Por Thiago Massari
Fala-se muito, atualmente, sobre a “era do colaborador”, mas na realidade, nada mais é do que um movimento que está acontecendo em todas as áreas da sociedade: entender que as pessoas estão no centro de tudo. Parece óbvio demais pensar que levou tanto tempo para as organizações entenderem que seus colaboradores deveriam ser um dos principais stakeholders, mas a verdade é que ao longo dos anos isso foi entendido de modo absolutamente superficial, limitado a iniciativas mais táticas e que não consideravam esse importante público na definição estratégica das companhias, o que inclui, claro, a comunicação.
Hoje, as organizações devem entender que um colaborador feliz transmite, naturalmente, essa satisfação adiante – para o cliente, para o mercado, para sua equipe de trabalho. Elas precisam reconhecê-lo como um formador de opinião estratégico, um produtor de conteúdo para dentro e fora da empresa, capaz de afetar a reputação e a percepção da marca. Ele é uma potência influenciadora. É narrador, protagonista, proprietário; é conhecedor da causa.
É necessário levar em consideração que vivemos também, cada vez mais intensamente, a comunicação sem fronteiras e um pós-pandemia com modelos flexíveis de trabalho que vieram para ficar. A evolução da comunicação com colaboradores reflete bem essas transformações.
Colaboradores no centro
Na Bayer, temos adotado esse olhar de maneira bastante estruturada. Há cerca de três anos, reposicionamos nossa atuação e assumimos um papel consultivo junto à organização. Colocamos os colaboradores no centro da estratégia, passamos a ouvir e entender os temas e assuntos que são prioridade para eles e, a partir disso, desenhamos uma governança de canais sob medida para a complexidade da empresa. Além disso, definimos que nossas decisões devem ser baseadas na análise de dados. Tudo intencionalmente pensado com foco na experiência do colaborador, na curadoria dos conteúdos e na materialização da proposta de valor da companhia. Somos parte de uma jornada: a dos nossos colaboradores.
Consideramos fundamental que as informações fluam para todos, independentemente da localização ou cargo, e que eles se conectem com o propósito da Bayer. Desta forma, a evolução da nossa comunicação interna busca aprimorar suas interações com um tom de voz afetivo, informal e humano. Além disso, nossos colaboradores se tornaram os grandes protagonistas de campanhas, programas institucionais, eventos e todas as iniciativas da organização, reforçando a identificação e o orgulho de pertencer.
Esse processo começou em 2021, quando reformulamos nossa matriz de canais e estabelecemos uma governança estratégica estruturando quem, quando e para quem fazer comunicação. Buscamos também trazer soluções e ferramentas que ampliassem nosso diálogo e interação. Já na virada daquele ano, tivemos um novo direcionamento: menos volume, mais valor. Ou seja, passamos a priorizar ainda mais qualidade, e fizemos uma nova calibragem na curadoria dos conteúdos.
Rede de parceiros
Mas nossa evolução é contínua. A complexidade de uma organização como a Bayer exige que a comunicação interna seja descentralizada e conte com uma rede de parceiros muito bem orquestrada. Este desafio nos convoca a novas importantes missões para 2023. Uma delas é o preparo de 48 focais de comunicação que atuam em diferentes unidades da Bayer no Brasil, como multiplicadores da nossa estratégia. Esse time, de perfil extremamente heterogêneo, em formação e dedicação, precisa de direcionamento, influência e reconhecimento. Com eles, mantemos um diálogo constante. Temos um onboarding especificamente criado para este grupo, e damos treinamentos sobre nossas ferramentas, nossos canais e nossa estratégia Também temos nosso Encontro Anual de Focais de Comunicação presencial e, em breve, um Programa de Reconhecimento. Outra frente prioritária é reforçar a formação do “líder comunicador”, trazendo as lideranças como principais influenciadoras de nossos colaboradores, fontes de informação importantes para priorização e replicação de temas junto a seus times.
Ainda para dar protagonismo aos colaboradores, estamos desenvolvendo o programa Baynfluencers, que, como o nome sugere, reúne formadores de opinião estratégicos da Bayer – colaboradores voluntários que possuem presença ativa nas redes sociais e que se destacam em suas áreas de atuação. Eles são nossos formadores de opinião estratégicos da voz da companhia para divulgar temas importantes e de interesse de todos.
Comprometimento com comunicação interna
À medida que avançamos, devemos estar sempre atentos às mudanças e comprometidos em fortalecer a comunicação como uma fonte impulsionadora para o crescimento e o sucesso das organizações. Essas são algumas práticas que podem servir como inspiração nesse caminho, lembrando que reconhecer o colaborador como um formador de opinião estratégico é o passo inicial essencial para construir uma cultura de comunicação transparente, inclusiva e de alto impacto.
Thiago Massari é Lider de Comunicação Integrada na Bayer do Brasil