Microinfluenciadores digitais e marcas discutem as últimas tendências do setor

5ª edição do Prêmio Microinfluenciadores Digitais e 12º Fórum sobre Marketing de Influência acontecem dia 25 de março em evento gratuito via Youtube

Por João Marcos Rainho

Se você quer ser um creator, ou já atua no ramo e quer conhecer as melhores práticas deste mercado que cresce a cada ano, não pode perder a 5ª edição do Prêmio Microinfluenciadores Digitais (PMID) e o 12º Fórum sobre Marketing de Influência (FMI), que acontecem dia 25 de março, em evento aberto e gratuito no Youtube.  Uma iniciativa do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataforma Negócios da Comunicação.

Dados da Adtech Inflr já apontam que 75% dos jovens brasileiros desejam se tornar creators, que já é reconhecida oficialmente como uma profissão. E um mercado avaliado em 104 bilhões de dólares, de acordo com a NeoReach. Por isso as marcas estão muito interessada em firmar parceria com esses empreendedores e estão colocando muito dinheiro no negócio. E tudo começa pequeno, com os nano e microinfluenciadores. Saber o pulo do gato para crescer e ter um faturamento milionário ou próximo disso (estamos torcendo por vocês!), fazendo o que gosta e com qualidade de vida é o desejo desses jovens e até profissionais sêniors. Por isso o evento do dia 25 é fundamental para a troca de informações.

Serão dois momentos. O reconhecimento dos mais relevantes  microinfluenciadores, escolhidos pelo mercado, via voto popular, em 26 categorias (PMID), e os oito painéis (FMI) com a presença dos melhores profissionais, que conhecem a fundo o assunto e estão dispostos a dividir com o público tudo o que conhecem a respeito dos temas em destaque.  São 10 horas de atividades que valem por um curso de pós-graduação. Não perca e avisem os amigos. Inscrições gratuitas.

Quem tem algo a dizer

Gessi Nadine, escolhida na categoria Beleza Cabelo, é uma profissional incrível e está batalhando muito para conseguir um lugar ao sol. E já foi reconhecida pelo público. Com toda humildade, diz que não possui propriamente um canal, mas suas redes sociais são encontradas facilmente ao pesquisar seu nome. “Pretendo alcançar mais meninas e meninos com cabelos com curvatura e até mesmo os que estão ma transição”, declara, ao falar sobre seu público-alvo. “Amo trabalhar com essas pessoas, muitos declaram que sirvo de inspiração para continuarem e não desistirem de suas curvas maravilhosas”.

Nadine já está no radar das grandes marcas. “Já trabalhei com várias, foram trabalhos temporários em sua maioria, mas que serviram de experiência”. Uma delas foi um job fixo durante um ano e meio com a Kolene, e mais outro ano com a Kwai. “Inclusive sou verificada nessa plataforma, e atualmente o Tiktok começou a remunerar pelos vídeos também, no Instagram já trabalhei com diversas marcas”, afirma, falando da importância dessa tipo de ganho. Entre  seus interesses atuais, que está pesquisando, é sobre a collab, uma forma de colaboração entre pessoas e marcas diferentes.

Estar no Prêmio Microinfluenciadores Digitais (PMID) foi comemorado com o uma conquista: “É simplesmente incrível, só de receber a indicação dentre tantos microinfluenciadores incríveis, que têm no país todo, é insano de chocante, então, mesmo se eu não ganhasse eu estava muito feliz de ser cogitada a esse prêmio. E ganhar é outro nível, quando eu soube o resultado me tremi toda de emoção, chorei, pois é a primeira vez que sou indicada a um prêmio e ainda ganhá-lo, nossa, é emoção demais, saber que as pessoas foram lá votar em mim, votaram por mim, eu realmente ainda paro e penso, é real? É simplesmente uma sensação indescritível de verdade”.

Em outro setor, o de Gastronomia, a premiada Uiara Araújo, jornalista e apresentadora, criadora do canal Uiara Plat Du Jour (faça uma visita e aguce seu paladar!), pretende fazer mais parcerias comerciais. “Tenho pouco patrocínios. A monetização também é bem pouca. O que me dá mais retorno atualmente é o licenciamento de conteúdo”.

Ela está participando do Prêmio (PMID) e do Fórum (FMI) pela primeira vez e está com boas expectativas: “Acho super válida a iniciativa e sim, é um passo para a valorização do trabalho de microinfluenciadores”. Ela se declara “muito honrada” com o prêmio e atualmente quer aprender como consegfo5ª edição do Prêmio Microinfluenciadores Digitais (PMID)uir monetizar  seus canais mesmo sendo uma microinfluenciadora e também, segundo ela, “quais os diferenciais que podemos vender para as marcas patrocinadoras e como se destacar em um mercado tão saturado”. Bom, nesse último tópico ela já está indo muito bem.

E tem muito profissional consolidado em sua área de atuação, e que entrou na economia criativa para compartilhar suas experiências e ajudar as pessoas, além é claro de obter mais visibilidade e o consequente faturamento maior. Caso do premiado Guilherme Neif, um nome de destaque na medicina, como um cardiologista muito bem conceituado, e especializado em cardiologia no esporte pelo Sírio Libanês. Vem de uma família de médicos, com o irmão, também cardiologista e o pai, Neife Musse, que ensinou tudo para eles e ainda está na ativa. Guilherme atua hoje com uma escola de ensino médico que fomenta a melhoria do conhecimento em eletrocardiograma, plantões, procedimentos como intubação, acesso venoso cental, e muitos outros assuntos.

“Tenho uma grande expectativa de alavancar os negócios no ano de 2023”. Ele confessa que começou a fazer conteúdo inspirado no que aprendeu com o pai, tanto do ponto de vista técnico, da medicina, como da ética médica.

Na pandemia, por exemplo, Guilerme Neif se preocupou em levar informação de qualidade e científica para o grande público, objetivando combater as fake news. Por isso ele acha importante prêmios, como esse da Cecom e da Plataforma Negócios da Comunicação (PMID)eleger também pessoas que estudam, que tenham formação acadêmica para falar de um assunto tão importante e sério como saúde e vacina, por exemplo.

Ele admite ter algumas parcerias com marcas, mas seu maior faturamento é com a empresa física. Quanto ao prêmio, ele declarou de coração aberto: “Fiquei muito feliz em ser premiado, o que mostra que o meu trabalho está sendo bem feito. Feliz em ser escolhido por voto popular, o que também mostra que o meu trabalho está impactando bastante pessoas. Já fiquei feliz em ser selecionado, ganhar então fico lisonjeado, agradeço muito a empresa de vocês”. Não precisa agradecer Dr. Neif, nós somos apenas a ponte. Foi o mercado, seu público e clientes que colocaram você no podium.

Oferecimento:

 

    

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email