Comunicação e marca: por que é preciso evoluir

Votorantim, uma multinacional brasileira, atualiza sua logomarca conectando os objetivos estratégicos da empresa com seus compromissos de sustentabilidade

Por Geraldo Magella

Responda rápido: você mudaria uma logomarca vencedora, amada e admirada pelo público, reconhecida como sinônimo de qualidade pelos clientes e líder nos principais mercados em que está presente? Afinal, como diz aquele ditado popular, “em time que está ganhando não se mexe”. Pois essa foi a situação vivida pela Votorantim Cimentos em 2022. E o caminho escolhido foi o da evolução da nossa marca. Mudar para durar.

A Votorantim Cimentos nasceu em 1936, com a inauguração de sua primeira fábrica na cidade de Votorantim, no interior do estado de São Paulo. Temos muito orgulho da nossa origem e do nosso cimento fazer parte de obras icônicas pelos quatro cantos do globo. Atualmente, somos a sétima maior cimenteira do mundo. Ao longo dessa nossa jornada de 87 anos de história, evoluímos e nos transformamos. Crescemos para outros mercados, nos desenvolvemos e nos tornarmos uma empresa de materiais de construção e de soluções sustentáveis. 

Hoje, a Votorantim Cimentos é uma multinacional brasileira, presente em todo o território nacional e em mais dez países da América Latina, América do Norte, Europa, Ásia e África. Oferecemos produtos e serviços para os mercados de construção civil, insumos agrícolas, gestão de resíduos, economia circular, coprocessamento e até logística. A partir de 2019, redefinimos nossa estratégia, lançamos nossos Compromissos de Sustentabilidade 2030 e revisitamos nossa cultura, que batizamos de Nosso Jeito VC. Essa visão ampliada e de longo prazo abriu caminhos e novas áreas de atuação, com o desenvolvimento de produtos e serviços para suprir as demandas da sociedade. 

Junto com os desafios também vieram oportunidades. Daí a necessidade de traduzir tudo isso em uma nova marca, que comunicasse tudo o que fazemos atualmente, do solo até o ponto mais alto da cidade. A nova marca Votorantim Cimentos tem um atributo muito relevante para nós que é a evolução. Nós queremos construir mudanças, mas sem apagar a nossa história. Combinar atributos como tradição, ética, integridade e confiança com inovação e olhar para o futuro. 

E por falar em tradição, não havia como negar a potência da marca Votorantim Cimentos, reconhecida ao longo de mais de 80 anos de história e presença no mercado nacional e no exterior. Fizemos pesquisas com vários stakeholders, incluindo público interno e externo. E essas consultas confirmaram o recall, a força da nossa marca e do nosso nome. Por isso, o caminho escolhido foi o do refresh da marca e não a criação de um novo nome.

Já no “V” da antiga logomarca encontramos oportunidade de mudança. Aqui, vale a pena recordar um pouco da história. O ícone “V” foi criado em 1972 tendo como inspiração a célula inicial do Grupo Votorantim, que era a Fábrica de Tecidos Votorantim, a partir da qual se originou uma série de empresas reunidas sob a mesma filosofia empresarial. Houve uma remodelação em 2008, quando se buscou dar mais harmonia ao “V”, refletindo a luz com um tom de azul degradê. O novo formato do “V” da nossa marca atual, criado pela equipe da agência Futurebrand São Paulo, combina o legado da Votorantim Cimentos com o nosso movimento rumo ao futuro. E o verde do novo símbolo é a mesma cor da nossa área de coprocessamento e economia circular, alinhada às nossas práticas ambientais, sociais e de governança. 

O refresh da nossa marca coloca a companhia na posição de atender as multiplicidades e os desafios que temos hoje e aqueles que ainda estão por vir. É a tradição e a força da Votorantim Cimentos com o olhar na inovação e no amanhã. Nossa nova marca é plural, tem cores fortes, representa a diversidade de pessoas, produtos, negócios e as várias regiões e países onde estamos presentes. Essa nova identidade visual conecta os objetivos estratégicos da empresa com os nossos compromissos de sustentabilidade, dos nossos esforços de descarbonização e para sermos concreto carbono neutro até 2050. A nova marca Votorantim Cimentos é contemporânea, tem o espírito do nosso tempo. Afinal, evoluir é a nossa marca.

Geraldo Magella é gerente geral global de Comunicação Corporativa e Marca da Votorantim Cimentos

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