O bom relacionamento entre empresas e imprensa é um dos pilares da democracia e as melhores práticas foram identificadas e homenageadas em um evento presencial ocorrido na última quinta-feira (17), no Teatro J. Safra, em São Paulo. A 12ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas chegou ao seu final com a entrega de troféus e o reconhecimento da comunidade de comunicação. Também receberam troféus os vencedores do 8º Prêmio Especialistas – que envolveu a escolha dos melhores jornalistas especializados. As duas iniciativas foram organizadas pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataforma Negócios da Comunicação.
Profissionais de comunicação corporativa, CEOs e jornalistas se confraternizaram antes das homenagens, no concorrido coquetel, onde estiveram também repórteres da TV Cultura e do Canal Terra Viva, que cobriram o evento. Da TV Cultura foram premiados: Laís Duarte, repórter do Repórter Eco, na categoria Sustentabilidade e Saneamento; Marcelo Tas, apresentador do Provoca, conquistou em Cultura; e Vera Magalhães, que comanda o Roda Viva, foi o destaque em Política.
A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é referência ao identificar e dar visibilidade às empresas que valorizam a transparência e a manutenção da democracia, por meio da boa comunicação com a imprensa. Votaram cerca de 25 mil jornalistas de todo o país, de forma livre e direta, nas empresas com ações de comunicação eficientes e que construíram um bom relacionamento com os profissionais das redações. Na noite de quinta-feira, foram premiadas as três mais votadas em cada uma das 30 atividades econômicas.
Segundo Márcio Cardial, diretor do Cecom e publisher da Plataforma Negócios da Comunicação, a Pesquisa é a única iniciativa que “reconhece a qualidade do relacionamento que as marcas mantêm com os jornalistas” – e ressalta o nível de tratamento que as companhias conferem aos profissionais das redações quanto ao acesso, à disponibilização e à facilidade de apuração de informações. “Nestes 12 anos estivemos atentos aos movimentos do mercado, sempre trabalhando para a evolução dos agentes deste ecossistema ao antecipar tendências e promover debates de valor sobre novos caminhos da comunicação”, ressaltou Cardial, lembrando os mais de mil troféus concedidos às marcas nestes últimos anos, com as melhores práticas de comunicação com os jornalistas, além de mais de 50 horas em cerimonial e networking qualificado em diversas edições do Prêmio e todas com cobertura especial efetuada pela Plataforma Negócios da Comunicação. Esta edição da Pesquisa também marcou a volta como evento presencial, após o período de pandemia, que exigiu a homenagem no online.
A Pesquisa ainda escolheu os 11 CEOs que melhor se relacionam com a imprensa, segundo os próprios profissionais das redações. Cardial destacou que “esses CEOs representam o relacionamento sério e duradouro que o setor corporativo brasileiro tem promovido com a imprensa, estabelecendo um diálogo franco e uma política de portas abertas para a verdade. É um dos pilares da democracia”.
Premiados comemoram a conquista
Fernando Ferreira da Silva, coordenador de Imprensa da Petrobras, representou a companhia no recebimento do troféu na categoria Petróleo e Gás. Ele ressaltou que foi um prêmio muito importante. “Temos essa preocupação de tratar muito bem o nosso público, que é o jornalista”, destacou, com a expectativa de “continuar a ganhar esse prêmio por muitos anos”. Devido ao período de eleições, Fernando admite que foi um ano mais complicado, com restrições de divulgação entre julho e outubro, mas os desafios “foram superados e tivemos bons resultados junto à imprensa. Para o próximo ano, a comunicação da Petrobras pretende retomar eventos presenciais, como por exemplo as coletivas à imprensa. “Também queremos retomar as visitas às redações”, complementa Fernando.
O recebimento do prêmio também foi enaltecido por Thaís Arruda, superintendente de Comunicação e Marketing da Sul América Seguros. “Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho que temos feito com a imprensa, um trabalho dedicado e atencioso junto aos jornalistas que nos procuram, que querem conhecer a SulAmérica, principalmente no setor de seguro saúde, que foi muito demandado nesses últimos dois anos”, lembrou a executiva.
Rodrigo Marinheiro, gerente de Relações Institucionais, Governamentais e Comunicação da Associação Paulista de Supermercados (APAS), comemorou o prêmio conquistado pela segunda vez consecutiva: “O prêmio enaltece a transparência na relação entre os jornalistas, a imprensa, com o meio corporativo, no nosso caso, com uma entidade de classe, e é uma bela iniciativa, da Cecom, junto com a Plataforma Negócios da Comunicação”. E lembrou o atingimento de objetivos: “Para nós é muito importante também porque o objetivo maior é engajarmos os stakeholders, e criarmos agendas positivas e através disso, é óbvio, agendas resolutivas”.
Abrindo a entrega de prêmios, Angélica Consiglio, CEO da Planin, lembrou que 2022 foi um ano intenso e uma jornada desafiadora, e “os profissionais de comunicação acompanharam os líderes das empresas em todas as mudanças estratégicas exigidas”.
RESULTADO | 12ª PESQUISA EMPRESAS QUE MELHOR SE COMUNICAM COM OS JORNALISTAS 2022
Agricultura
Bayer Bunge Syngenta |
Alimentos e Bebidas
Danone Coca-Cola Cargill |
Base Florestal
Suzano Klabin Irani |
Bens de Capital e Infraestrutura
Atlas Schindler Siemens GE |
Biocombustível e Energias Alternativas
Tereos Raízen Atvos |
Construção Civil
MRV Engenharia AkzoNobel Votorantim Cimentos |
Cooperativas
Sicredi Unimed do Brasil Copersucar |
Cosméticos
Natura & Co L´Oréal Nivea |
Educação
FGV Cruzeiro do Sul Ânima |
Eletroeletrônico
Electrolux Multilase Positivo |
Energia Elétrica
EDP Engie Eletrobras |
Entidade de Classe
APAS Abramge Abag |
Farmacêutico
Pfizer AstraZeneca Janssen |
Financeiro
Santander Itaú Banco do Brasil |
Higiene e Limpeza
P&G Kimberly – Clark Johnson & Johnson |
Logística e Transporte
Arteris EcoRodovias Latam |
Mineração
Vale Nexa Anglo American |
Mobilidade
Volkswagen Scania Nissan |
Moda
Renner Lupo C&A |
Pecuária
JBS Marfrig BRF |
Petróleo e Gás
Shell Petrobras Ultragaz |
Química e Petroquiímica
Rhodia – Solvay Dow Basf |
Saneamento
Aegea BRK Ambiental Grupo Águas do Brasil |
Saúde
Roche Amil Boehringer Ingelheim |
Seguros
SulAmérica Seguros Tokio Marine Seguradora Bradesco Seguros |
Siderurgia e Metalurgia
Gerdau Arcelor Mittal |
Tecnologia da Informação
Totvs Intel Unisys |
Telecomunicações
Embratel TIM Vivo |
Turismo e Hotelaria
Accor CVC Localiza |
Varejo e Atacado
Arcos Dorados Carrefour Via Varejo |
11 CEOs que melhor se comunicam com a imprensa | ||
Christian Gebara | CEO da VIVO | Vivo | Telecomunicações |
Cristiano Cardoso Teixeira | Diretor-geral | Klabin | Base Florestal |
Edson Higo | CEO da Danone no Brasil | Danone | Alimentos e Bebidas |
Fabio Barbosa | CEO da Natura & CO | Natura | Cosméticos |
Gustavo Werneck | CEO da Gerdau | Gerdau | Siderurgia e Metalurgia |
Marta Díez | Presidente da Pfizer Brasil | Pfizer | Farmacêutico |
Milton Maluhy Filho | CEO do Itaú Unibanco | Itaú | Financeiro |
Rafael Menin e Eduardo Fischer | CEO, CEO MRV | MRV | Construção Civil |
Viveka Kaitila | Presidente GE Brasil | GE | Bens de Capital |
Walter Schalka | Presidente da Suzano | Suzano | Base Florestal |
Os eventos contaram com uma ação beneficente de arrecadação de recursos em prol da Casa Hope, entidade que vem sendo apoiada pelas iniciativas do Cecom nos últimos anos e foi a escolhida para ser o foco de auxílio no ano de 2022.
Oferecimento: