“A chave para melhorar o engajamento é ouvir o seu público constantemente e saber fazer uma boa gestão das emoções”. É a dica de um milhão de dólares de Igor Tobias, CEO da MCI Brasil, empresa, que faz parte de uma agência internacional de engajamento e marketing, com sede na Suíça, cuja rede global organizou 4.500 campanhas e ativações digitais para mais de 1.200 clientes em 31 países, com um volume de negócios de € 241 milhões. Ele diz ainda que para obter o almejado engajamento “temos que transformar o modelo de conteúdo com um tom de voz institucional (como a maioria ainda faz), para um tom de voz realmente humanizado, com marcas com alma”. E cita como exemplo a Netflix, “uma referência nas redes sociais; a marca se coloca como uma pessoa que tem opinião, senso de humor, gênero, idade. É preciso ter muita clareza de como é a persona da sua marca e apostar nisso com consistência. As marcas ainda investem muito tempo em serem interessantes, quando elas deveriam investir para serem autenticamente interessadas”.
Com essa abordagem, a empresa quer ampliar atuação no Brasil, onde chegou em 2009 e em 2021 realizaram 578 projetos no Brasil, entre eventos, ativações e experiências para 48 marcas.
Depois de mudar o seu branding para hospedar novas demandas no seu escopo, como construção de comunidades, marketing digital, eventos digitais e branding, a MCI ampliou seu escopo de atividades nas áreas do Corporativo, Divisão Institucional, Viagens de Incentivo, Conteúdo e Engajamento. “Estamos trazendo para os projetos ainda mais interações humanizadas, trabalhando com uma abordagem centrada nas pessoas, que envolve o entendimento das motivações e desejos de cada um. Isto nos permite oferecer experiências únicas e personalizadas em todos os meios, além de experiências inovadoras”, afirma o CEO da MCI Brasil, Igor Tobias.
“A MCI nasce globalmente como uma empresa que constrói comunidades”, define Tobias, detalhado que “nosso propósito é ajudar nossos clientes corporativos e associativos a desenharem o seu amanhã e, para isso, oferecemos as plataformas mais avançadas para que marcas gerem resultados sólidos por meio do engajamento de todo o seu ecossistema”.
Na área de conteúdo e engajamento atua para abrir portas e estabelecer relações próximas a diferentes públicos de interesse, de acordo com a necessidade dos clientes. “Temos um portfólio de serviços que são customizados para cada demanda”, explica. “Entre os principais, estão os Programas de Account Based Marketing (ABM), nos quais desenvolvemos ações direcionadas para contas nomeadas no intuito de gerar leads, acelerar ciclos, aumentar o ticket médio por meio de cross-sell e up-sell; fazemos também a gestão de comunidade corporativas, com a finalidade de criar um ambiente colaborativo, autêntico, dando espaço e voz a clientes, consumidores, ecossistemas de inovação, criando vínculos e embaixadores da marca”.
Entre seus cases, está a VMware que trabalham, desde 2021, no programa de ABM com contas estratégicas, ampliando a interlocução dentro dessas contas com influenciadores e decisores, com resultados de redução no ciclo de vendas, adoção de novos produtos e engajamento do C-level. Para comunidades, tem o case da Wiit (Women in IT), uma comunidade de mulheres ingressantes na área de tecnologia que, junto com a Schneider Eletric, promove o apoio às mulheres da tecnologia a romperem as barreiras de gênero e crescerem em suas carreiras.
Outra novidade recém-divulgada pela agência foi a parceria com a HSM no Brasil, para a realização do HSM+, antes conhecido como HSM Expo – o maior evento de gestão e liderança da América Latina, que se reinventou. Além de assinar a realização do evento em 2022, a MCI vai trabalhar os eventos da marca pelos próximos 5 anos no país. “Reunimos os melhores talentos, localmente e globalmente, para ajudar as empresas a se prepararem para o futuro e com a HSM não será diferente”, reforça Igor Tobias.