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Levantamento revela liderança do público feminino no ambiente digital

Pesquisa investigou os hábitos de consumo e comportamento das mulheres brasileiras em ambientes digitais

Caroline Adrielli Por Caroline Adrielli
09/05/2022 - 17:58
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Levantamento revela liderança do público feminino no ambiente digital
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A Nielsen, empresa especializada em insights de audiência, dados e análises, apresenta este mês a pesquisa “ELAS: comportamentos e barreiras”. Desenvolvido em parceria com Opinion Box, empresa focada em pesquisas de mercado online, o levantamento tem como objetivo estimular a inclusão por meio de técnicas de pesquisa da companhia, além de entender o perfil das brasileiras em diferentes frentes, trazendo uma reflexão sobre comportamentos e particularidades.

“Muito além de entender os comportamentos de consumo para o setor de mídia e marketing, nosso principal mercado, a Nielsen tem a inclusão como um de seus principais valores. Nos posicionamos usando a nossa técnica de pesquisa para que possamos ter ambientes e mercados mais eficientes, mas que também inclua todas as pessoas. Nos mais de 50 países que a Nielsen está presente, esta é uma questão muito relevante”, contextualiza Sabrina Balhes, Líder de Measurement de Nielsen Brasil.

Realizado entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março de 2022 com uso de questionário online para 1000 pessoas de todas as regiões do país, dentre os entrevistados, 69% eram mulheres, 24% homens e 7% optaram por não citar seu gênero. Vestuário, alimentação, eletrônicos, maquiagem, bebidas, decoração, pets, automotivos, medicamentos, artigos esportivos, entre outros estão entre os setores analisados. A pesquisa fornece insights sobre os hábitos de tendências e comportamento dos brasileiros, em especial as mulheres, o que permite orientar as estratégias das empresas para chamar a atenção das consumidoras.

A Nielsen, empresa especializada em insights de audiência, dados e análises, apresenta este mês a pesquisa “ELAS: comportamentos e barreiras”. Desenvolvido em parceria com Opinion Box, empresa focada em pesquisas de mercado online, o levantamento tem como objetivo estimular a inclusão por meio de técnicas de pesquisa da companhia, além de entender o perfil das brasileiras em diferentes frentes, trazendo uma reflexão sobre comportamentos e particularidades.

“Muito além de entender os comportamentos de consumo para o setor de mídia e marketing, nosso principal mercado, a Nielsen tem a inclusão como um de seus principais valores. Nos posicionamos usando a nossa técnica de pesquisa para que possamos ter ambientes e mercados mais eficientes, mas que também inclua todas as pessoas. Nos mais de 50 países que a Nielsen está presente, esta é uma questão muito relevante”, contextualiza Sabrina Balhes, Líder de Measurement de Nielsen Brasil.

Realizado entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março de 2022 com uso de questionário online para 1000 pessoas de todas as regiões do país, dentre os entrevistados, 69% eram mulheres, 24% homens e 7% optaram por não citar seu gênero. Vestuário, alimentação, eletrônicos, maquiagem, bebidas, decoração, pets, automotivos, medicamentos, artigos esportivos, entre outros estão entre os setores analisados. A pesquisa fornece insights sobre os hábitos de tendências e comportamento dos brasileiros, em especial as mulheres, o que permite orientar as estratégias das empresas para chamar a atenção das consumidoras.

“Nossa intenção com essa pesquisa é explorar o universo das mulheres sob diversas óticas, passando por hábitos cotidianos, consumo de mídia, conteúdo e produtos, compras e outros aspectos. Com esses dados, além de levantar pontos importantes sobre esse público, conseguimos gerar insights relevantes para marcas que querem entender melhor o universo das mulheres e saber, de fato, o que elas anseiam em várias esferas da vida”, conta Dani Schermann, Head de Marketing do Opinion Box.

Confira abaixo alguns destaques da pesquisa e como o mercado feminino tem se destacado em cada segmento:

Domínio feminino no ambiente virtual

O número de brasileiros que usam a internet continua em crescimento, e com isso a presença feminina também. De acordo com o levantamento Nielsen, o público feminino tem maior presença mais assídua no ambiente virtual em relação ao público masculino. Quando questionadas sobre a frequência que usam a internet, 90% das entrevistadas disseram se conectar diariamente. Entre os homens o percentual de acesso diário é de 83%. Além disso, ao serem perguntadas sobre suas atividades online nas últimas semanas, 80% delas afirmaram que a principal atividade é o acesso às redes sociais, enquanto apenas 65% dos homens utilizam as redes sociais.

Mulheres lideram o uso de Smartphone

Smartphone é o principal dispositivo para os respondentes. Além dos brasileiros serem os maiores consumidores de celular, as mulheres dominam o uso dele no Brasil. Quando questionados em que tipo de dispositivo(s) acessam a internet regularmente, de todos entrevistados 90% responderam que utilizam o telefone móvel, seguido de 4% de notebook, 3% de desktop e 2% de tablet.

