: