O WhatsApp liberou uma nova atualização do seu aplicativo no mercado brasileiro. Trata-se do WhatsApp Comunidades, recurso de comunicação que permite colocar diversos grupos em um só e, criar grupos com até 1024 pessoas. A ferramenta será liberada gradualmente para um grande número de pessoas, mas por enquanto estará limitada ao envio de mensagens para 5 mil destinatários. A estratégia é aproximar o aplicativo do concorrente Telegram, que possibilita grupos milhares de participantes.
Trata-se de um canal em que as marcas podem fazer a gestão de diversos grupos, que podem abordar assuntos distintos com fornecedores, funcionários e, principalmente, clientes e consumidores em potencial. O Whatsapp está presente em 99% dos smartphones, sendo que 80% dos usuários usam o aplicativo para se comunicar com marcas, aponta pesquisa da Infobip (Plataforma Global de Comunicação para Empresas).
“A atualização do aplicativo será um grande aliado das empresas que adotam a estratégia de marketing de comunidades, com o objetivo de aproximar marcas e clientes, suprindo suas necessidade. Além de oferecer conteúdos exclusivos, promoções e descontos para clientes, a fim de fidelizar consumidores”, avalia Rafael Souza, CEO da Ubots – startup especializada em relacionamento digital, selecionada para o Google for Startups e Black Founders Fund.
Ele comenta que esse é uma espécie de teste do WhatsApp antes de alçar voos maiores em termos de número de disparos: “É um primeiro passo, uma espécie de entrega de validação”.
O aplicativo tinha ideia de lançar ano passado, mas devido as eleições, mas o potencial da ferramenta ser utilizada para disparar fake news, gerou um acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para disponibilizar o recurso só depois das eleições
Seu uso pode ajudar em campanhas e marketing e também formar grupos de trabalho em projetos dentro de empresa. E ainda ser mais uma ferramenta para ser explorada pela comunicação interna, segundo Rafael. Ele ainda avalia ter ocorrido um aumento do aplicativo de mensagens pelas empresas, com “aplicativos cada vez mais poderosos, implementando negócios, atendimento, vendas, pós-vendas. Além de ter se tornado o principal meio de comunicação das pessoas.
“Hoje em dia, é essencial que as marcas estejam presentes nas redes sohttps://portaldacomunicacao.com.br/2022/08/um-podio-para-a-comunicacao-interna/ciais, porém, mais do que isso, é necessário manter um diálogo com o público de interesse. Por isso, a criação de comunidades está cada vez mais relevante”, afirma Satye Inatomi, sócia da Jahe Marketing.
A criação de comunidades vem ganhando força, ainda segundo Satye, que afirma Já ter casos de marcas que estão desenvolvendo produtos com base nas demandas que surgiram nesses grupos. “Criadores de conteúdo elaboram newsletter e canais no Telegram para debater temas específicos que às vezes não cabem em outras redes sociais, tais como séries, promoções e até mesmo a criação de clube do livro — e esses recursos também começam a ser utilizados pelas empresas para estreitar laços com suas audiências”.
Ela concorda com Rafael Souza a respeito do uso da novidade na comunicação interna: “A ferramenta também pode auxiliar na comunicação interna ou com fornecedores de uma empresa. Uma pequena indústria pode ter um canal com grupos para cada um dos setores, outro apenas para gestores e outro para comunicados gerais, além de canais para comunicação com clientes e fornecedores”.
Comunidades para diversos fins
Negócios de todos os tipos podem se beneficiar da funcionalidade, aponta Satye: “Uma escola, por exemplo, pode ter um grupo de pais para cada turma de alunos, enviando comunicados relacionados às atividades de cada grupo ou informativos gerais, como período de férias e eventos que incluam todos os estudantes. Uma marca de roupas pode criar uma comunidade com um grupo de clientes fidelizados para enviar cupons de desconto e promoções exclusivas, e outro com a base de contatos mais ampla, focado na divulgação de novidades. A vantagem é que será possível enviar, ao mesmo tempo, comunicados pertinentes aos dois públicos, como o horário de funcionamento da loja e comunicados de liquidações”
Perigos do WhatsApp Comunidades
A Associação Brasileira de Internet (Abranet) alerta os internautas para redobrarem a atenção ao receberem links em aplicativos de celular. Esse tipo de comunicação deve aumentar ainda mais depois de o WhatsApp liberou no Brasil o “Comunidades”.
De acordo com a Abranet, apesar do potencial de reunir até 50 grupos em uma única comunidade e ser mais uma praticidade oferecida pelo aplicativo, o WhatsApp Comunidades também exigirá muita cautela dos internautas ao possibilitar ainda mais agilidade na comunicação virtual. Nem todo mundo terá acesso ao recurso, que será liberado gradualmente. A entidade, que tem mais de 400 associados no país, apoia a campanha #FiqueEsperto.
Embora seja mais um recurso tecnológico pensado para facilitar a vida de quem usa o aplicativo, o “Comunidades”, conforme alerta a Abranet, também vai requerer uso bastante cuidadoso para não se tornar mais um meio para aplicação de golpes on-line por meio da distribuição de links, por exemplo.