Influencers/famosos e Vlogs conquistam maior atenção das brasileiras

Fenômeno nas redes sociais, os influenciadores/famosos e Vlogs conquistam maior parte da atenção das pessoas que acessam a internet. De acordo com o levantamento Nielsen, o público que acompanha influenciadores é em sua predominância feminino (45%) e está entre 24 a 45 anos, enquanto os homens ficam com 24%. Quando questionadas se já compraram algum produto ou serviço divulgado por um influenciador, 42% das mulheres afirmaram positivamente. Deste total, 78% delas afirmam que valeu a pena seguir a dica

Streaming e entretenimento como favoritos das consumidoras

Em amplo crescimento, os serviços de streaming têm conquistado o público brasileiro. A pesquisa também revela que conteúdos “On demand”, principalmente de vídeos como Youtube, Netflix e Amazon Prime são os preferidos de 70% do público, sendo mais popular entre jovens de 24-35 anos. Em seguida, aparecem aplicativos para armazenamento de fotos e sites de vagas de emprego, ambos com 64% da preferência. Elas também assistem a mais vídeos, filmes e programas de TV que o público masculino (67% das mulheres revelaram realizar essas atividades nas últimas semanas contra 59% dos homens).

Potencial feminino na conversão e engajamento junto a mídia e anunciantes

Com maior potencial de engajamento junto aos anunciantes, as consumidoras são mais impactadas com campanhas e anúncios relacionados a vestuário e alimentos. Para 48% das entrevistadas publicidade voltadas a roupas e calçados, são mais lembradas, contra 27% dos consumidores do sexo masculino. Quando o assunto é alimento, 45% das mulheres afirmam se lembrar de serem impactadas com anúncios do gênero, enquanto entre os homens o percentual fica em 32%.

Além de poder na decisão de compra, o público feminino está mais propenso a adquirir o item visto em campanha publicitária. Em setores como vestuário, 31% das mulheres declaram ter efetuado uma compra de vestuário após virem uma propaganda. O ramo da alimentação fica em segundo lugar, com 30%. Os principais produtos de interesse das mulheres pesquisadas são itens de beleza e alimentos.

Mulheres despontam em quase todos os setores analisados.

Levando em consideração o alto consumo de informações e produtos online, quando questionado sobre quais tipos de conteúdo consomem online, o público feminino afirmou que costuma consumir principalmente música, notícias, séries e conteúdo relacionado a saúde e beleza. Abaixo o comparativo e os principais destaques:

  • Música – Público feminino: 57% / Público masculino 44%,
  • Notícias – Público feminino: 56% / Público masculino 58%,
  • Filmes – Público feminino: 53% / Público masculino 55%,
  • Séries – Público feminino: 50% / Público masculino 42%,
  • Beleza – Público feminino: 45% / Público masculino 16%,
  • Culinária – Público feminino: 42% / Público masculino 19%
  • Entretenimento – Público feminino: 34% / Público masculino 31%
  • Educação – Público feminino: 33% / Público masculino 25%
  • Viagens e Turismo – Público feminino: 32% / Público masculino 22%
  • Documentários – Público feminino: 25% / Público masculino 29%
  • Exercícios em casa – Público feminino: 21% / Público masculino 13%
  • Influencers – Público feminino: 21% / Público masculino 11%
  • Conteúdo infantil – Público feminino: 18% / Público masculino 8%
  • Animais/pets – Público feminino: 15% / Público masculino 10%
  • Games – Público feminino: 14% / Público masculino 24%
  • Vlogs – Público feminino: 12% / Público masculino 10%
  • Esportes – Público feminino: 11% / Público masculino 29%
  • Anúncios – Público feminino: 11% / Público masculino 11%

 

“Vale ressaltar que o estudo tem também como objetivo ajudar a entender o perfil do brasileiro como um todo, além de suas particularidades. Tivemos como propósito apresentá-la em maio, mês das mães, para trazer uma reflexão sobre os pontos levantados no estudo, principalmente no que tange a comportamento e barreiras enfrentados pelas mulheres”, enfatiza Balhes.

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Este modo permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais
Melhora o visual do site
Este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em um conteúdo específico
Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo compatível com TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
Este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
Este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.

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    Big Light Cursor
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    Portal da Comunicação Declaração de acessibilidade

    Declaração de Acessibilidade

    portaldacomunicacao.com.br 27/06/2022

    Status de conformidade

    Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a todos e estamos empenhados em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente da circunstância e habilidade.Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 do World Wide Web Consortium (W3C) (WCAG 2.1) em nível de AA.Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível para pessoas com uma ampla variedade de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível para todas as pessoas: cegos, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais. Este site utiliza várias tecnologias com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com deficiências para ajustar a IU do site (interface de usuário) e projetá-la de acordo com suas necessidades pessoais. Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados ​​por usuários cegos e para funções do teclado usados ​​por pessoas com deficiência motora. Se você encontrou um problema de funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvir de você. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte email webmaster@portaldacomunicacao.com.br

    Leitor de tela e navegação por teclado

    Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos visitem leitores de tela são capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site. Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o perfil de leitor de tela para que possam navegar e operar seu site com eficácia. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, junto com as capturas de tela do console de exemplos de código: 1. Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo durante a atualização do site. Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis ​​(ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elemento, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups), e outros. Além disso, o processo de plano de fundo verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição baseada no reconhecimento de objeto de imagem precisa e significativa como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens não descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt + 1 do teclado. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que entram no site. Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA. 2. Otimização da navegação pelo teclado: o processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado. Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre os elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter. Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt + 1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado. O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco seja desviado para fora dele. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos) , “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

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